28 de fevereiro de 2011

Cada dador de esperma vai custar 400 euros ao Estado

Já há homens interessados em dar esperma mas o primeiro banco público de gâmetas ainda não começou a fazer colheitas.

Ainda não entrou em funcionamento mas os interessados já começaram a aparecer. O banco público de gâmetas, que vai funcionar na Maternidade Júlio Dinis, no Porto, recebeu contactos de homens que querem ser dadores de esperma. Um bom presságio, muito embora a responsável pelo projecto não tenha grandes expectativas quanto à possibilidade de generalização desse desejo.

"Esperamos ter alguma adesão. Não sei se vai ser grande", revelou ao i Isabel Sousa Pereira. Cada dador vai custar ao Estado cerca de 400 euros, um valor que sobe para os 500 euros para as mulheres que querem dar óvulos, acrescido do preço do procedimento cirúrgico de recolha.

Em notícias que circulavam anteriormente e que não foram confirmadas pela responsável, a diferença de compensação financeira entre homens e mulheres era maior, entre 40 euros para os homens e cerca de 600 para as mulheres. Isabel Sousa Pereira não sabe de onde vieram esses valores, mas confirma que a discrepância tem necessariamente de existir. "Ao contrário dos homens que fazem uma colheita de esperma normal, que pode não ser muito agradável, mas não é invasiva, as mulheres têm de se submeter a um procedimento invasivo. Têm de fazer todo um tratamento de estimulação ovárica, que implica medicação injectável durante um certo período, implica vindas cá para monitorização do crescimento folicular, implica ecografias, análises, e depois a colheita dos folículos onde estão os ovócitos, que obriga a sedação."

Desengane-se quem pensar que pode ser bom negócio. Cada dadora não pode dar origem a mais de três gravidezes, um número que sobe para oito nos homens. "Estes limites são para evitar problemas de consanguinidade", explica a médica.

Os dadores têm de ter mais de 18 anos, mas os homens podem ser dadores até aos 40 e as mulheres só até aos 35. "Devem ser saudáveis e não ter, eles próprios ou a família, história de patologias importantes que possam vir a ser transmitidas a uma futura criança."

FONTE: http://www.ionline.pt/conteudo/107390-cada-dador-esperma-vai-custar-400-euros-ao-estado

Governo criou 70 grupos de trabalho e comissões envolvendo 590 pessoas

Maioria são com funcionários públicos e muitos recebem ajudas de custo ou senhas de presença para as reuniões.

O actual Governo de José Sócrates já criou 42 grupos de trabalho, 20 comissões, dois conselhos, dois grupos consultivos, uma coordenação nacional, um observatório e uma estrutura de missão desde que tomou posse no final de 2009. A pesquisa efectuada pelo PÚBLICO nos despachos publicados em Diário da República permitiu concluir que há grupos de trabalho que se sobrepõem a comissões, e comissões que se justapõem a outras e à actividade que deveria ser realizada por organismos e entidades já existentes na Administração Pública.

A grande maioria dos mais de 590 membros que integram estas estruturas já são trabalhadores ou dirigentes públicos e não são remunerados. Mas não é possível chegar a uma conclusão quanto aos encargos que todas estas estruturas representam para o erário público, uma vez que a maioria dos despachos é omissa quanto aos custos remuneratórios e logísticos a suportar pelos diferentes organismos dos ministérios. Só num caso - a comissão para a optimização dos recursos educativos, criada a 27 de Julho de 2010 - se revela de forma transparente o custo total da estrutura: 399.025,39 euros, que iriam ser suportados durante três anos, caso não tivesse sido extinta em Novembro passado no âmbito das medidas de contenção de despesa. E só em 12 diplomas é dito expressamente que os membros não são remunerados.

Multiplicidade de situações

A análise permitiu ainda detectar uma multiplicidade de situações de pagamento ou não de ajudas de custo, senhas de presença, despesas de representação e transportes, entre outras. Há casos em que os membros recebem apenas algumas. A juntar a isto, muitas comissões e grupos de trabalho estão autorizados a recorrer a consultoria externa ou a "personalidades de reconhecido mérito", cuja remuneração também não é divulgada.

Confrontado com esta informação, o Ministério das Finanças respondeu: "Os membros dos grupos de trabalho detêm determinado estatuto jurídico, ou podem até ser estruturas em que as pessoas não são remuneradas, já que, na maioria dos grupos de trabalho, os respectivos membros são já trabalhadores ou dirigentes em funções públicas e, noutros casos, membros de gabinetes governamentais, nestes casos não remunerados especificamente pelo exercício de funções nestes grupos, nos termos da lei." Acrescentando que, "nos casos em que haja lugar à remuneração específica - quando os membros não pertençam à Administração Pública -, a mesma varia consoante o grau de complexidade da função a desempenhar no âmbito do grupo de trabalho".

Sobreposição de funções

Em relação à sobreposição de funções, detectam-se alguns casos sintomáticos. A 12 de Fevereiro, o ministro da Agricultura criou um grupo de trabalho para promover "a internacionalização das empresas agrícolas e agro-industriais, fileira florestal e pescas". A 27 de Outubro, o mesmo António Serrano criou uma comissão para "promover a internacionalização dos sectores agrícola, florestal e das pescas". E isto já depois de o Governo (Negócios Estrangeiros, Finanças e Economia) ter criado a 29 de Abril a comissão interministerial para a Internacionalização, a qual "pode convocar representantes de outros ministérios, nomeadamente da Agricultura". Confrontada com esta questão, a porta-voz de António Serrano negou qualquer sobreposição. "Da estratégia definida pelo Grupo de Trabalho para a promoção da Internacionalização (GTI) resultaram muitas acções que estão a ser implementadas. Uma delas foi precisamente a criação da Comissão para a Internacionalização. A comissão criada é consequência do trabalho apresentado pelo GTI", afirmou ao PÚBLICO.

Outros exemplos envolvem os ministérios das Finanças, Saúde e Educação. Apesar de a equipa das Finanças e estes ministérios já terem organismos com essa competência, e de Teixeira dos Santos ter criado em 2006 a figura do "controlador financeiro" (equiparado para efeitos remuneratórios a director-geral), para "acompanhar e melhorar a execução orçamental" em todos os ministérios, o ministro das Finanças criou dois grupos de trabalho - um com a ministra da Saúde (21 de Junho de 2010), outro com a da Educação (14 de Julho) - com a missão de "acompanhar a execução orçamental e financeira das entidades que integram o Serviço Nacional de Saúde" e "acompanhar as medidas para o sector da Educação no OE2010, PEC 2013 e a actividade da Parque Escolar".

Questionado, o ministério das Finanças diz: "Além de o controlador financeiro não dispor de estrutura de apoio própria, os referidos grupos de trabalho obedecem a uma necessidade diferente, tendo sido criados no sentido da adopção de medidas de âmbito mais específico. Nomeadamente: no caso do SNS, direccionadas para o próprio reforço da sua sustentabilidade financeira; no caso da Educação, relativas à reorganização da rede escolar dos ensinos básico e secundário, bem como a sugestão de medidas adicionais no campo da gestão dos recursos materiais e humanos."

A análise do PÚBLICO permitiu concluir ainda que só o ministro da Ciência e do Ensino Superior não criou nenhuma comissão ou grupo de trabalho. As Finanças lideram a lista com três comissões, 12 grupos de trabalho e um conselho consultivo; seguidas pela Agricultura (três comissões e dez grupos de trabalho); a Justiça (cinco comissões e seis grupos de trabalho); e a Saúde (duas comissões, quatro grupos de trabalho, um grupo consultivo, um conselho, uma coordenação nacional e um observatório).

FONTE: http://jornal.publico.pt/noticia/28-02-2011/governo-criou-70-grupos-de-trabalho-e-comissoes-envolvendo-590-pessoas-21441602.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+JornalPublico+%28P%C3%9ABLICO+-+Edi%C3%A7%C3%A3o+Impressa%29

Elefante excitado faz sexo com carro


Incidente caricato em parque natural da África do Sul.

Um casal de irlandeses que passeava num Volkswagen Passat pela reserva natural Pilanesberg, na África do Sul, nem queria acreditar quando um enorme elefante se começou a insinuar junto ao carro. Visivelmente excitado e aparentemente convencido de que o automóvel era fêmea, fez uns quantos esforços para acasalar. E não ficou por aí. Talvez para variar um pouco, meteu depois a tromba ao trabalho, empurrou, e fez o carro capotar...

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/insolito/elefante-excitado-faz-sexo-com-carro

25 de fevereiro de 2011

Chinesa grava filha nua para arranjar genro


Uma mãe chinesa considerou de tal forma necessário casar a filha de 26 anos que pegou numa câmara de vídeo e foi gravá-la enquanto estava a tomar um duche, 'realizando' um vídeo que se tornou um dos maiores fenómenos recentes na Internet do país asiático.

Segundo o site China Smack, o vídeo foi colocado em sites de relacionamentos e foi visto por 1,5 milhões de internautas, embora muitos estejam a questionar a veracidade das imagens, desconfiando que tudo não passa de uma encenação interpretada por duas actrizes.

"Com a idade que tens ainda queres que te lave as costas? Estou a ver se te arranjo um noivo. Quais são as qualidades que esperas nele? Explica-te!", diz a suposta mãe enquanto grava a filha no chuveiro.

Enquanto envolve o corpo desnudado numa toalha, a jovem apresenta-se como Gan Lulu e confessa "que nunca teve um namorado mas não é por ser feia".

"Não sou assim tão irritante, pelo que não acredito que não haja alguém que me queira", acrescenta a jovem, demonstrando uma escassez de inibição que forçou alguns sites a censurarem a sua nudez.

Num segundo vídeo, as duas mulheres assumem que Gan Lulu é mesmo uma modelo que já fez alguns papéis em filmes, confirmando que são mãe e filha.

A primeira volta a garantir que gravou o vídeo para que a jovem possa encontrar um marido, deixando bem claro aquilo que ela já fez na vida.

Vídeo: http://videos.sapo.pt/OIATqGT280lvWKUKqjzZ

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/chinesa-grava-filha-nua-para-arranjar-genro

Cadela aplaudida após 'roubar' bola em jogo de futebol

Animal da polícia entrou em campo durante partida entre Ituiutaba e Uberlândia.

É ágil, rápida e tem grande domínio de bola, desarmando o adversário sem dificuldade. Foi a mais aplaudida durante o jogo entre as equipas brasileiras Ituiutaba e Uberlândia, do Campeonato Mineiro, apesar de não ser jogadora profissional mas sim uma cadela da Polícia Militar.

Ao minuto 78 da partida, o animal conseguiu escapar da coleira do polícia e invadiu o campo do Estádio da Fazendinha para ‘roubar' a bola ao avançado da equipa visitante.

Após uns momentos de diversão, em que a partida ficou interrompida por ordem do árbitro, a cadela foi novamente controlada pelo polícia, apesar de continuar a seguir a bola com olhar fixo.

"Ela ficou atraída pela bola e conseguiu escapar quando a trela se partiu. Mas foi fácil tirá-la do campo e voltar a colocar uma trela sem problemas", afirmou Orivaldo Lombardi, militar responsável pela cadela, aos meios de comunicação locais.

Quem pareceu divertir-se mais parece ter sido a plateia, que começou a gritar "cachorro, cachorro" pelo animal que conseguiu quebrar a monotonia que estava a envolver o encontro.

Apesar da cadela ter conseguido travar um dos ataques do Uberlândia, a equipa acabaria por terminar vitoriosa, ao derrotar os da ‘casa' por 3-2.

Vídeo: http://videos.sapo.pt/J8SqQm4UmpLvOPzGFu7k

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/cadela-aplaudida-apos-roubar-bola-em-jogo-de-futebol

Gelado de leite humano em Londres


A cadeia de geladarias ‘Icecreamists’, em Londres, lançou um gelado que já está a dar que falar.

Chama-se ‘Baby Gaga’ e é feito com leite humano. É preciso estar ‘gagá’ para o provar? Talvez, mas o que é mesmo necessário é gostar muito de novidades, pois cada dose custa 17 euros. Uma fornecedora, Victoria Hiley, de 35 anos, assegura que o seu leite é delicioso. Além disso, vendê-lo ajuda a enganar a crise. Espera-se é que não comece a faltar... aos bebés.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/insolito/gelado-de-leite-humano-em-londres

Presos a vender bebé por sete mil euros

Negociaram filha para comprar casa na Roménia. Foram detidos pela GNR e libertados pelo Ministério Público por não existir risco de nova venda.

Sete mil euros. Este foi o preço pedido por um jovem casal romeno pela filha de apenas dois meses a uma mulher em Pias, Serpa. Os pais, de 22 e 24 anos, acabaram por ser interceptados pela GNR. Horas depois, o Ministério Público libertou-os por a Segurança Social considerar que não existe risco de nova tentativa de venda.

O caso foi denunciado anteontem às autoridades por Rosa Pós--de-Mina, que cuidava da menina na ausência dos pais, minutos depois de ter gravado um telefonema no qual os jovens confirmaram o valor da venda (ver caixa).

"Gosto muito da menina e cuidava dela, mas não podia concordar com esta chantagem. Acredito que já tenham outro comprador para a bebé", disse, revoltada.

Rosa conheceu o jovem casal quando este residia numa casa pertencente ao seu irmão, na vila de Pias.

"Criaram laços de amizade e existia um grande carinho. Ninguém esperava que o casal tivesse esta atitude" referiu uma vizinha que preferiu o anonimato.

Após o nascimento da criança, a mulher, de 50 anos, nunca desconfiou que a mãe, Mihaela Adina Jinau, e o pai, Marius Enceanu, tivessem intenção de vender a própria filha.

"O marido de Rosa estava feliz pela mulher, mas não a apoiava de todo porque tinha medo do que poderia vir a acontecer", disse ao CM uma amiga de Rosa. Os receios confirmaram-se ao final da noite de quarta-feira. O casal, que já tinha dado a entender que pretendia regressar à Roménia, deixando a bebé a cargo de uma família em Portugal, tentou persuadir Rosa Pós-de-Mina.

Primeiro tentou vender a filha por quatro mil euros. Dois dias depois, os valores subiram para sete mil. Tudo porque o casal pretendia realizar dinheiro para comprar uma casa na terra natal.

"Isto é um crime bárbaro. É um bebé indefeso e não existe dinheiro nenhum que o compre", referiu Rosa Pós-de-Mina, proprietária de uma loja.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/presos-a-vender-bebe-por-sete-mil-euros-com-audio

Portas é o mais popular, Louçã o mais penalizado

Passos Coelho é o único líder partidário com um saldo positivo: tem mais opiniões positivas do que negativas.

A popularidade de Francisco Louçã foi a mais penalizada entre os meses de Janeiro e Fevereiro. Depois de ter anunciado e apresentado uma moção de censura ao Governo, as opiniões positivas sobre o líder do Bloco de Esquerda caíram 4,3 pontos percentuais. "O modo como apresentou a moção de censura e a exposição que teve retiraram a Francisco Louçã a auréola não politiqueira que tinha", diz Paulo Pedroso, até porque "as pessoas perceberam que estamos perante um truque". Já Pedro Marques Lopes lê nesta queda abrupta do coordenador do Bloco de Esquerda "um sinal de que o grosso da base eleitoral do BE não se revê nesta direcção que tem um discurso radicalizado".

Pela positiva, destaque para Paulo Portas. Para além de se manter como o líder partidário mais popular, com 39% de opiniões positivas (mais do dobro de Sócrates), é também, a par de Pedro Passos Coelho, o que mais sobe. Com o CDS a perder intenções de voto, Manuel Meirinho diz que estamos perante um sinal "de que o líder capitaliza o que o partido não consegue converter em votos". A culpa, diz o politólogo, não é de Portas mas do PSD, porque "está a penetrar no eleitorado tradicional do CDS à medida que se consolida como alternativa".

FONTE: http://economico.sapo.pt/noticias/portas-e-o-mais-popular-louca-o-mais-penalizado_112007.html

24 de fevereiro de 2011

Homens poluem mais que as mulheres

Numa altura em que há uma preocupação cada vez maior com as questões ligadas ao meio ambiente, um estudo recente sobre este tema deve dar início a um novo round na guerra dos sexos. Afinal, ficou "provado que os homens poluem mais do que as mulheres".

Segundo o Instituto Francês de Economia e Estatística, uma típica mulher francesa emite 32.3 kg de dióxido de carbono por dia, enquanto que os homens são responsáveis pela emissão 39.3kg, sete quilogramas mais.

"Este resultado é um bom indicador das diferenças de contaminação ambiental, resultantes do comportamento diferente entre homens e mulheres", disse Frédéric Chomé ao "Terramérica".

Chomé concluiu que em França, apenas no que concerne aos hábitos alimentares, o homem é responsável por emitir 7,98 kg de CO2 e a mulher 6,79kg. ""Os homens consomem mais carne e bebidas processadas do que as mulheres, por isso emitem mais CO2", acrescentou.

As diferenças entre os sexos mantiveram-se em quase todas as outras actividades analisadas.

As mulheres só "perdem" para os homens e consomem mais energia na comparação das tarefas domésticas, como lavar roupa, limpar a casa, entre outras.

Veja aqui a notícia copleta

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1791202

Condutor simula carjacking para receber seguro do carro

Um condutor simulou um roubo de viatura por método de ‘carjacking’, na zona de Sabrosa, para tentar obter indemnização do seguro, segundo apurou a Polícia Judiciária de Vila Real.

O proprietário da viatura participou às autoridades o alegado roubo de viatura, denunciando que três indivíduos bloquearam a estrada onde seguia, perto de Sabrosa, com outro carro e utilização de arma de fogo.

A Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real explicou hoje, em comunicado, que o proprietário da viatura concebeu um plano que "envolveu subscrição de seguro contra todos os riscos em concerto com outro homem".

O condutor terá "tentado obter da respetiva companhia uma indemnização correspondente ao seu valor comercial, sendo que essa viatura tinha sido acidentada e não passava de um salvado de que, de resto, foram apreendidas componentes durante a investigação".

Os dois suspeitos de estarem envolvidos na simulação foram constituídos arguidos.

FONTE: http://www.ionline.pt/conteudo/106530-vila-real-condutor-simula-carjacking-receber-seguro-do-carro

Portas insiste no "cumprimento integral" de penas em alguns crimes


O líder do CDS-PP insistiu esta quinta-feira no "cumprimento integral" das penas de crimes "especialmente graves e violentos", hipótese já rejeitada pelos restantes partidos, e defendeu que "a maioria do País" apoia esta clarificação da Constituição.

"Tem que haver casos especialmente graves e violentos onde o cumprimento da pena é integral, porque isto protege a sociedade da criminalidade. O CDS pediu isto, o que para mim é uma evidência. PS, PSD, PCP e Bloco [de Esqueda] foram contra. Acho que a maioria do País pensa como nós", afirmou Paulo Portas, em declarações aos jornalistas à margem de uma visita à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

A intenção dos democratas-cristãos em consagrar esta ideia na Constituição foi ontem discutida na Assembleia da República, no âmbito da Comissão de Revisão Constitucional, mas a proposta foi rejeitada pelos restantes partidos.

Paulo Portas referiu que um artigo da Lei Fundamental "proíbe que as penas relativamente aos crimes no nosso País sejam perpétuas ou indefinidas".

"À custa desse artigo, em Portugal estabeleceu-se uma doutrina, a meu ver completamente errada, segundo a qual não pode haver cumprimento integral de penas. É uma confusão e o CDS propôs uma clarificação", explicou.

Assim, acrescentou o líder do CDS-PP, o partido propôs que em certos crimes "muito graves, muito violentos e muito organizados" haja "cumprimento integral" da pena.

"Ou seja, quando um gang ou um criminoso grave e violento é condenado a dez anos não é para cumprir cinco. Quando é condenado a 15 anos não é para cumprir sete. Ou, às vezes, quando é condenado a 20 anos porque o crime é gravíssimo não é para cumprir dez", afirmou, considerando "relevante" que os portugueses conheçam a proposta.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/portas-insiste-no-cumprimento-integral-de-penas-em-alguns-crimes

Xangai passa a ter só um cão por família


A cidade de Xangai, a mais populosa da China, vai deixar de permitir que cada família tenha mais do que um cão, tentanto conter a explosão populacional canina. Segundo o site do diário britânico 'Telegraph', a proibição entra em vigor a 15 de Maio.

Quem já tiver dois ou mais cães pode mantê-los desde que estejam registados oficialmente, mas as crias só ficam com as mães até aos três meses, altura em que deverão ser enviados para lares que ainda não tenham cães ou então entregues a uma agência oficial para que sejam adoptados.

Segundo as últimas estimativas, o número de cães em Xangai andará nos 800 mil, embora só um em cada quatro está legalizado.

As autoridades locais esperam que as novas restrições permitam diminuir os problemas de higiene e o receio de ataques a humanos.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/xangai-passa-a-ter-so-um-cao-por-familia

Encontrou um jacaré atrás do sofá da sala


Uma dona de casa da cidade brasileira de Parauapebas, no estado do Pará, nunca mais vai esquecer o susto que apanhou ao afastar o sofá da sala para limpar lá atrás. Por trás do móvel estava nada menos que um jacaré com mais de um metro e meio, vivo e com ar desconfiado.

Apavorada, a mulher saiu dali a correr e, sem saber bem como, por estar tão nervosa, telefonou para a polícia, que chegou daí a pouco com os bombeiros.

Especialistas naquele tipo de animal selvagem foram chamados e, não sem algum trabalho, lá conseguiram levar o enorme animal, que não parecia muito a fim de colaborar com a remoção.

A explicação dos bombeiros para o inusitado achado foi a subida do nível do Rio Parauapebas, que corta a cidade, provocada pela chuva torrencial que caira dois dias antes.

A água do rio inundou várias ruas e deve ter levado com ela o jacaré, espécie comum naquela região amazónica mas que não costuma chegar às áreas urbanas, e que, quando o rio regressou ao seu nível normal, ficou em terra e procurou abrigo atrás do sofá da casa, onde não se sabe como conseguiu entrar.


O animal foi levado para um centro de triagem, onde os veterinários verificaram que não tinha qualquer tipo de ferimento e que poderia ser solto. Depois, foi levado para uma região mais distante da área urbana da cidade e devolvido ao rio.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/encontrou-um-jacare-atras-do-sofa-da-sala

'Mãe loura do funk' espanca e queima marido


Márcio Costa, marido de uma das cantoras de funk mais conhecidas do Rio de Janeiro, Verónica Costa, foi internado num hospital da capital carioca com lesões e queimaduras por todo o corpo, supostamente provocadas pela mulher.

De acordo com Márcio, Verónica e familiares dela mantiveram-no preso na casa de banho por mais de 20 horas, durante as quais o espancaram repetidamente e o queimaram com um producto químico que não soube identificar.

De acordo com ele, Verónica, conhecida nas favelas do Rio de Janeiro como a 'Mãe loura do funk', cometeu a brutal agressão por suspeitar que ele tem uma amante e que desviou dinheiro da campanha eleitoral da cantora, que nas eleições de Outubro passado foi candidata a deputada mas não conseguiu votos suficientes para ser eleita. Márcio nega as duas acusações.

Ele conta que a mulher irrompeu pelo apartamento do casal, na zona oeste do Rio de Janeiro, furiosa e acompanhada de vários familiares, que começaram logo a agredí-lo.

Depois, sempre de acordo com o que ele contou na esquadra do Recreio dos Bandeirantes, onde foi dar queixa, a mulher e os parentes dela levaram-no para a casa de banho, amarraram-no e vendaram-lhe os olhos. Em seguida, durante horas, ele foi espancado e queimado com producto químico.

O homem conta que, a certa altura, depois de muito implorar, convenceu os agressores a desamarrá-lo e, quando Verónica e os parentes, imaginando que ele não representava mais qualquer perigo, sairam da casa de banho e foram para a sala, ele conseguiu pular pela janela para a casa do vizinho onde pediu socorro.

Levado para a esquadra, queixou-se da mulher e depois, dada a gravidade do seu estado, foi levado para o Hospital Pasteur, no Méier, zona norte da capital carioca, onde na noite desta quinta-feira estava internado no Centro de Tratamento Intensivo.

A polícia esperava que Verónica Costa se apresentasse, e tentou contactá-la, mas em vão. Por isso, ela e os familiares acusados por Márcio vão ser intimados oficialmente e terão que prestar depoimento na esquadra, ou correrão o risco de terem as prisões provisórias decretadas.

Verónica e os demais poderão ser incriminados por tentativa de homicídio ou por tortura, ou ainda por ambos os crimes, dependendo do que o avançar das investigações apurar.

Felicíssimo Costa, pai de Márcio, declarou a jornalistas que sempre foi contra o casamento do filho com a cantora, até por causa da agressividade dela. Segundo ele, Verónica agredia frequentemente o filho que, mesmo assim, não se separava dela.

Exemplificando a agressividade da nora, Felicíssimo conta que, quando Márcio recentemente se feriu num barco e teve que levar mais de 30 pontos, era exactamente sobre a ferida que a cantora lhe batia, para fazer doer mais.

O que mais preocupa os médicos que atendem Márcio Costa não são os ferimentos das pancadas mas as queimaduras químicas provocadas por substância ainda não identificada claramente, e cujas sequelas provavelmente vão exigir cirurgias reparadoras. Na casa de Verónica e Márcio, a polícia encontrou as gazes e outros materiais com que ele contou ter sido amarrado e vendado, e localizou restos de um producto químico no chão da casa de banho.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/mae-loura-do-funk-espanca-e-queima-marido

Berlusconi oferece carros de luxo a prostitutas


O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, gastou 280 mil euros para comprar 13 automóveis, alguns deles de luxo, para jovens que participaram nas suas festas sexuais.

Entre as viaturas que ofereceu às raparigas, adquiridas através de uma conta no banco italiano Monte dei Paschi di Siena, incluem-se as marcas Mercedes, Land Rover e Audi, segundo o ‘Corriere della Sera’.

Uma das ‘contempladas’ foi a menor marroquina Ruby R., de 17 anos, com quem Berlusconi é formalmente acusado de ter mantido relações sexuais. O julgamento de ‘Il Cavaliere’ por este alegado crime e por abuso de poder está agendado para o próximo dia 6 de Abril.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/berlusconi-oferece-carros-de-luxo-a-prostitutas

Salários milionários na RTP

Presidente da RTP vai ser chamado ao Parlamento pelo BE para explicar “ajustamentos de remunerações” a alguns cargos de chefia.

As principais figuras da informação da RTP recebem mensalmente uma remuneração superior à do Presidente da República (7630,33 euros em 2010, antes do corte de 10%). Este é o caso de José Alberto Carvalho, o director de informação que pode estar a caminho da TVI (ver mais na página 44), que no final de 2010, antes de ser aplicado o corte dos mesmos 10%, recebia 15 895,61 euros (antes de impostos). Apesar do seu salário-base ser de ‘apenas’ 4158,05 euros, o jornalista, tal como os seus colegas, tem como principal fonte de vencimento os vários subsídios atribuídos pelo grupo público. No caso de José Alberto Carvalho estes totalizam 11 737,56 euros, sendo que, por exemplo, recebe 6000 mil euros de subsídio de apresentação e 4200 por ocupar um cargo de chefia.

Nos dados a que o CM teve acesso, referentes aos vencimentos dos funcionários da RTP no ano passado, existem 64 casos de salários superiores a cinco mil euros, sendo que cinco caras da informação ultrapassam mesmo os dez mil euros mensais.

Além de José Alberto Carvalho, estão neste lote, Judite de Sousa, José Rodrigues dos Santos, José Fragoso e Fátima Campos Ferreira. Além destes, apenas os administradores e Maria José Nunes, directora adjunta de produção, ultrapassam essa fasquia. Estes vencimentos, a que o CM teve acesso, não englobam eventuais ‘prestações irregulares’, que podem acrescer aos números apresentados.

O debate em torno dos salários da RTP foi relançado depois de os sindicatos da empresa, como o CM revelou na edição de sexta-feira, terem questionado a atribuição de aumentos, nomeadamente a directores de departamento, durante 2010. Ao CM, e na altura, a RTP adiantou que o "plano de reestruturação iniciado no início de 2010 tinha implícitos alguns ajustamentos de remunerações, de responsáveis de áreas técnicas e editoriais, durante o ano". O CM sabe que os sindicatos solicitaram uma reunião urgente com a administração que, se não tiver lugar hoje, dará lugar a um pré-aviso de greve, que será entregue na sexta-feira.

O caso ganhou também contornos políticos, com o BE a solicitar a audição na comissão de ética de Guilherme Costa, presidente da RTP. Além disso, o partido enviou uma carta ao ministro das Finanças, questionando qual o fim dado aos montantes dos cortes de salários que serão efectuados na RTP.

PRESIDENTE TEM O VENCIMENTO MAIS ALTO

Guilherme Costa, presidente do conselho de administração da RTP, tinha no ano passado um vencimento mensal de 16 697 euros (brutos), a remuneração mais elevada do grupo. Já o salário de José Marquitos, o vice-presidente, é inferior à de José Alberto Carvalho. O responsável tem um vencimento de 15 352 euros mensais.

Os restantes membros do conselho de administração da RTP tinham em 2010 um vencimento de 14 288 euros mensais inferior, por exemplo, às remunerações totais de Judite de Sousa e de José Rodrigues dos Santos.

Além dos salários, a administração e as chefias da RTP têm direitos a outras regalias, como carro da empresa, com gasolina paga, e telemóvel.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/salarios-milionarios-na-rtp-220153757

23 de fevereiro de 2011

Oncologista ofende gays em revista dos médicos

Artigo “homofóbico” escrito por Wlliam Clode.

A Revista da Ordem dos Médicos publicou, na última edição, um artigo de opinião do médico William Clode, antigo chefe de serviço hospitalar do Instituto Português de Oncologia, que é considerado "injurioso" e "discriminatório" pela comunidade homossexual.

No artigo, intitulado ‘O sentido do sexo’, William Clode escreve que "a homossexualidade (...) é repudiada em todas as civilizações, mas tolerada nas mais evoluídas pois a humanidade aprende a respeitar os doentes, os defeituosos, os anormais, os portadores de taras (...)".

Clode diz que a homossexualidade "não é uma doença", mas fala de uma "aberração dos sentidos". A Ordem dos Médicos diz que "a Revista é um espaço aberto à pluralidade de opiniões". A associação ILGA diz que o "artigo não tem qualquer base científica".

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/oncologista-ofende-gays-em-revista-dos-medicos

Processo de Vale e Azevedo desaparece do tribunal

A 10ª Vara Cível de Lisboa do Palácio da Justiça decidiu anular um processo de 2002 da família Dantas da Cunha que pedia a impugnação da venda dos bens de Vale e Azevedo. O argumento é que uma das empresas envolvidas, a V&A Capital Limited, com sede em Londres, não foi citada.

António Pragal Colaço, advogado da família Dantas da Cunha, alega que o Tribunal já perdeu partes do processo, depois de este ter andado por três varas cíveis, e que esta decisão deita por terra uma luta de quase nove anos.

Em causa está o facto de, em 2002, para evitar uma acção cível da família Dantas da Cunha, Vale e Azevedo ter simulado uma hipoteca da sua casa e da área de escritórios na Avenida da Liberdade a favor da V&A Capital Limited, "que, afinal, se veio a verificar que também era sua", segundo António Colaço.

"Vale e Azevedo era o accionista principal da sociedade Sojifa, a qual era detentora de todos os seus bens imóveis", explicou o representante da família Dantas da Cunha ao CM, acrescentando que "para fugir aos credores, colocou todos os bens em nome de sociedades que também eram suas".

O processo correu na 17ª Vara Cível, que entretanto foi extinta. Nesta remodelação, os processos transitaram para a 15ª Vara, que ficou liquidatária dos mesmos. O processo de Vale e Azevedo acabou por ir para a 10ª Vara, que agora decidiu pela sua anulação, não tendo em conta que se perderam peças processuais. "Não foi possível localizar os suportes informáticos. Contactado um ex-funcionário, fui informado de que as instalações ficaram devolutas, inclusive o arquivo da mesma", lê-se na informação do oficial de Justiça da 10ª Vara para justificar ao advogado o desaparecimento das peças do processo de Vale e Azevedo.

Pragal Colaço diz que não vai recorrer: "Desisto, estou farto e cansado. João Vale e Azevedo está livre para continuar o que tem feito."

OS 14 SEGUNDOS DE LIBERDADE DE VALE E AZEVEDO

A 19 de Fevereiro de 2004, o Tribunal da Relação decidiu libertar João Vale e Azevedo, mas a libertação durou poucos segundos, 14 apenas. O ex-presidente do Benfica surgiu à porta do estabelecimento prisional da Polícia Judiciária (PJ) e voltou a entrar logo a seguir, mediante a exibição de um novo mandato de detenção por parte de elemento da PJ no local. O juiz Ricardo Cardoso voltava a pedir a sua prisão. À porta, à sua espera, estavam a mulher, Filipa, e o irmão, Álvaro, que o aguardavam junto ao carro conduzido por um motorista. As malas, os sacos e um televisor já estavam no carro quando a nova ordem de detenção surgiu. O ex-dirigente benfiquista acabou por sair em liberdade cinco meses mais tarde. Em Julho de 2004, Vale saiu da prisão da PJ pouco depois das 18 horas.

ADVOGADO VIVE VIDA DE LUXO NA CAPITAL INGLESA

Vale e Azevedo vive uma vida de luxo em Londres, conforme revelou o CM em Junho de 2008. O antigo presidente do Benfica vivia nessa altura no bairro mais caro da capital inglesa, Knights Bridge, numa casa de quatro andares avaliada em 15 milhões de euros. O advogado era proprietário de um automóvel Bentley no valor de 380 mil euros e tinha motorista, a quem pagava um ordenado superior a quatro mil euros por mês. João Vale e Azevedo vivia a cem metros da embaixada portuguesa e muito perto do milionário russo e proprietário do Chelsea, Roman Abramovich, despreocupado com a Justiça.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/processo-de-vale-e-azevedo-desaparece-do-tribunal

Despesa salarial descontrolada

Em Janeiro, apesar dos cortes nos ordenados acima de 1500 euros, três ministérios aumentaram os encargos com vencimentos dos funcionários.

Mesmo com os cortes salariais impostos pelo Governo para 2011, os ministérios da Administração Interna, da Defesa e da Justiça aumentaram as despesas com salários em Janeiro. E esta subida é muito superior à taxa de inflação prevista para este ano: o crescimento dos gastos com as ‘remunerações certas e permanentes’ atingiu 12,9% na Administração Interna, 5,9% na Defesa e 4,1% na Justiça. Ao todo, nestes três ministérios, os encargos com ordenados cresceram 15,8 milhões de euros.

O aumento na despesa com os ordenados nos ministérios de Rui Pereira, Augusto Santos Silva e Alberto Martins obrigou o ministro das Finanças, como garantiu ontem ao CM o ministério de Teixeira dos Santos, a chamar ao Terreiro do Paço os "responsáveis pelas finanças desses ministérios".

Quando a execução orçamental é decisiva para aliviar a pressão sobre a dívida pública, os três ministérios em causa, apesar do corte nos salários, não conseguiram reduzir a despesa com os vencimentos: em Janeiro, face a igual período do ano passado, os encargos com os salários aumentaram 9,9 milhões de euros na Administração Interna, 3,5 milhões de euros na Defesa e 2,4 milhões de euros na Justiça.

A subida dos gastos na Administração Interna e na Defesa resultaram, segundo os gabinetes dos respectivos ministros, de uma razão simples: "A aplicação do novo estatuto às Forças de Segurança ocorreu ao longo do ano, nomeadamente no segundo semestre" e "o novo sistema retributivo dos militares das Forças Armadas, aprovado em 2009, só entrou em vigor em Março de 2010".

Por isso, ambos os ministérios alegam que "quando comparamos Janeiro de 2010 com Janeiro de 2011 não estamos a comparar realidades homólogas", diz o gabinete de Santos Silva. Já o Ministério da Justiça diz que "a incidência da despesa em remunerações certas e permanentes não é homogénea", mas garante que a despesa por trimestre será reduzida: "Ao comparar o primeiro trimestre de 2011 com o primeiro trimestre de 2010, a despesa diminuiu".

Certo é que a intervenção do Ministério das Finanças, chamando os responsáveis financeiros desses ministérios ao Terreiro do Paço, indica que Teixeira dos Santos receia que outros factores estarão a contribuir para o aumento da despesa com ordenados naqueles três ministérios. E tanto assim é que o despacho conjunto de Teixeira dos Santos e Santos Silva, de 10 de Fevereiro, constata a subida dos gastos em Janeiro, "não obstante as medidas de contenção", e determina que sejam "vedados quaisquer actos que consubstanciam valorizações remuneratórias".

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/despesa-salarial-descontrolada220217843

Travesti arranca coração e olhos ao companheiro

Fábio Lopes, travesti, de 20 anos, confessou, ontem, no Tribunal de Guimarães, que matou o seu companheiro, de 40 anos, com várias facadas. Apesar de lhe ter arrancado os olhos, o nariz e o coração, diz que "nunca teve intenção de matar".

O crime ocorreu no dia 10 de Junho de 2010, num apartamento próximo do castelo de Guimarães. Inicialmente, Fábio disse que a vítima tinha sido morta por três homens, durante um assalto ao apartamento. Terça-feira, ao juiz José Correia, confessou ter morto José Carlos Silva, de 40 anos, casado e pai de dois adolescentes, durante uma discussão e após ter fumado "um grama de cocaína".

FONTE: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1790634

Um bebé já pode ter duas mães

Um bebé já pode ter duas mães. Uma dá o óvulo, a outra a barriga.

Nova solução de procriação assistida para lésbicas já atrai portuguesas. Até ao momento, 13 casais foram a Espanha engravidar. Procura de tratamentos no país vizinho tem vindo a aumentar.

Veja aqui a notícia completa


FONTE: http://www.ionline.pt/conteudo/106372-uma-da-o-ovulo-outra-barriga-um-bebe-ja-pode-ter-duas-maes

22 de fevereiro de 2011

Letónia: Morto por fazer barulho a comer pipocas

Um jovem de 27 anos disparou sobre um homem de 47, por este estar a fazer demasiado barulho a comer pipocas enquanto assistia ao filme ‘O Cisne Negro’ numa sala de cinema na Letónia.

O atirador já foi detido pelas autoridades, que transportaram o outro indivíduo para o hospital onde acabou por morrer.

Segundo o relato das forças policiais, os dois homens envolveram-se numa acesa discussão já bem perto do final do filme. O confronto verbal assumiu outros contornos, com o jovem de 27 anos a sacar de uma arma e disparar.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/letonia-morto-por-fazer-barulho-a-comer-pipocas

“O corpo do meu pai chorou e respirou”

João Alves ainda está mal refeito da situação insólita ocorrida no velório do seu pai, António Ferreira Alves. "Tenho a certeza que estava vivo. Vi-o a agarrar com força na mão da minha mãe, antes de deitar algumas lágrimas, como se estivesse a despedir-se", descreve João Alves. O insólito aconteceu na tarde de domingo, em Lamarosa, Coruche.

Duarte Nuno Vieira, presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal, adianta uma explicação: "Após a morte, o cadáver vai enrijecendo, durante um determinado número de horas, o que pode provocar contracções, de que resultam estes movimentos mecânicos, mas que não são mais do que isso."

Quando se aperceberam de que o falecido aparentava sinais de vida, os familiares de António Ferreira Alves pediram socorro através do número de emergência, 112. Imediatamente foi accionada uma equipa médica do Instituto Nacional de Emergência Médica no Hospital de Santarém e também os bombeiros de Coruche, cujas equipas retiraram António do caixão, fazendo-lhe manobras de reanimação e suporte básico de vida.

Contudo, o óbito foi certificado mais uma vez, perante a estupefacção das pessoas que enchiam a casa mortuária da freguesia de Lamarosa.

"Instalou-se aqui uma confusão danada. Os bombeiros ficaram de boca aberta e disseram que é, realmente, um caso muito estranho", desabafava ontem João Alves.

Os familiares de António não têm dúvidas de que o homem ainda estava vivo, até porque há testemunhas a afirmar que sentiram que a temperatura do corpo estava normal e que este não apresentava sinais de rigidez cadavérica. "Quando lhe tirei o algodão do nariz, vi perfeitamente que ainda respirava", garante o filho.

António Ferreira Alves vivia em Vale de Sobreiras e estava internado há cinco dias no Hospital de Santarém devido a uma doença oncológica.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/o-corpo-do-meu-pai-chorou-e-respirou

21 de fevereiro de 2011

Atropelamento mortal de tio não pára casamento

António Alberto Oliveira, de 62 anos, morreu vítima de um atropelamento, a horas do casamento de um sobrinho, anteontem, na ponte sobre o rio Ave, na EN13, em Azurara, Vila do Conde. Apesar da tragédia, a família preferiu não cancelar a cerimónia.

"Não contámos nada, porque não queríamos estragar o dia que era deles", justificou, ao CM, Joaquim Lima, casado com uma das irmãs da vítima, que fez o reconhecimento do corpo e falhou o casamento. "Nós nem sabemos se já contaram ao meu sobrinho, estamos à espera", acrescentou Joaquim Lima, na tarde de ontem, um dia após a tragédia.

Além do casamento, realizou-se também o baptizado do filho do sobrinho da vítima do atropelamento. António era solteiro e vivia com a sua mãe, Maria Adelaide Saraiva, de 83 anos. "Era a minha companhia. Agora vou ficar mais sozinha", disse a mãe, emocionada.

Os familiares descrevem António, um de dez irmãos, como um homem pacato e muito eficiente quando trabalhava no Estaleiro Naval com o seu pai.

Tudo aconteceu pelas 09h30 de anteontem. António Oliveira, reformado, tinha o hábito matinal de comprar o jornal, sempre à mesma hora. Rotina que cumpriu no fatídico dia. "Um amigo chamou-o do outro lado da ponte e ele, ao atravessar a rua, foi colhido por um carro que seguia a grande velocidade", descreveu Joaquim Lima.

O funeral de António Oliveira, que era solteiro e o único dos irmãos a viver com a mãe, está marcado para amanhã.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/atropelamento-mortal-de-tio-nao-para-casamento

Egípcio dá nome de 'Facebook' a filha

Para celebrar a revolução, convocada nas redes sociais.

Em nome da revolução que levou à saída de Hosni Mubarak da presidência do Egipto, um pai deu à sua filha o nome de 'Facebook'.

O cidadão egípcio explicou ao jornal 'Al-Ahram', que o objectivo era homenagear as redes sociais, responsáveis por juntar a multidão na praça Tahrir, que lutou contra o regime de Mubarak.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/egipcio-da-nome-de-facebook-a-filha

Tem 39 mulheres e procura noiva


Indiano tem agregado familiar de 180 elementos.

Ziona Chana é um homem de família e também de excessos... O seu agregado familiar confunde-se com um censo: 39 esposas, 94 filhos, 33 netos e 14 noras ocupam os 100 quartos da sua casa de 5 pisos no estado indiano de Mizoram.

As esposas de Chana fazem turnos para partilhar a sua cama, e para uma refeição familiar são precisas 40 galinhas, 60 kg de batatas e 100 kg de arroz. Líder de uma seita religiosa que defende a multiplicação da espécie, Chana já disse que não ficará por aqui e pretende viajar até aos EUA para difundir a sua fé e encontrar mais uma noiva...

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/insolito/tem-39-mulheres-e-procura-noiva

Sinal de trânsito com 12 regras confunde polacos


Há quem se queixe da falta de sinalização em algumas estradas, mas na cidade de Gdansk, na Polónia, o motivo de protesto é o oposto: uma placa de trânsito inclui 12 instruções diferentes, o que está a confundir os condutores.

Segundo o ‘Daily Telegraph’, uma informação dá conta de que só os veículos agrícolas podem passar independentemente do peso, enquanto outro refere que uma empresa local tem o direito de poder deixar circular qualquer automóvel.

Ao mesmo jornal, um condutor, Karol Marcinski, reclama que é uma confusão constante: “Nunca ninguém sabe quem pode passar e o que é que está proibido.”

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/sinal-de-transito-com-12-regras-confunde-polacos

Idoso mata mulher por amor e suicida-se

Um idoso, de 85 anos, matou esta segunda-feira, ao início da tarde, a mulher, de 89, e suicidou-se logo a seguir.

O crime ocorreu no Bairro de Caselas, no Restelo, e a PSP e a Polícia Judiciária já estão no local, bem como várias ambulâncias para a remoção dos corpos das duas vítimas.

Segundo apurou o CM, o idoso estrangulou a companheira, que sofria de Alzheimer. A degradação do seu estado de saúde, nos últimos tempos, será a causa provável para o crime, dado que o homicida já não conseguia cuidar da mulher.

Depois de a matar, o idoso enforcou-se, tendo sido encontrado pelo genro, que deu com os corpos num quarto da habitação.

O homem deixou três cartas de despedida em que explica os motivos do crime. Uma é endereçada ao genro, outra à neta e outra ainda ao marido da neta.

O INEM, que esteve também no local, tentou ainda a reanimação.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/restelo-idoso-mata-mulher-e-suicida-se

Fuga fiscal atinge os 14 mil milhões

No ano passado, a economia paralela atingiu os 39,4 mil milhões de euros.

Dinheiro suficiente para anular o défice orçamental ou para construir 15 pontes iguais à Vasco da Gama: 13,8 mil milhões de euros foi quanto o Estado perdeu no ano passado por causa da chamada economia paralela, que atingiu os 24 por cento do PIB, ou seja, 39,4 mil milhões de euros.

Os dados, que são do conhecimento da Direcção-Geral de Finanças, são considerados "muito preocupantes" pelo Governo, que estará já a estudar novas formas de combate à economia não declarada, que tem disparado por causa da crise e do agravamento fiscal.

"Não me admira que, em breve, seja aprovada uma norma que, em sede de fiscalização, permita co-responsabilizar o tomador e o prestador de serviços", disse ao CM Domingues Azevedo, o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (ver caixa).

Sublinhando que a "cada vez maior eficácia da máquina fiscal não permitirá grandes agravamentos da fuga aos impostos", Domingues Azevedo admitiu que "a crise que as pessoas sentem na pele e o elevado valor do IVA são elementos bastante tentadores". E, a propósito de fuga fiscal, o CM ouviu alguns contribuintes, como Abílio Machado, que recentemente fez obras em casa e que afirmou: "Tal como a vida está, é claro que, tendo a possibilidade de pagar menos 23% pela mão-de-obra, não hesitei em não pedir factura." Trabalhos de construção civil e bricolage, serviços de transportes e mudanças, e algumas áreas da hotelaria são onde, tradicionalmente, a fuga fiscal mais acontece.

"A MALHA AINDA VAI APERTAR"

O bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas não tem dúvidas de que o Governo vai, muito rapidamente, avançar com medidas de combate à fuga e à evasão fiscal, que nos últimos 30 anos passou de nove para 24 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). "A malha, que está cada vez mais estreita, ainda vai apertar, porque os valores da economia paralela e da fuga fiscal são absolutamente incomportáveis", disse Domingues Azevedo, avançando que "a co-responsabilização das partes vai ser certamente o caminho". "Quem faz obras em casa, por exemplo, tem de guardar as facturas de materiais e mão-de-obra durante dez anos. Se for alvo de fiscalização e não tiver como provar que pagou os impostos inerentes à obra, poderá ser obrigado a pagá-los", disse o bastonário, a título de exemplo.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/fuga-fiscal-atinge-os-14-mil-milhoes221245983

Pais consentiram abusos dos filhos

Crianças, de oito e nove anos, eram sujeitas a actos sexuais por parte do irmão mais velho.

Durante vários meses, um casal permitiu que os dois filhos menores de idade, uma menina de oito anos e um rapaz de nove, fossem abusados pelo irmão, na altura com 18 anos. Nunca denunciaram o caso, para proteger o jovem, que há um ano foi condenado no Tribunal de Lisboa a cinco anos de pena suspensa. As crianças foram entretanto institucionalizadas e os pais impedidos de as ver. Mas há algumas semanas a Relação de Lisboa decidiu mudar a decisão e permitir que o casal veja os filhos.

"Não deve obstar-se a que os menores sejam visitados na instituição pelos pais, enquanto não for decidido se serão ou não adoptados", diz o acórdão da Relação.

Os dois menores afirmaram que não queriam mais ver os pais e que o seu desejo era serem adoptados. As psicólogas que acompanham as duas crianças também consideraram que as visitas do casal têm efeitos negativo. No entanto, os juízes-desembargadores entenderam que os pais têm direito a ver os menores.

As duas crianças começaram a ser alvo de abuso no início de 2007. O irmão mais velho tinha vários actos exibicionistas diante delas, tocava-lhes em diversas partes do corpo e chegou mesmo a tentar ter relações sexuais. Os pais sempre souberam dos abusos, mas nada fizeram para pôr cobro à situação. Em Março do mesmo ano, as professoras da escola começaram a suspeitar de que os menores eram abusados e denunciaram o caso às autoridades. Durante as aulas, os dois irmãos faziam vários desenhos pormenorizados do corpo masculino e tentavam ainda reproduzir actos sexuais. Apesar de o filho mais velho ter sido denunciado, o casal continuou a protegê-lo.

Antes do interrogatório na Polícia Judiciária, os pais pediram às crianças que negassem ser vítimas de abusos sexuais e exigiram também que dissessem que o irmão já não residia na casa da família há muito tempo.

"Os pais desvalorizavam as suspeitas de abuso sexual, e para eles o mais importante era proteger o filho mais velho", admite a Relação de Lisboa.

FALTA DE HIGIENE E SEM CUIDADOS DE SAÚDE

O casal sempre negligenciou os dois filhos menores, que apresentavam sinais de falta de higiene e viviam sem a prestação de cuidados de saúde. As duas crianças eram maltratadas e andavam muitas vezes com roupa velha e suja.

"Os menores evidenciam falta de hábitos de higiene, de estudo e de correcta alimentação", lê-se no acórdão da Relação.

Os vários relatórios elaborados por psicólogos indicam também que as crianças não devem voltar a viver com os pais e que o melhor é serem adoptadas.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/pais-consentiram-abusos-dos-filhos221920990

Administrador diz que hospital de Gaia "não tem ponta por onde se lhe pegue"


"Todas as obras que fazemos são paliativos. Isto já não tem ponta por onde se lhe pegue. Qualquer engenheiro diz que é muito mais barato deitar abaixo e fazer de novo", disse João Ferreira, administrador do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, em entrevista ao JN.

"Vamos mantendo as condições de segurança, mas temos muitas situações no limite, as condições do hospital estão muito degradadas", disse João Ferreira. "Por prestarmos muito bom serviço, fomos colocados em penúltimo lugar da lista de prioridades porque o critério principal foi a não cobertura das necessidades da população. Acho que foi premiado o infractor", acrescentou.

FONTE: http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila%20Nova%20de%20Gaia&Option=Interior&content_id=1789030

Prostitutas pagavam renda nas matas

Grupo mandou 20 anos nos pinhais de Ovar, Feira e Estarreja e fez milhões com reinado de terror.

Desde há 20 anos, três indivíduos tornaram-se "proprietários" de três zonas de prostituição nas imediações de Ovar, Estarreja e Santa Maria da Feira. Ganharam milhões de euros a extorquir dinheiro às mulheres que ali vendiam o corpo sob permanente terror.

Nenhuma mulher conseguia, por conta própria, vender sexo a automobilistas interessados que circulassem pelas matas de Esmoriz (Ovar), Pigeiros (Santa Maria da Feira) e Estarreja (Oliveira de Azeméis). Quando alguma se aventurava a ali trabalhar, logo aparecia alguém a explicar as condições do negócio: uma "renda" que variava entre 30 e 50 euros por dia ou, em alternativa, 200 ou 250 euros semanais. Suposta contrapartida seria "segurança" contra clientes que não pagassem ou, até, eventuais assaltantes. Os termos do contrato também estabeleciam um valor mínimo de mercado, para não distorcer concorrência - 15 euros por acto sexual - e locais concretos de oferta ao público.

FONTE: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1789032

Criança sobreviveu ao abutre, fotógrafo sucumbiu à dor


O fotógrafo sucumbiu ao arrependimento e suicidou-se. A opinião pública crucificou Kevin Carter, mas, 18 anos volvidos, sabe-se que a criança que parece prestar-se a servir de pasto ao abutre sobreviveu à fome e à guerra no Sudão.

Kevin Carter disparou, em 1993, no Sudão, a foto que lhe viria a custar a vida, paradoxalmente, eternizando o fotógrafo sul-africano na galeria dos maiores repórteres fotográficos de sempre, com um "frame" icónico, um retrato de uma tragédia que não precisa de uma sílaba sequer.

Quando fotografou aquela cena, em Ayod, no Sudão, em 1993, Kavin Carter terá visto, como quase toda a gente, na imagem de um abutre postado atrás de uma criança desnutrida, a metáfora perfeita para a fome que grassava, e matava, no Sudão.

Disparou e pouco depois entrou no avião. O New York Times publicou a foto, que em 1994 viria a ganhar o prestigiado prémio Pulitzer. Kevin Carter não suportou a glória de uma imagem que lhe recordaria a sua própria mortalidade, a sua própria face humana, que naquela tarde de 1993, no Sudão, se deixou dominar pelo brio profissional de capturar a imagem que melhor demonstrasse a tragédia que varria o Sudão. Conseguiu-o.

O Mundo viu, nessa foto, a morte e a fome, a morte pela fome. A opinião pública apressou-se a julgar e a condenar sumariamente a alegada frieza com que teria agido Kevin Carter, considerando que o fotógrafo poderia, e deveria, ter feito alguma coisa para salvar a criança. Kevin sentiu o mesmo e foi essa dor que o levou a pôr termo à própria vida, incapaz de suportar a ideia de não ter ajudado a salvar uma vida.

FONTE: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Media/Interior.aspx?content_id=1789058

Central 112. Só 27% das chamadas são emergências

O Centro do sul é o único que funciona de forma integrada. Em 2010 recebeu quase 1,2 milhões de chamadas mas a grande maioria não foram emergências.

Ponto prévio: uma central 112 não é um call-center. Aqui lida-se com vidas. Todos os segundos contam. Por isso, os operadores, todos recrutados das forças de segurança, têm de estar preparados para qualquer eventualidade.

Do outro lado da linha, explica o coordenador do Centro Operacional 112 do Sul, o subintendente da PSP Carlos Martins, "estão pessoas emocionalmente alteradas e a informação nem sempre é transmitida de forma sistemática". O operador tem de ser ágil o suficiente para ir assimilando todos os detalhes, conseguir acalmar, transmitir segurança e ainda reencaminhar a informação para as entidades competentes. Tudo ao mesmo tempo e tudo no menor espaço de tempo possível.

73% de chamadas não-úteis Só no ano passado foram recebidos quase um milhão e 200 mil telefonemas. Só que 73% foram chamadas não-úteis. Dessas, metade foram inadvertidas, "em que nem sequer foi estabelecida comunicação entre o operador e quem liga", explica Carlos Martins. A maioria são "chamadas de bolso", que acontecem pelo facto de os telemóveis, mesmo com teclado bloqueado, permitirem marcar o número 112. Depois, há os contactos em que as situações relatadas, apesar de reais, não correspondem ao conceito de emergência. "Há quem telefone porque lhe rebentou um cano de água em casa", exemplifica o coordenador. Também há quem telefone para o 112 para chamar um táxi ou para pedir o número da Telepizza mais próxima. "E não estamos a falar de uma ou duas situações", admite Carlos Martins. A somar a estas não-ocorrências há ainda as chamadas falsas, feitas intencionalmente. "Por vezes, os relatos são tão bem montados que o operador não consegue triar e acabam por ser mobilizados recursos", admite. Grande parte são feitas por crianças, nos intervalos das escolas, a partir de cabines públicas, mas essas "são fáceis de triar", garante Carlos Martins. Mais grave é quando são mobilizados meios. "Passa a ser crime e, provando-se que a chamada foi intencional, as entidades que partiram para o terreno têm poder para levantar um auto de notícia contra o infractor", avisa.

Rastrear as falsas Há vários métodos para rastrear uma chamada falsa. O principal é a própria experiência do operador. Todos os elementos têm formação e foram recrutados directamente das forças de segurança - PSP e GNR. Além disso, sublinha Carlos Martins, importa perceber se a emoção de quem está do lado de lá da linha é real. O apuramento da localização exacta da pessoa é outra segurança dos operadores, além da correcta verificação dos dados fornecidos. "Se o operador não se sentir confortável, pode e deve voltar a validar toda a informação transmitida", explica o coordenador.

Durante o treino, os polícias aprendem, por exemplo, a gerir o stress de quem está do lado de lá da linha. "Não há nenhum manual que ensine como reagir", explica Carlos Martins. E muito menos é fácil acalmar quem precisa de ajuda imediata. "Por vezes, acalma-se a pessoa gritando por cima dela, tudo depende da sensibilidade de quem está do outro lado e o operador precisa de ter essa perspicácia."

Numa central 112 aparece de tudo. Há os "clientes habituais", que ligam só para conversar. Há os casos de solidão "que comovem". E há, por exemplo, as histórias de suicídio, que são as mais marcantes. "Acontece algumas vezes. A pessoa está prestes a fazê-lo, mas ainda não está segura de que o quer fazer. São, para nós, momentos de grande tensão." E são, sobretudo, chamadas atípicas, porque se o objectivo do serviço é demorar o menor tempo possível em cada chamada, nestes casos os segundos deixam de ter importância. "É preciso segurar as pessoas ao telefone o maior tempo possível, até que a ajuda chegue", explica o subintendente. Quando têm um desfecho feliz, "são as histórias mais impressionantes e mais gratificantes", garante.

Maioria para o INEM Entre 50 a 70% das emergências são reencaminhadas para o INEM. A GNR, a ANPC e a PSP recebem, equitativamente, as restantes. Já a maior afluência de chamadas acontece "nas horas de ponta, ao final do dia" e nas noites de fim-de-semana.

FONTE: http://www.ionline.pt/conteudo/105906-central-112-so-27-das-chamadas-sao-emergencias

Subida dos bens alimentares começa a doer no orçamento dos portugueses

Só o aumento dos cereais e das oleaginosas pode criar uma subida entre 7,4 e 12% nos gastos dos portugueses em bens alimentares.

Mais um cêntimo em cada pão, cinco cêntimos no café, aumentos inevitáveis no leite e em muitos outros produtos alimentares. Estas são as notícias que estão a chegar às famílias, numa conjuntura já extremamente negativa: taxa de desemprego elevada, corte de salários, aumento de impostos e recessão económica.

Revivendo um pesadelo já sentido em 2008, a que se seguiu uma fase de correcção, os preços de algumas matérias-primas votaram a atingir níveis recordes. No último ano, e citando apenas alguns exemplos, o peço do trigo subiu 62% e o do milho 58,7%; a soja aumentou 42,4% e o petróleo no mercado spot 20,2% (ver infografia). Apenas o arroz contrariou a tendência geral de subida.

Pior do que os aumentos já acumulados, que começam a reflectir-se nos preços dos bens alimentares e outros produtos finais, a trajectória de subida das matérias-primas não dá sinais de abrandar, o que significa que as más notícias para as famílias podem agravar-se ao longo do ano, numa altura em que uma percentagem significativa delas já não tem margem para acomodar mais despesas.

De acordo com dados da Kantar Worldpanel, especializada em estudos de mercado, 73% das famílias portuguesas já sente o impacto da crise (desemprego, aumento de impostos e de preços e corte de salários). O estudo, feito a partir do acompanhamento de três mil agregados familiares, revela que apenas 27% dizem não sentir esse impacto. Mais preocupante é que, do universo total das famílias, 19,2% afirmam sentir muitas dificuldades económicas e admitem não ter margem para suportar novas despesas.

Álvaro Santos Pereira, economista, sublinha que o aumento dos bens alimentares afecta de forma desproporcionada os mais pobres, que tendem a gastar mais em alimentação.

Em reacção à crise económica dos últimos dois anos, uma parte significativa das famílias tem feito um esforço para conter os gastos do supermercado, optando pela escolha de produtos mais baratos, pelas chamadas "marcas brancas" e pela substituição de produtos (peixe congelado em vez de peixe fresco; pão em vez de cereais), ou ainda por comprar em promoções.

Mesmo assim, o gasto médio dos lares portugueses em produtos de grande consumo, onde se incluem os produtos alimentares, registou uma subida de 1,57% no segundo semestre do ano passado, face ao período homólogo de 2009.

Para essa subida contribuiu o agravamento da inflação e o aumento do IVA para 20% em alguns produtos, bem como a subida de alguns bens alimentares e matérias-primas.

Perspectivas pessimistas

O aumento dos bens alimentares decorre da forte subida que se está a verificar nos preços de algumas matérias-primas (em especial os cereais e oleaginosas) e indirectamente através da subida do preço do petróleo, que afecta custos de produção, como os combustíveis, adubos e pesticidas.

FONTE: http://jornal.publico.pt/noticia/21-02-2011/subida-dos-bens-alimentares-comeca-a-doer-no-orcamento-dos-portugueses-21363465.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+JornalPublico+%28P%C3%9ABLICO+-+Edi%C3%A7%C3%A3o+Impressa%29

Banqueiro do Credit Suisse detido nos EUA

Um banqueiro do Credit Suisse foi detido nos EUA onde a instituição é suspeita de ter ajudado clientes norte-americanos a efectuar fraudes ao fisco, noticia hoje o jornal SonntagsZeitung.

O gestor de uma fortuna de origem grega que trabalha para o banco em Zurique partiu "para encontrar-se com os seus clientes" nos EUA, onde estaria duas semanas, e foi detido à chegada, explica o jornal, citando "várias fontes". Até agora, não foi feita qualquer acusação ao banqueiro que foi interrogado na qualidade de "testemunha" e está interdito de deixar o país.

Segundo o jornal, "os EUA suspeitam (que o banco e os seus funcionários) tenham ajudado os norte-americanos a realizarem evasão fiscal". O banqueiro arrisca-se a uma pena até cinco anos de prisão. Esta situação é semelhante à desenvolvida contra o UBS, acusado pelo fisco norte-americano de favorecer a evasão fiscal dos seus clientes.

O processo levou a um acordo sem precedentes entre Berna e Washington, obrigando a Suíça a revelar os nomes de cerca de quatro mil clientes norte-americanos e violar o segredo bancário característico daquele país.

Um responsável do Credit Suisse, citado pelo SonntagsZeitung, disse que esta detenção estava "provavelmente relacionada com a má conduta do UBS nos EUA" e não estará motivada "por actividades actuais do Credit Suisse".

FONTE: http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1788702&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DN-Economia+%28DN+-+Economia%29

416 mil pessoas em agregados que ninguém tem emprego

O número de famílias sem trabalho está a disparar e há cada vez mais agregados que dependem de prestações sociais.

De acordo com o jornal "Correio da Manhã", citando dados do Instituto Nacional de Estatística, existem em Portugal 416,3 mil pessoas entre os 18 e os 59 anos que vivem em agregados familiares onde ninguém tem emprego.

FONTE: http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1789134&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DN-Economia+%28DN+-+Economia%29

18 de fevereiro de 2011

Pendurada com corda no 5.º piso


Um casal residente em Kaixian, na China, amarrou uma corda em volta da filha de sete anos e suspendeu-a pelo lado de fora do edifício onde habita, para que esta pudesse entrar no apartamento por uma janela e abrir a porta. Segundo o jornal ‘Daily Mail’, o casal tinha esquecido as chaves de casa. Deste modo, sob os olhares atentos dos progenitores, a menina foi descida de um apartamento no 5.º andar para o andar de baixo...

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/insolito/pendurada-com-corda-no-5-piso

Cascais: Esfaqueia mãe que lhe tirou a playstation

Uma criança de 13 anos deu várias facadas na mãe porque os pais o puseram de castigo, retirando-lhe a consola de jogos Playstation e o acesso à internet.

Ao que apurou ontem o CM, o jovem, que emboscou a mãe à porta de casa, armado com uma faca de cozinha, encontra-se numa unidade hospitalar de Lisboa para avaliação psicológica.

A mãe foi internada no Hospital de Cascais, estando fora de perigo. Tudo se passou anteontem ao final da tarde, na Charneca, Cascais. A vítima, de cerca de 40 anos, foi esfaqueada numa das pernas e apresentava ainda cortes na cabeça, nos braços e no tronco.

Segundo soube o nosso jornal, as más notas escolares do agressor levaram a que os pais o castigassem, proibindo-o de jogar Playstation e de aceder à internet. Revoltado, o jovem foi comprar um periférico de acesso à internet sem o conhecimento dos pais. A mãe saiu para ir às compras e foi no regresso a casa que acabou atacada pelo filho. A PSP de Cascais, através das Brigadas de Investigação Criminal, e os bombeiros estiveram no local.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/cascais-esfaqueia-mae-que-lhe-tirou-a-playstation

Freira expulsa de convento por usar Facebook


A freira María Jesús Galán tornou-se conhecida por usar o Facebook. E foi o mesmo Facebook que a tornou ainda mais famosa ao motivar a sua expulsão do convento de Santo Domingo el Real, de Toledo, Espanha.

Há muito que Maria Jesús Galán tinha a paixão das tecnologias: e foi por essa paixão que, no passado, venceu a renitência das irmãs de convento com a compra de um computador, que haveria de servir de ponto de partida para a digitalização de quase todo o arquivo local.

Com o aparecimento da Internet, Galán foi ainda mais longe e passou a ter o secular hábito de navegar na Net e tirar partido do potencial das redes sociais.

Ao cabo de 35 anos de vida conventual, a paixão pelas tecnologias tornou-se, por fim, a derradeira paixão de Galán - pelo menos enquanto freira. Tudo porque as irmãs de convento não aceitaram de ânimo leve a desenvoltura cibernética da religiosa de 54 anos, que já tinha ganho um prémio pelo trabalho desenvolvido na Internet e começou a granjear popularidade e seguidores no Facebook e afins.

Na passada terça-feira, Maria Jesús Galán anunciou na conta pessoal do Facebook que tinha sido expulsa do convento pelo delegado da Vida Religiosa e a madre prioresa. Na mensagem de despedida, é feita uma acusação contra as colegas quenianas, que alegadamente terão pressionado os órgãos dirigentes do convento.

Na Internet, multiplicaram-se as manifestações de apoio à ex-freira, que já se inscreveu no centro de emprego e já estabeleceu como objetivo de vida algumas viagens que a vida de clausura dificilmente poderia permitir, informa o ABC.

Apesar da exposição mediática, o gabinete do arcebispo de Toledo optou por não comentar o caso.

FONTE: http://aeiou.exameinformatica.pt/freira-expulsa-de-convento-por-usar-facebook=f1008711

Parlamento chumba tetos às remunerações dos gestores públicos

O Parlamento chumbou hoje projetos de BE, PCP e CDS que limitavam as remunerações dos gestores públicos mas aprovou um diploma do CDS-PP que consagra a obrigação de envio ao Parlamento de um relatório com a remuneração daqueles profissionais.

Foram chumbados, através dos votos contra de PS e PSD, os projetos-lei do BE para limitar as remunerações dos gestores públicos e dos dirigentes e pessoal dos institutos públicos.

Também através dos votos contra de PS e PSD foi rejeitado o projeto de lei do CDS para alterar o estatuto do gestor público, limitando a sua remuneração, assim como a iniciativa legislativa do PCP, que alargava a limitação aos órgãos diretivos de institutos públicos, autoridades reguladoras independentes, empresas regionais, municipais, intermunicipais e metropolitanas.

FONTE: http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5g_T9WwXqveMVl6AnjcvAflp8mC0g?docId=12171589

17 de fevereiro de 2011

Animais imitam donos e estão cada vez mais obesos

É uma tendência crescente nas sociedades ocidentais e Portugal não é excepção: há cada vez mais animais domésticos obesos, imitando a má alimentação dos donos e os hábitos sedentários.

O alerta é da Associação para a Prevenção da Obesidade nos Animais que estima que 40% dos cães e 30% dos gatos portugueses sejam gordos. Dados da mesma associação concluíram que, entre 2007 e 2009 o número de cães obesos aumentou 2% e o de gatos 5%.

A incidência da obesidade aumenta com a idade, principalmente entre os cinco e os 12 anos, e é mais frequente em animais esterilizados.

Além da conclusão de que os donos que não fazem exercício e comem demasiado inculcam esses comportamentos nos seus animais, a Associação para a Prevenção da Obesidade nos Animais refere que o problema está no tipo de comida que lhes é dado: “A alimentação industrializada é preparada para responder às necessidades nutricionais de forma a contribuir para a sua saúde e longevidade. Por isso, é um erro quando exageram nos petiscos e lhes dão da nossa comida.”

Para existir um compromisso conjunto do dono e do animal de estimação, há recomendações: ter especial atenção à quantidade e qualidade de alimentos que se ingere e aumentar a mobilidade, aumentando o tempo dedicado à actividade física.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/animais-imitam-donos-e-estao-cada-vez-mais-obesos

Chinês vive quatro anos com faca no crânio


Um chinês, natural da província de Yunnan, queixava-se de constantes dores de cabeça e decidiu ir ao médico. Mais tarde veio-se a descobrir a razão: tinha alojada no crânio uma faca de dez centímetros.

De acordo com o ‘Daily Mail’, o objecto afiado esteve no interior da cabeça de Li Fu durante mais de quatro anos.

Os médicos descobriram a faca depois de realizado um raio-X. Perante o diagnóstico insólito, o paciente de 37 anos decidiu pedir uma segunda opinião. Resultado? O mesmo diagnóstico.

Li Fu acabou no sábado por submeter-se a uma operação no Hospital de Yuxim e o objecto foi retirado. O estado de saúde do doente é estável.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/chines-vive-quatro-anos-com-faca-no-cranio

Norte-americano esconde 30 objectos no ânus


O norte-americano Neil Lansing foi detido pela polícia norte-americana no final da semana passada na sequência de um episódio bizarro: o suspeito escondia no ânus um total de 30 objectos.

Lansing, que foi sujeito a uma revista de rotina na Florida, surpreendeu as autoridades quando revelou um preservativo saliente no traseiro. No entanto, no seu interior estavam, entre outros, 17 comprimidos, um cigarro, uma seringa vazia e seis fósforos, revela o jornal ‘Orlando Sentinel’.

Lansing acabou preso na sexta-feira por envolvimento num caso de tráfico de droga.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/norte-americano-esconde-30-objectos-no-anus

16 de fevereiro de 2011

Campus de Justiça custa mais 10 milhões e não dá para grandes julgamentos

O Campus de Justiça de Lisboa, inaugurado em Julho de 2009, custa ao Ministério da Justiça mais 10 milhões de euros em rendas e condomínio que as anteriores instalações, a maioria das quais alugadas. Isso mesmo é admitido pelo Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça (IGFIJ), na explicação das contas de 2009. Nesse ano estavam previstos para a locação de edifícios 5,6 milhões de euros, tendo a despesa real obrigado a uma correcção no orçamento. No final do ano gastaram-se mais de 16,3 milhões, a maioria dos quais atribuídas a despesas com rendas no Campus de Justiça.

Apesar dos custos elevados, as quei- xas sobre o campus continuam. A falta de salas de audiências adequadas às necessidades é uma delas. Hoje mesmo começa o debate instrutório de um dos mais mediáticos processos judiciais, o da Face Oculta, e o Tribunal Central de Instrução Criminal teve que se transferir para Monsanto, porque no campus não existe uma sala com capacidade para albergar os 36 arguidos do caso. Este ano o mesmo aconteceu com o caso BPN.

Há uns dias aconteceu uma situação caricata neste julgamento em torno de um processo com 70 volumes e mais de 600 apensos. O juiz-presidente pediu à Direcção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) armários para colocar os volumes/apensos junto da sala de audiências para evitar a deslocação de um oficial de justiça desde o sexto andar até à cave sempre que houvesse necessidade de se consultar um documento. Mas a DGAJ não acedeu ao pedido. O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais, Fernando Jorge, diz mesmo que está disposto a oferecer os armários às Varas Criminais de Lisboa, onde decorre o julgamento. "Assim facilitamos a vida à Justiça e ao nosso colega", sublinha o sindicalista.Também Carlos Almeida, do Sindicato dos Oficiais de Justiça, lamenta as más condições de climatização e a falta de um refeitório num espaço onde trabalham mais de 2400 pessoas.

António Pedrinho, director do Fun- do Office Park Expo, que detém o campus, admite que houve algumas queixas no momento da instalação, mas insiste que agora está tudo normalizado. "Neste momento não tenho queixas", afirma. Quanto à falta de se- gurança, sustenta que "90 por cento do que se diz é mentira", incluindo um relatório feito o ano passado pelo presidente das Varas Criminais de Lisboa. Nesse documento o juiz afirma que "são frequentes os encontros entre magistrados e presos à porta dos elevadores, no piso -1", e conclui que a estrutura do campus "não tem arquitectura própria de um tribunal", considerando a mudança um erro.

Num anexo do relatório de contas de 2009, o IGFIJ dá conta que a transferência para o campus de Lisboa fez os custos da electricidade disparar, e adianta: "Como consequência da mudança de instalações houve também um aumento no valor das rendas e do condomínio, na ordem dos 10 milhões de euros". A consulta da tabela das despesas mostra os números com outro detalhe. Além dos 16,3 milhões de euros gastos na locação de edifícios, o IGFIJ contabiliza ainda 3,7 milhões com encargos das instalações. Inicialmente, a verba que estava prevista era quase nove vezes inferior, ou seja, apenas 425 mil euros.

O Ministério da Justiça não esclareceu ontem o PÚBLICO o valor actual da renda, que ultrapassa o milhão de euros, o triplo dos 359 mil euros gastos em alugueres antes da criação do campus. No momento da assinatura do contrato de arrendamento com a Norfin (uma sociedade gestora de fundos de investimento imobiliários), o então ministro da Justiça, Alberto Costa, garantia que a transferência de instalações ia permitir uma poupança de quase 900 mil euros mensais e que cinco imóveis detidos pelo Estado ficariam disponíveis para vender. Calculava que, em condições normais, os negócios poderiam render cerca de 30 milhões de euros ao Estado. Contudo, algumas alienações nem sequer avançaram. Foi o que aconteceu com o edifício onde funcionava o Tribunal da Boa Hora, que esteve para albergar um hotel.

Operadores judiciais afirmam que vários tribunais e serviços da Justiça melhoraram significativamente a qualidade das instalações, mas todos enfatizam o facto de o campus não ter sido construído de raiz para albergar tribunais vai sempre condicionar a sua funcionalidade. O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, António Martins, lembra os problemas de segurança e realça a falta de transparência do Estado e o secretismo de muitos negócios como este. "Só posso dizer que a gestão do património imobiliário do Estado é esquisita e devia ser transparente", afirma António Martins.

FONTE: http://jornal.publico.pt/noticia/16-02-2011/campus-de-justica-custa-mais-10-milhoes-e-nao-da-para-grandes-julgamentos-21320455.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+JornalPublico+%28P%C3%9ABLICO+-+Edi%C3%A7%C3%A3o+Impressa%29

15 de fevereiro de 2011

Guarda-redes finlandês faz habilidades incríveis com a bola

Lassi Hurskainen é um desconhecido para a esmagadora maioria dos adeptos de futebol mas isso começa a mudar à medida que cada vez mais milhares de pessoas vêem as proezas do guarda-redes finlandês de 20 anos no site de partilha de vídeos You Tube.

Hurskainen foi estudar para os EUA e é uma estrela da equipa da Universidade da Carolina do Norte por motivos nada comuns num guarda-redes: em vez de fazer defesas espectaculares, o finlandês tem uma apetência para acertar com a bola nos postes e barra da baliza que supera largamente a dos avançados do Sporting.

Nos seus vídeos vê-se como o finlandês consegue colocar a bola onde quiser, tanto com as mãos quanto com os pés, embora alguns comentadores questionem as façanhas e digam que tudo não passa de manipulação de imagens.

Vídeo: http://videos.sapo.pt/tGoEB6m0eirzPjzV5sCo

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/guarda-redes-finlandes-faz-habilidades-incriveis-com-a-bola

Reino Unido: Adolescente planeia funeral


A história de uma adolescente está a comover o Reino Unido. Com apenas 17 anos, Donna Shaw sabe que um cancro nos ossos lhe vai retirar a vida dentro em breve, mas não baixa os braços: já sabe o que vai fazer nos últimos momentos e ainda como vai decorrer o seu funeral.

O drama de Donna começou em Fevereiro de 2010 quando lhe foi diagnosticado Sarcoma Ewing, uma forma rara de tumor maligno que atinge principalmente crianças e adolescentes. Após uma cirurgia que retirou 80 por cento do tumor principal do seu braço, a jovem submeteu-se a um tratamento de quimioterapia. Mas em Janeiro deste ano recebeu a terrível notícia de que os medicamentos não estavam a funcionar e que o cancro se tinha espalhado.

Com o destino traçado, Donna revela uma grande força interior e já sabe o que quer fazer enquanto for viva e ainda como vai decorrer o seu próprio funeral. A mãe, que abandonou o trabalho num restaurante para acompanhar a filha, afirma que Donna é uma “inspiração” para todos os que a rodeiam. “Ela escolheu tudo: as músicas, as cores das flores e tem um vídeo que ela quer que seja exibido no funeral”, explica Nikki Parker.

“Na verdade, isso facilitou as coisas. Parece disparate, mas o facto de que ela está a ser tão forte, ajuda”, considera a progenitora, sublinhando que “esses são os últimos desejos de uma menina de 17 anos e isso é o que vai acontecer quando chegar a hora”.

Até ao dia fatal, Donna pretende assistir ao concerto dos Westlife, em Março, e assistir ao espectáculo dos skaters Torvill e Dean, em Abril.

Ter tudo planeado dá forças a Donna, mas não lhe retira o medo. “Não tenho medo de morrer. Tenho medo de deixar a minha família”, diz. “É duro não saber quando (vou morrer), mas sou uma lutadora. Tenho uma sobrinha que vai nascer em Abril, ainda vou estar por aqui até lá”, conclui.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/reino-unido-adolescente-planeia-funeral

11 de fevereiro de 2011

Escola dá toque e pede para ligar

O núcleo escolar de Portela das Padeiras, Santarém, pediu aos pais dos alunos para registarem nos seus telefones o número da escola, porque em caso de urgência receberiam um toque para contactarem o estabelecimento.

Numa informação enviada aos pais é dito que "devido a restrições orçamentais na utilização do telefone da escola" foi decidido que "em caso de contacto urgente será enviado um toque, devendo de seguida os encarregados de educação estabelecerem o contacto com a escola".

A situação foi denunciada por Luís Pesca, da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública, para ilustrar as consequências dos cortes orçamentais.

Filomena Rodrigues, coordenadora do núcleo escolar, que acolhe 110 crianças, entre 1º Ciclo e Jardim-de-infância, disse ao CM que "a câmara atribui cinco euros mensais por turma para telefone". A responsável sublinhou que a quantia não sofreu redução mas "às vezes" não chega. "São muitas crianças e as chamadas para telemóvel são caras", disse a coordenadora, frisando que "muitos telefonemas são feitos por falha dos pais, que não assinaram um papel ou esqueceram-se do Magalhães". "Se for da parte da escola, fazemos a chamada", disse, garantindo que "nenhuma criança ficará em risco se precisar de ir ao hospital".

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/ensino/escola-da-toque-e-pede-para-ligar