31 de agosto de 2011

Preso por viajar com cobras e tartarugas nas calças

Um homem tentou viajar de avião com cobras e tartarugas dentro das calças. Acabou detido, quando se preparava para viajar de Miami para o Brasil.

Tudo se passou quando, na passada quinta-feira, o suspeito passou pelo controlo do aeroporto de Miami e os seguranças nem quiseram acreditar com o que se depararam: sete cobras exóticas e três tartarugas estavam envoltas em sacos de ‘nylon’ no interior das suas calças.

Segundo o jornal ‘O Estado de São Paulo’, a ordem de detenção foi imediata por comprometer as leis de tráfico de animais.

FONTE: Correio da Manhã

Político italiano preso por dar estalada ao filho em público

Um político italiano foi preso na Suécia por dar uma estalada no filho em público.

Giovanni Colasante, vereador da cidade italiana de Canosa, Puglia, estava de férias com a família em Estocolmo quando o filho, de 12 anos, fez uma birra.

Sem meias medidas, o político deu-lhe uma bofetada para o calar, esquecendo-se que na Suécia a violência física contra menores é considerada um delito grave.

Colasante foi imediatamente detido, algemado e levado para a esquadra, onde foi formalmente acusado de maus-tratos e detido preventivamente. O julgamento está marcado para 6 de Setembro.

FONTE: Correio de Manhã

Sapo do tamanho de uma criança de 8 anos capturado


Um sapo de 20 kg foi capturado por um nativo da Malásia. A gigantesca criatura, que era praticamente do tamanho de uma criança de oito anos, foi encontrada perto de um rio, na região montanhosa de Gemencheh, na Malásia.

Um turista que ficou estupefacto com o tamanho do animal perguntou ao homem se ele estaria disposto a vender a criatura. No dia seguinte, quando voltou com a quantia solicitada pelo nativo, ficou surpreso ao saber que o homem havia devorado o anfíbio no jantar da noite anterior.

Além de perder o dinheiro e a oportunidade de entrar para o livro dos recordes ‘Guiness’, o homem teve uma grande complicação física e ficou de cama durante semanas.

FONTE: Correio da Manhã

Caçado a violar enteada de 11 anos

A mulher de 33 anos acordou ao início da madrugada de anteontem e não viu o marido ao seu lado na cama, em Mem Martins, Sintra. Levantou-se em sobressalto e foi encontrá-lo deitado com a filha dela, de apenas 11 anos, na cama da criança. A chorar, a menina acabou por admitir à mãe que era violada durante a noite pelo padrasto. O pedófilo, actualmente desempregado, foi preso pela Judiciária.

Casada há quatro anos com o violador, a mãe da menina nunca se tinha apercebido do desejo do próprio marido em relação à sua filha menor. Aos inspectores da Polícia Judiciária de Lisboa, a criança admitiu que foi vítima de abusos pela primeira vez no início da semana passada. Disse ainda não ter denunciado o padrasto porque ele a ameaçava.

A viver um pesadelo, valeu--lhe a atenção da mãe, que não hesitou em alertar as autoridades. Sem quaisquer antecedentes criminais, o violador confessou que abusava da enteada porque, como estava desempregado, passava longas temporadas com ela, sozinhos em casa.

Ao que o CM apurou, o casal não tem filhos em comum. A menina dormia num quarto ao lado e, durante os abusos, o predador sexual fechava a porta para a mãe não ouvir a vítima a chorar. Durante a detenção, o homem não ofereceu resistência e confessou desde logo os seus crimes.

A menina e a mãe já estão a receber apoio psicológico. Os técnicos da Segurança Social foram accionados.

ABUSADA PELO PADRASTO DOS 10 AOS 17 ANOS


Em Fevereiro deste ano, também em Sintra, a Judiciária conseguiu acabar com o pesadelo de uma jovem de 17 anos, que era vítima de abusos todos os dias pelo padrasto. Os abusos começaram quando a rapariga tinha apenas 10 anos. A viver com a mãe e os irmãos menores, a vítima era ainda agredida. Ameaçada de morte, guardou sempre segredo para proteger os irmãos, dado que o agressor dizia que os maltratava se contasse alguma coisa à mãe e à polícia. A situação foi descoberta pela mãe, que apanhou o violador em flagrante. Detido pela PJ, ficou em prisão preventiva. A família era numerosa e vivia com necessidades económicas.

CONFESSOU TUDO E JUIZ ENVIOU-O PARA A CADEIA

Apanhado pela mulher, que chamou logo a polícia, o agressor não teve como escapar à detenção. Perante a PJ confessou os crimes, mas garantiu que "só tinham uma semana". A detenção ocorreu às 02h30 de anteontem, e a menina foi levada para o hospital Amadora-Sintra, onde realizou os exames. Está a receber tratamento psicológico. O padrasto, levado ao juiz, está em prisão preventiva.

FONTE: Correio da Manhã

Polícia estraga orgia erótica com menores

Dezenas de adolescentes e adultos que esperaram com ansiedade a realização de uma festa de arromba na pacata cidade de Senhor do Bonfim, interior do estado brasileiro da Bahia, promovida, segundo as autoridades, para a prática de sexo e o consumo de álcool e droga, viram o seu sonho de prazeres radicais ir por água abaixo no dia marcado para a farra. A polícia local, com grande contingente de efectivos, irrompeu pela grande casa alugada no centro da cidade mal a farra tinha começado e acabou com a festa.

Quando os agentes invadiram o local, uma casa com muitas divisões e um enorme terraço alugada exclusivamente para a farra, intitulada pelos organizadores com o sugestivo nome de “Erótiko’s Fest”, encontrou lá dentro 60 pessoas, das quais 41 eram menores, com idades entre os 12 e os 17 anos. Todos foram levados para a esquadra, identificados e cadastrados, tendo que dar explicações constrangedoras.

Mas ninguém ficou mais constrangido que as mulheres, várias delas praticamente crianças, pois, além de já não ser nada agradável ser detido e arrastado para uma esquadra, elas exibiam indumentária exígua, que parecia menor ainda nas dependências policiais. É que o convite para a festa exigia que as mulheres usassem, obrigatóriamente, biquini, o que funcionou como uma das grandes atracções da festa e chamariz para os homens, maiores e menores, mas na esquadra tornou tudo ainda mais constrangedor.

Além de muita bebida alcoólica, o que, só por si, já constituiria crime dada a presença de menores na farra, a polícia encontrou marijuana na casa, o que torna ainda pior a situação dos organizadores da orgia, todos de 18 anos. Três deles ficaram presos, dois estão a ser procurados e os demais, adultos e menores, foram libertados algumas horas depois, mas vão ter que responder a processo.

FONTE: Correio da Manhã

Dívida incobrável da EDP disparou nos últimos 12 meses

Eléctrica tinha 1,2 milhões de euros de dívidas incobráveis em Junho do ano passado. Agora tem 9,9 milhões.

A dificuldade na cobrança aos clientes está a subir na EDP. No primeiro semestre deste ano a eléctrica contabilizou custos de 9,9 milhões de euros por dívidas incobráveis, acima dos 1,2 milhões de euros que tinha registado em igual período do ano passado. O encargo já assumido em 2011 nesta rubrica é o segundo mais alto dos últimos oito anos, apenas atrás de 2009, exercício em que o primeiro semestre sobrecarregou o grupo com 10,1 milhões de euros de dívidas incobráveis.

FONTE: Jornal de Negócios

Condutores forjam avarias para burlar seguradoras

Há condutores que avariam os carros deliberadamente para não terem que pagar combustível e portagens no regresso das férias, do Algarve. Depois, accionam a assistência em viagem e fazem a viagem de táxi, à borla. As seguradoras já conhecem o esquema.

"São só dois ou três quilómetros na zona de Albufeira, mas devem ser o local onde, em percentagem, avariam mais carros em Portugal", disse ao JN o responsável por uma agência de seguros que tem uma carteira com várias centenas de clientes. O "fenómeno" não é novo mas este Verão tomou enormes proporções, quem fala dele nunca dá a cara.

FONTE: Jornal de Notícias

Pontes de Lisboa perdem 9 mil carros por dia

Dados do tráfego revelam uma quebra, desde o início do ano, quer na ponte 25 de Abril quer na Vasco da Gama, uma tendência que se vai agravar.

As duas pontes sobre o Tejo, 25 de Abril e Vasco de Gama, registaram menos nove mil veículos por dia no primeiro semestre do ano, em relação a igual período do ano passado. Só na ponte 25 de Abril, a mais utilizada nos acessos urbanos a Lisboa, de Janeiro a Junho são menos de seis mil veículos por dia.

Os números do Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias (INIR) mostram o impacto que a crise económica está a ter no dia-a-dia das famílias que vivem na outra margem e trabalham em Lisboa.

O tráfego médio diário da ponte 25 de Abril naquele período foi de 141 940, contra os 147 988 veículos que diariamente usaram aquela travessia nos primeiros 6 meses de 2010.

Também a ponte Vasco da Gama regista uma quebra, com um tráfego diário no primeiro semestre de 60 507 veículos, comparativamente aos 63 333 que diariamente atravessaram aquela ponte em 2010.

A manter-se a tendência dos anos anteriores, as maiores quedas no tráfego ainda estão para vir e devem registar-se a partir do mês de Setembro, altura em que a pessoas terminam as suas férias e começam a regressar ao trabalho.

Em termos globais, o tráfego nas auto-estradas da rede Brisa esteve "em linha com o primeiro semestre de 2010, tendo a recuperação de tráfego perdido anteriormente para ex-Scut, compensado o impacto negativo da economia", informou a concessionária à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Ainda segundo informação da Brisa à CMVM, nas restantes concessões, nomeadamente na Atlântico (que opera a A8, Lisboa-Leiria, e a A15, Caldas da Rainha-Santarém) e na Brisal (que opera a A17 entre Marinha Grande e Mira), "o tráfego decresceu 8,3% e 30,2% respectivamente, em virtude da economia recessiva e da alteração de condições inerentes às infra-estruturas adjacentes".

25 DE ABRIL REGISTA QUEBRA MAIOR EM JULHO


Só o mês de Julho registou-se uma queda de tráfego superior a 14 mil carros por dia nas duas pontes sobre o Tejo, em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo as últimas estatísticas do INIR. Trata-se da maior queda do ano nas travessias das pontes, de onde se destaca a 25 de Abril, que perdeu mais de nove mil veículos por dia. Os dados do mês de Agosto ainda não estão disponíveis, mas a introdução de portagens num mês que era de graça, vai agravar as quebras registadas.

FONTE: Correio da Manhã

Salários no sector público vão continuar congelados

O Governo defende o congelamento dos salários e das promoções e progressões no sector público nos próximos dois anos para garantir que o peso das despesas com pessoal no PIB vai decrescer efectivamente.

"Preconiza-se o congelamento dos salários no sector público, em termos nominais, naqueles anos, bem como o impedimento, a qualquer título, de consequências financeiras associadas a promoções e progressões", diz o documento de estratégia orçamental esta quarta-feira apresentados pelo ministro das Finanças.

A redução média em 5 por cento dos salários do sector público aplicada em 2011 vai manter-se no próximo ano, eventualmente com os aperfeiçoamentos considerados necessários.

O congelamento salarial será uma medida complementar à redução de efectivos na função pública de modo a garantir a redução efectiva da despesa com pessoal do Estado em termos de percentagem do Produto Interno Bruto.

Neste contexto, vai também ser posta em prática uma política de racionalização das horas extraordinárias e ajudas de custo.

O documento diz ainda que vão ser revistas as carreiras ou categorias que estão à espera de decisão para extinção ou manutenção, tal como serão revistos os suplementos remuneratórios de algumas carreiras ou corpos especiais.

FONTE: Correio da Manhã

'Troika' descobre novo buraco de 223 milhões na Madeira

Os prejuízos de uma empresa que construía estradas foram parar às contas do Estado. Por causa disso, o défice nacional pode passar a barreira dos 6% em vez de ficar nos 5,9% previstos

O défice público nacional deste ano vai sofrer um desvio por causa da Madeira, não de 277 milhões de euros como disse a troika a 12 de Agosto mas sim de 500 milhões, revelou fonte oficial da Comissão Europeia.

Hoje, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, levantará o véu sobre os futuros sacrifícios a pedir aos portugueses, sabendo já que a situação financeira ruinosa de uma empresa detida pelo Governo Regional madeirense e a extinção de uma sociedade que promovia obras rodoviárias em regime de parcerias público-privadas (PPP) são responsáveis por um agravamento do défice nacional equivalente a 0,3% do produto interno bruto.

FONTE: Diário de Notícias

30 de agosto de 2011

Alemanha: Prostitutas de Bona vão pagar 'parquímetro'

As prostitutas que trabalham nas ruas da cidade alemã de Bona devem pagar, a partir desta semana, um imposto diário nocturno para exercer a sua profissão.

Seis euros é quanto as prostitutas de Bona terão de pagar das 20h15 às 06h00, numa espécie de parquímetro, segundo informações divulgadas pelo jornal alemão ‘Bild’.

A iniciativa, pioneira na Alemanha, baseia-se na chamada "lei do imposto sexual", que entrou em vigor este ano. E deverá trazer aos cofres municipais receitas suplementares de cerca de 300 mil euros anuais.

Caso a profissional não apresente o recibo emitido pela máquina poderá ver-se obrigada a pagar uma multa de até 100 euros.

Com essa medida, a cidade de Bona pretende arrecadar das prostitutas que trabalham na rua as mesmas receitas já pagas pelas que actuam em bordéis controlados e legalizados, segundo informações dadas por um porta-voz municipal.

O único 'parquímetro' existente para o pagamento do imposto por prestação de serviços sexuais fica em Immenburgstrasse, ao lado de uma sex shop e de um estacionamento público, e possui seis cabines de madeira que poderão ser ocupadas pelas prostitutas.

FONTE: Correio da Manhã

Rappers fumaram cinzas de Tupac Shakur em sua homenagem

O grupo Outlawz, também conhecido por Outlaw Immortalz, fundado pelo falecido rapper Tupac Shakur, confirmou ter fumado as cinzas do músico morto há 15 anos.

A confirmação surgiu numa entrevista à Vlad TV em que os membros dos Outlawz Young Noble e EDI Mean revelaram que o grupo pôs as cinzas de Tupac num “charro” para homenageá-lo.

Tupac morreu baleado em Las Vegas em 1996. Depois da cremação, os Outlawz seguiram o desejo do rapper na letra da música 'Black Jesus': "Last wishes, niggas smoke my ashes" ['Último desejo, manos, fumem as minhas cinzas', em tradução livre].

"Sim, isso é a mais pura verdade", disse Young Noble. "Fizemos-lhe uma pequena homenagem com a mãe e a família. Chegamos à praia e mandámos para o mar muitas coisas que ele gostava. Algumas ervas, asas de frango... Ele adorava refrigerante de laranja. Pac gostava dessas coisas."

EDI Mean confirmou que levou as cinzas de Tupac. "Fui lá e levei essa m... Se você ouvir 'Black Jesus', a letra diz: 'Último desejo, manos, fumem minhas cinzas'. Foi um pedido que ele fez. Se ele levava isso a sério? Nós levámos bem a sério", concluiu.

FONTE: Correio da Manhã

Brasileira de 121 anos é a mais velha do Mundo

Uma mulher que pertence a uma tribo brasileira da Amazónia foi considerada a mais idosa do mundo, completando 121 anos no próximo sábado.

Segundo a organização não-governamental britânica Survival International, Maria Lucimar Pereira, da tribo Kaxinawá, nasceu em 1890. "Maria nunca viveu numa cidade e atribui a sua longevidade a um estilo de vida saudável", lê-se num comunicado da organização.

Maria Lucimar Pereira não come sal, açúcar ou alimentos processados, mas "apenas comida natural da floresta: carne grelhada, macaco, peixe, mandioca e papas de banana".

FONTE: Correio da Manhã

Kesha quer colar feito de dentes dos fãs


A cantora norte-americana Kesha recebeu como prenda, um dente enviado por um fã e transformou-o num pendente de um colar. Depois disso a cantora teve a 'brilhante' ideia de querer um colar completamente feito com dentes dos fãs.


Para conseguir angariar os dentes, pediu aos seus seguidores do Twitter que os enviassem, de modo a poder confeccionar a peça e usá-la em concertos e cerimónias de entrega de prémios.

“Por favor mandem-me os vossos dentes... Preciso dos vossos dentes.", acrescentou.

FONTE: Correio da Manhã

Pai degola três filhas violadas por tropas de Kadhafi

Três jovens líbias de 15, 17 e 18 anos foram assassinadas pelo pai, alegadamente para limpar a honra da família, após o progenitor ter descoberto que as raparigas foram violadas pelas tropas apoiantes de Kadhafi.

De acordo com o relatório de uma organização dos direitos humanos, as jovens foram violadas na escola, na cidade de Tomina, perto de Misrata, que tem estado no centro de vários conflitos entre as tropas leais ao ditador líbio e os combatentes do regime de Kadhafi. Ao regressarem a casa, o pai terá degolado as três filhas.

Os investigadores da organização, presente na Líbia desde Junho, dizem que as tropas de Kadhafi utilizaram a violação como arma de guerra, e que alguns casos resultaram mesmo na morte das vítimas.

Ainda segundo o documento divulgado hoje, 30, os combatentes fiéis ao ditador detiveram cerca de 170 civis, incluindo crianças, que usaram como escudo humano para guardar munições.

FONTE: Correio da Manhã

Dívida das empresas de transportes públicos é igual a cinco TGV Lisboa/Porto

O Governo tem que reestruturar as empresas de transportes públicos por imposição da troika, e o ministro da Economia e do Emprego Álvaro Santos Pereira, que já por várias vezes se afirmou defensor acérrimo do transporte público, também anunciou que está em estudo a reestruturação do sector, por forma a reduzir os custos. Numa entrevista à RTP falou numa dívida das empresas de transportes públicos de "17 mil milhões de euros, cinco TGV de Lisboa ao Porto".

Entretanto, antes da reestruturação, e apenas com o aumento de 15 a 25% do preço dos transportes, a verdade é que as empresas de transportes públicos continuam a ter prejuízos.

FONTE: Diário de Notícias

29 de agosto de 2011

Arsenal oferece bilhetes para compensar adeptos

O Arsenal vai oferecer um bilhete para um jogo fora a todos os adeptos dos ‘gunners’ que estiveram presentes na goleada sofrida, no domingo, no terreno do Manchester United (8-2).

“O resultado de domingo foi desolador para todos aqueles ligados ao Arsenal. Os nossos adeptos em Manchester foram magníficos e nós queremos reconhecer o seu fantástico apoio. Vamos entrar em contacto com eles brevemente”, revela o comunicado.

Todos os adeptos presentes em Old Trafford vão receber gratuitamente um bilhete para um jogo fora do Arsenal.

FONTE: Correio da Manhã

'Onde está o Wally?' tatuado nas costas

Um dos maiores fãs de ‘Onde Está o Wally?’ decidiu tatuar esta personagem de banda desenhada nas costas e, seguindo o exemplo dos livros, escondê-lo no meio de uma multidão.

John Mosley, um britânico de 22 anos, decidiu tatuar o Wally nas costas. Para o fazer como deve ser, decidiu escondê-lo no meio de 150 personagens e objectos, incluindo dois O.V.N.I. e um foguetão.

Para compor tudo, o jovem decidiu escolher como cenário a sua cidade natal, Norwich.

Foram precisas 24 horas para fazer esta obra nas costas de Mosley, avança o jornal britânico 'The Sun'.

"As pessoas irão olhar para as minhas costas e divertir-se enquanto procuram o Wally", afirma o britânico.

A tatuagem ajudou a angariar cerca de 2250 euros para o hospital pediátrico Great Ormond Street.

FONTE: Correio da Manhã

Justiça deixa fugir violador de turista

Guineense libertado deu ao tribunal morada onde não vive e já falhou a apresentação na PSP.

Três crimes de violação à jovem turista italiana, sequestrada dentro de uma pensão em Lisboa, conforme está indiciado o guineense pelo próprio Ministério Público, não levaram a procuradora, no dia 9, a promover a prisão preventiva do suspeito até ao julgamento. Teria de se apresentar de 15 em 15 dias à PSP, mas, entretanto, já está em fuga.

Deu ao tribunal uma morada na Amora, Seixal, onde nunca viveu no pouco tempo que passa em Portugal – quem lá mora é a irmã. E, na última sexta-feira, dia em que estava pessoalmente notificado para se apresentar na esquadra da área de residência, não meteu os pés na PSP da Cruz de Pau. Passaram duas semanas desde que a Judiciária o levou a tribunal e escapou. Não foi acautelado o perigo de fuga.

Só já depois de o guineense ter saído à solta do tribunal se percebeu que o suspeito de três violações – uma por cada dia em que a jovem esteve sequestrada – deu uma morada falsa, passa a vida entre Portugal e Espanha, onde é procurado por crimes, e já tinha um pedido de paradeiro dos Juízos Criminais de Lisboa, por tráfico de droga.

VIAGEM DE FINAL DE UNIVERSIDADE ACABA EM TERROR

A italiana de 25 anos, estudante universitária em final de curso, chegou de comboio a Lisboa no último dia 5, sexta-feira, depois de uma passagem por Faro. Andava a deambular pelas ruas do Chiado, à procura de uma pensão, quando o guineense, 42 anos, meteu conversa para a ajudar. Acabou por atrair a vítima a um quarto por ele arrendado na zona do Conde Redondo, conforme declarações da turista à PJ, local onde foi violada e agredida sucessivamente até domingo, dia 7, pelo homem que lhe retirou a carteira e os documentos. Sequestrada e mantida sempre sob ameaça, adiantou a PJ em comunicado no dia 9, a jovem era levada à rua, onde pagava todas as despesas do violador e não conseguia fugir nem pedir socorro por medo.

PERÍCIAS APONTAM PARA SEXO E AGRESSÕES NO PESCOÇO


O relatório pericial do Instituto de Medicina Legal de Lisboa, examinada a vítima, não deixa dúvidas sobre as relações sexuais mantidas e faz referência a uma lesão que a jovem italiana apresentava ao nível do pescoço – passível com a violência exercida pelo imigrante guineense. E a Judiciária, pelas provas testemunhais e outras que recolheu, anunciou em comunicado: "[...] na unidade hoteleira, impedindo a vítima de sair, violou-a e aí a manteve contra a sua vontade [...]. Depois de breves saídas à rua e sempre sob apertado controlo do suspeito, o qual lhe retirara previamente toda a documentação e bens pessoais, voltaria a violentá-la sexualmente."

FONTE: Correio da Manhã

Gasto com reformas dispara 470 milhões

Desemprego faz aumentar despesa com pensões, mas as receitas de descontos estão a cair .

O elevado desemprego está a exercer uma pressão financeira cada vez maior sobre a despesa com pensões: de Janeiro a Julho deste ano, os gastos com as reformas dispararam 470,5 milhões de euros no conjunto da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA). O mais grave é que os encargos estão a crescer a um ritmo mais elevado do que as receitas das contribuições dos trabalhadores no activo.

Os dados da execução orçamental de Julho são esclarecedores: nos primeiros sete meses deste ano, a despesa com pensões rondou 12,7 mil milhões de euros, um acréscimo de 470,5 milhões em relação aos cerca de 12,2 mil milhões de euros em igual período de 2010.

Se os gastos com as pensões de invalidez e sobrevivência estão a cair, os encargos com as reformas de velhice registam um comportamento contrário. Para esta tendência, estão a contribuir "o aumento do número de pensionistas por via da reforma antecipada e o acréscimo do valor da pensão média", frisa Carlos Pereira da Silva, especialista em pensões e professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Com um aumento da despesa de 470,5 milhões de euros em sete meses, as reformas custam mais 67,2 milhões de euros por mês. Por dia, as pensões custam mais 2,2 milhões de euros.

O mais preocupante é a tendência de desequilíbrio entre despesas e receitas da Segurança Social e da CGA. A execução orçamental até Julho deste ano é esclarecedora: enquanto os gastos com as pensões subiram 3% na Segurança Social e 5,5% na CGA, as receitas das contribuições de trabalhadores no activo subiram 2,8% na Segurança Social e caíram 7,5% na CGA.

Como as previsões apontam para uma recessão profunda da economia até final de 2012, o desemprego tenderá a agravar--se. E o mesmo acontecerá com os gastos com as pensões.

MAIS 57 MIL NOVOS PENSIONISTAS EM 2011


O número de novos pensionistas este ano ascendeu, até final de Julho, a cerca de 57 mil no conjunto da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA).

O maior número de novos reformados registou-se no regime da Segurança Social: segundo os dados estatísticos do ministério liderado por Pedro Mota Soares, nos primeiros sete meses deste ano, quase 43 mil pessoas passaram à situação de reforma por velhice.

No final de Julho passado, de acordo com os dados do Ministério da Segurança Social, havia 1,92 milhões de indivíduos reformados por velhice. Em igual período do ano passado, o número de pensionistas por velhice era inferior: 1,84 milhões de pessoas.

Já na CGA passaram à situação de reforma, entre Janeiro e Julho deste ano, um total de 14 430 funcionários do Estado. Em Julho de 2010, tinham passado à situação de reforma 11 381 trabalhadores do Estado.

Ou seja, nos primeiros sete meses deste ano, aposentaram-se mais 3049 trabalhadores do Estado do que em igual período de 2010. E isto prova que, mesmo com a penalização da pensão, os funcionários públicos preferem passar à reforma.

FONTE: Correio da Manhã

Assassinadas pelos maridos

Partilhas de milhões e ciúmes fizeram ontem dois homens perder a cabeça. Mataram mulheres a tiro e à facada. Um em frente a um bebé de dois anos, outro no dia do casamento do filho.

Passadas longas negociações, Patrícia Figueiredo, 27 anos, tinha chegado a um acordo com o irmão, cinco anos mais novo, para a divisão da herança familiar – avaliada em largos milhões de euros. O marido não gostou e assassinou-a a tiros de caçadeira dentro da Quinta da Junceira, no Cadaval, na madrugada de ontem. O filho bebé do casal, de dois anos, assistiu a tudo.

Também ontem, em Stª Maria de Lamas, Feira, um homem de 51 anos matou a mulher, 46, à facada, no dia do casamento do filho.

No Cadaval, o ambiente era de consternação. "Vi logo que ele era malandro, nunca pensei é que fosse assassino", diz Joaquim Ventura, tio da vítima. O crime ocorreu pelas 00h20. Depois de disparar três tiros sobre a companheira, Pedro Ouro, 35 anos, pegou no filho, foi até ao posto da GNR do Cadaval e entregou-se: "Matei a minha mulher", disse aos militares.

As autoridades accionaram os bombeiros, mas quando estes chegaram à quinta da família a vítima já não apresentava sinais de vida. Tinha ferimentos na zona do tórax e do abdómen. Patrícia e Pedro estavam juntos "há cerca de quatro anos". Após a morte da mãe da vítima, segundo os familiares, o homicida tomou conta da gestão da Quinta da Junceira – que tem 83 hectares – e fez com que Patrícia Figueiredo se afastasse da família. "No dia do funeral, ele disse logo que agora ia passar a mandar outro Deus. Não gostei da atitude e afastei-me", diz outro tio da vítima, António Ferreira.

Patrícia já tinha dado sinais de que "a relação não andava bem", mas ninguém esperava este desfecho. "Ele agarrou-se a ela pelo que ela tinha", conclui Joaquim Ventura.

ESPANCADA E ARRASTADA NO CONTINENTE

Uma mulher com cerca de 30 anos foi ontem à tarde brutalmente agredida pelo companheiro em pleno hipermercado Continente, na Amadora.

De acordo com testemunhas, o agressor, com cerca de 30 anos, espancou-a e arrastou-a pelo chão por largos metros. A vítima, que estava "completamente ensanguentada", confessou aos agentes da PSP que é um alvo constante de agressões por parte do seu companheiro de há oito anos – tendo sido, inclusive, agredida durante a gravidez.

Um funcionário que tentou separar o casal foi também agredido e um dos seguranças ameaçado de morte pelo homem, que tem em casa várias armas de fogo e que fugiu antes de a PSP chegar ao local.

CASA FILHO E MORRE COM ONZE FACADAS

Agostinho Mendes Santos, de 51 anos, esperou pelo final do casamento do filho e, depois da festa, assassinou em plena rua com 11 facadas a mulher, Maria Glória Monteiro, 46 anos, por suspeitar que a vítima tivesse um amante. Os vizinhos do Bairro da Cantina, em Santa Maria de Lamas, Feira, assistiram ao crime, às 03h30 de ontem.

"Ouvimos gritos horríveis, viemos ver o que se passava, mas já não fomos a tempo de a salvar, porque ele já a tinha esfaqueado, explicou ao CM a vizinha Susana Rios. "Não consigo esquecer os gritos dela a suplicar ao marido para parar. São imagens que não me saem da cabeça, foi horroroso". De imediato, os moradores saíram à rua. Uns tentavam socorrer a vítima, outros tentaram apanhar o assassino, que fugiu a pé, entregando-se depois na GNR.

"Tentámos aproximar-nos, mas ele apontou-nos a faca e não conseguimos chegar perto", contou Luís Miguel. O homicida caminhou em direcção ao local onde a mulher estava prostrada e pousou uma outra faca que não chegou a usar.

TELEFONOU AO FILHO RECÉM-CASADO PARA LHE DIZER QUE IA MATAR A MÃE


Antes de consumar o crime, cerca das 03h00, Agostinho Mendes telefonou ao filho Hugo, recém-casado, para lhe anunciar a morte da mãe. "A tua mãe vai encontrar-se com um homem em S. Paio de Oleiros e eu vou matá-la", disse o homicida. Pouco depois, Agostinho voltou a telefonar ao filho: "Estou em casa com a tua mãe e vou matá-la, se vieres aqui, também te mato". Assustado, Hugo entrou no carro e foi pedir ajuda ao posto da GNR, mas já era tarde. Foi aí que soube que as ameaças do pai eram a sério. Momentos depois, Agostinho voltou a ligar ao filho: "Já soubeste o que fiz à tua mãe?", perguntou.

ESFAQUEIA-SE NO PEITO DEPOIS DE DISCUTIR COM A COMPANHEIRA

Rodolfo Pinheiro, um talhante de 64 anos, esfaqueou-se no peito, ontem de madrugada, após uma acesa discussão com a companheira, Laurentina Tavares, na casa de férias de ambos, em Mourio, Vale de Cambra. A facada perfurou um pulmão e o homem continuava internado no Hospital de Santa Maria da Feira. "Eles discutiram por causa de dinheiro. Ele já estava meio bêbedo e agarrou na faca a dizer que queria morrer. A mulher não ligou e ele acabou por se esfaquear", disse ao CM um dos amigos da vítima. O casal mantém uma relação há cerca de cinco anos e está em Vale de Cambra de férias.

FONTE: Correio da Manhã

28 de agosto de 2011

Passageira bêbeda faz dança erótica em avião

Quinze minutos dentro do avião foram suficientes para uma passageira, visivelmente alcoolizada, começar a fazer uma dança erótica perante os olhares dos restantes ocupantes do aparelho.

O acto insólito ocorreu sexta-feira num voo que liga Moscovo a Londres e obrigou a que a tripulação tomasse a decisão de regressar ao aeroporto de descolagem, na capital russa.

Ao jornal 'Moscow Times'. um membro da tripulação afirmou que notaram, pouco depois de levantarem voo, que uma "mulher agia estranhamente e que estava a perturbar os outros passageiros".

Um porta-voz da polícia, citado pela agência France Press, explicou mais detalhadamente o incidente: "uma mulher russa, de 39 anos, em estado óbvio de insobriedade, incomodou os passageiros, tirando os seus óculos e fazendo danças eróticas".

De acordo com o mesmo responsável, a passageira foi transportada para o hospital, onde foi submetida a alguns exames, mas "encontra-se bem".

FONTE: Correio da Manhã

Câmara de vídeo em vez de olho


Rob Spencer, realizador canadiano que, em criança, perdeu um olho num acidente com uma arma de fogo, resolveu substituir a prótese ocular por uma câmara de vídeo, com a qual quer gravar um documentário. A câmara, que transmite as imagens directamente para um computador, possui ainda um ‘led’ vermelho que dá ao realizador – fã confesso de ficção científica – um ar de ‘Exterminador Implacável’.

FONTE: Correio da Manhã

Empregada acusada de deixar cliente apalpar-lhe os seios

Um agente da polícia de Everett, no estado norte-americano de Washington, captou com o seu telemóvel um momento insólito numa cafetaria da cidade: uma das empregadas deixou um cliente apalpar-lhe os seios enquanto a colega registava o pedido.

O resultado foi a abertura de uma investigação no final do ano passado, depois de as autoridades terem recebido várias denúncias de “exposição indecente” naquele local. A polícia descobriu, posteriormente, que aquela funcionária não era a única a fazê-lo.

As imagens divulgadas esta semana pela estação ‘Komo News’ chocaram a população de Everett, uma vez que o espaço em causa é também frequentado por mulheres e crianças.

Várias empregadas estão agora acusadas de conduta indecente.

FONTE: Correio da Manhã

Foto simula Dilma a ser atingida por espadachim

Fotografias divulgadas pelos jornal ‘o Estado de São Paulo’, no final desta semana, estão a gerar polémica. As fotos mostram a presidente Dilma Rousseff na cerimónia dos espadachins, como se fosse atingida por uma espada.

As fotografias foram captadas durante a cerimónia de entrega do espadins aos 441 cadetes da turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio, realizada na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, na Região Sul Fluminense.

Na fotografia, a presidente faz a revista à tropa.

FONTE: Correio da Manhã

Inglesa com doença que não a deixa engordar

Para muitos, comer em exagero e sem engordar é um sonho. Mas para Carole French é um verdadeiro pesadelo.

Carole French é uma inglesa de 50 anos, de Manchester, mãe de dois filhos, e que pode ingerir milhares de calorias diariamente que não engorda nem um grama.

Carole sofre de um distúrbio que impede que os músculos absorvam gordura. No Mundo, só existem dois casos de pessoas com esta deficiência.

Para esta mulher, é um grande problema: devido à sua magreza extrema, a senhora tem de comprar a sua roupa nas lojas para crianças de 10 anos. Cada vez que sai de casa é insultada: “As pessoas param e ficam diante de mim, a tirar fotografias como se eu fosse algum tipo de aberração. É muito triste”, desabafou.

Apesar de ter uma aparência anoréctica, Carole garante que se alimenta muito bem: “Como como um cavalo”, referiu em entrevista ao ‘Daily Mail’.

FONTE: Correio da Manhã

Cubano tem 24 dedos

O cubano Yoandri Hernández Garrido, de 37 anos, é um fenómeno da natureza por ter 24 dedos, doze nas mãos e doze nos pés.

Garrido afirma que apesar da sua natureza “anormal”, por ter mais dedos que as outras pessoas, a sua vida é muito normal.

O 'vinte e quatro', como é assim conhecido, é cozinheiro num centro turístico e trabalha em part-time como condutor de barcas entre as margens do rio Toa, na província do Guantánamo.

Garrido adora andar de chinelos de modo a poder exibir os seus dedos, e é forte atracção turística da área.

Veja o vídeo aqui: Vídeos Sapo

FONTE: Correio da Manhã

Cobra com seis metros e 120 kg encontrada no Mato Grosso

Uma cobra sucuri de seis metros foi capturada numa fazenda perto da cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, no Brasil. O proprietário afirma que o réptil pesa 120 quilos e já se encontrava há alguns dias na fazenda, alimentando-se de novilhos e galinhas.

O dono da fazenda contactou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do município, para capturar a cobra após alguns animais terem sido devorados.

De acordo com o Ibama, citado pelo jornal '24Horas News', devido ao tamanho e peso do animal foram precisas oito pessoas para procederem à captura.

O animal foi submetido a uma avaliação feita por biólogos e solto na Serra do Cachimbo, na região norte do Mato Grosso.

FONTE: Correio da Manhã

Força namorada menor a prostituir-se e a beber água com sal

Madrid está em estado de choque: um romeno de 27 anos, identificado como Mihai I., foi detido por fechar a sua namorada menor em casa, forçando-a a prostituir-se.

De acordo com a agência EFE, a relação começou há três meses e o casal veio da Roménia para Espanha com o argumento de virem passar férias. No entanto, ao terceiro dia em Madrid, o homem achou que a namorada devia pagar o preço da deslocação prostituindo-se.

Além disso, Mihai arranjou documentação falsa da companheira, para simular que ela era maior de idade. Com 17 anos, a jovem foi fechada durante vários dias num andar de um bairro de Usera e o namorado obrigou-a a beber um copo de água com sal, de quinze em quinze minutos, sem ingerir mais nada.

O suspeito acabou detido porque a vítima conseguiu fugir e contactar a Polícia Nacional, ficando hospitalizada. Apresentava vários hematomas e contusões, além de problemas nos rins.

O homem é agora acusado de maus tratos, exploração sexual, falsificação de documentos e outros delitos ligados a prostituição.

FONTE: Correio da Manhã

27 de agosto de 2011

Livro branco vai custar 90 mil €

O livro branco das empresas municipais encomendado pelo anterior governo custou 90 mil euros, apurou o Correio da Manhã. Na comissão de acompanhamento do estudo participam, entre outros, o jornalista Perez Metelo.

Os 90 mil euros são a "pipa de massa" a que se referiu ontem o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, depois de pedir ao actual governo para esperar pelas suas conclusões para decidir a extinção de mais de metade das empresas municipais. O CM sabe que os trabalhos para o livro branco, liderados pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), foram iniciados em Abril de 2010 e que o estudo só estará concluído e entregue ao governo em finais de Setembro.

Em declarações ao CM (ver mais informações na pág. 51), o secretário-geral da ANMP, Artur Trindade, que faz parte da comissão de acompanhamento, diz considerar ter demorado "demasiado tempo". E acrescenta que foi a própria ANMP que conseguiu em Agosto deste ano que a maioria dos municípios respondesse aos inquéritos enviados sobre o número de empresas municipais.

FONTE: Correio da Manhã

Padre está feliz por casar ex-namorada

Capelão dos Hospitais da Universidade não teve problema em aceitar convite dos noivos.

Quando perguntam ao padre Paulo Simões se a sua entrada no Seminário Maior de Coimbra foi consequência de um desgosto de amor, ele diz que foi antes "um gosto de amor". Onze anos após descobrir a vocação, continua amigo da ex-namorada e vai celebrar o seu casamento em Setembro. "Vai ser um momento muito feliz para os noivos, e também para mim, ao vê-los dar este passo", diz o padre, 29 anos, capelão dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Pároco há três anos, Paulo Simões descobriu a vocação em 2000. Tinha então 18 anos, estudava Bio-Química na Universidade de Coimbra e namorava com uma rapariga "linda e muito especial". O namoro foi das "experiências mais bonitas" que viveu. Está convencido de que, se tivesse continuado nesse "caminho", teria sido "bem sucedido". Mas não se sentia "todo, nessa relação". Crescia em si "um amor diferente, completamente novo" . Ir para o Seminário não foi uma fuga. "Ser padre não pode ser para fugir a nada, mas sim pela capacidade de amar", acrescenta.

O namoro com a jovem não durou um ano. Nessa altura, já tinha feito "algumas experiências de fé", mas o passo definitivo foi dado após a visita do Papa João Paulo II a Fátima para presidir à cerimónia de beatificação dos videntes Francisco e Jacinta Marto, em 2000.

Durante todo o processo foi partilhando com a então namorada as suas dúvidas e expectativas. E quando lhe anunciou a sua escolha, a reacção dela foi natural: "Deu-me todo o apoio. Só uma pessoa especial como ela o podia fazer".

Ficaram amigos, e hoje riem-se com a história. Recentemente, ela e o noivo convidaram-no para celebrar o casamento, em Setembro. "Não tive qualquer dificuldade em aceitar. Estou seguro e feliz da minha opção", garante. E não poupa elogios à escolha da amiga: "Ela tem um noivo fantástico. É uma pessoa excelente".

FONTE: Correio da Manhã

Noiva despida procura-se na China

Uma jovem noiva chinesa está a causar espanto na internet. Em causa está o facto de se ter casado apenas usando um véu e a tapar as partes íntimas do seu corpo com uns pequenos recortes.

As fotografias, tiradas na província de Xangai Park, foram parar às redes sociais e o sucesso foi tanto que um jornal local está a oferecer cerca de mil euros para que a jovem se apresente na redacção e fale sobre o sucedido.

Por outro lado, a polícia está à procura da mulher, bem como do fotógrafo, para que estes paguem uma multa alegando ser um atentado ao pudor.

Casar nus e tirar fotografias é a nova moda da China.

FONTE: Correio da Manhã

Foi buscar namorada para casar e descobriu que ela tinha 12 anos

A linda história de amor entre dois jovens brasileiros, ele residente na Suécia e ela em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, terminou esta semana de forma abrupta e inesperada. O rapaz, de 17 anos, descobriu que a mulher por quem se apaixonara, e que parecia combinar com ele em tudo, desde a idade aos gostos e hábitos, o enganara durante os quase dois anos de relacionamento através da Internet.



O jovem fez a chocante descoberta ao decidir fazer uma surpresa à amada e viajar 12 mil kms, da Suécia até Ribeirão Preto, para arrancar a namorada, órfã de mãe, das garras do cruel padrasto, que ela garantia que a espancava brutalmente quase todos os dias.

A ideia de levar a sua paixão para a Suécia, casar e dar-lhe uma vida feliz e digna foi por água abaixo assim que a porta dela se abriu.

Para começar, a princesa dos sonhos do rapaz não é uma bonita adolescente ansiosa por casar e ter filhos, como ela jurava nas mensagens românticas, mas uma criança de apenas 12 anos com quem ele, só agora descobriu, se relacionava pela web desde que tinha apenas 10 anos.

O tal padrasto brutal também não existe: a miúda vive com o pai e a mãe, pessoas pacíficas que nem sonhavam que ela trocava e-mails com o rapaz e que ficaram, também eles, chocados com a história.

Uma a uma, todas as situações que a suposta namorada sofredora contou ao rapaz nos últimos dois anos foram surgindo como mentiras, para desespero dele.

Na verdade, a miúda, com uma imaginação mais do que fértil, foi inventando situações que emocionavam o seu namorado virtual e com tanta riqueza de detalhes e tamanha convicção que ele não teve dúvida de que tinha encontrado a mulher certa para compartilhar a sua vida.

RETIDO NO AEROPORTO

Absolutamente desorientado e decepcionado, o rapaz apanhou um autocarro de Ribeirão Preto até São Paulo, a 313 km, e nesta cidade embarcou num avião que imaginou que iria deixá-lo em paz e tranquilidade novamente na Suécia, mas, mais uma vez, não foi nada disso que aconteceu. Na escala em Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, foi tirado da aeronave pela Polícia Federal e impedido de continuar viagem. É que, pela lei brasileira, nenhum menor de 18 anos pode viajar de um estado para o outro ou, muito menos, deixar o país sem ser na companhia de um responsável ou com autorização por escrito do mesmo, reconhecida por um juiz.

E lá ficou o pobre rapaz vários dias a dormir nos bancos do aeroporto, à espera que, através da Embaixada da Suécia no Brasil, a irmã lhe mandasse a tal autorização para ele poder regressar à Suécia, o que está previsto para este domingo.

FONTE: Correio da Manhã

26 de agosto de 2011

Chinês multado por apalpar seio de mulher a conduzir

Um condutor chinês teve de pagar uma multa de 13 euros por ter sido visto a apalpar o seio de uma mulher, que seguia ao seu lado, quando estava a conduzir.

O episódio, captado pelas câmaras de videovigilância locais, lançou a polémica em Sichuan, na China.
Segundo a imprensa chinesa, a mulher que seguia ao seu lado não era a sua mulher e, para se justificar, o homem explicou que estava a realizar uma massagem.

A imagem do momento foi entretanto divulgada nas redes sociais e a polícia está já a investigar quem foi o responsável pela mediatização da fotografia.

FONTE: Correio da Manhã

Falsa raptada presa por tráfico

Irmã, desesperada com desaparecimento de Sandra, ‘traiu-a’ ao accionar unidade de elite da PJ. Foi localizada, mas a voltar de Marrocos com haxixe.

O cenário de rapto relatado pela família e amigos mais próximos de Sandra Santos, desaparecida na segunda-feira à noite depois de ter sido "ameaçada de morte pelo Rogério, o namorado", conforme contou à PJ e ao CM a irmã da suposta vítima, accionou a Unidade Contra-Terrorismo – o objectivo da investigação em contra-relógio, já na madrugada de ontem, era travar um potencial homicídio. No final, Sandra foi localizada e acabou presa por tráfico de droga.

A reviravolta na investigação ocorreu quando a PJ descobriu quem era afinal o namorado de Sandra – a irmã Andreia e amigos diziam tratar-se de Rogério M. Santos, comercial da Delta, em Setúbal, mas que a PJ ontem confirmou nada ter a ver com o assunto, conhecendo apenas Sandra de redes sociais na internet (ver caixa). Trata--se de outro Rogério, com quem a mulher de 38 anos desapareceu – de livre vontade. Partiu para buscar bolotas de haxixe a Marrocos e foi traída pelo receio da irmã que tivesse sido raptada.

Se a familiar não tivesse accionado a unidade de elite da PJ – na sua boa-fé, longe de imaginar que a irmã, sem antecedentes criminais, se tivesse envolvido em tráfico de droga –, Sandra não teria sido ontem localizada e desmascarada em tempo recorde por uma equipa especializada no combate à criminalidade organizada e mais violenta.

Andreia fez terça-feira a participação na PSP de Mem Martins, Sintra, onde vive Sandra, por desaparecimento com fortes suspeitas de rapto. Intensificaram-se quando, anteontem de manhã, Sandra telefonou à filha a chorar e a chamada caiu. À tarde, o seu carro foi encontrado no Restelo e, à noite, Andreia esteve a tentar ajudar a PJ a encontrar a irmã. Encontraram--na mas prenderam-na, carregada de droga no estômago.

FONTE: Correio da Manhã

Menores faltavam à escola para fazerem orgias de sexo e droga

A polícia de Campo Grande, capital do estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, está a investigar a realização de grandes orgias sexuais, regadas a álcool e com uso de muita droga, promovidas por menores com idades entre os 12 e os 16 anos.

O grupo, com cerca de 20 miúdos e miúdas, reunia-se numa casa pelo menos uma vez por semana e praticava todo o tipo de excessos.

De acordo com a investigação da polícia, alertada pela mãe de uma menina de apenas 12 anos que reconheceu que participava nas orgias, os menores, nos dias das farras, geralmente quinta ou sexta, saíam de casa normalmente como se fossem para a escola mas, ao invés disso, encontravam-se na casa de um deles.

Nas orgias, valia tudo: os miúdos, muitos deles e delas com apenas 12, 13 anos, ingeriam vodca, fumavam marijuana e praticavam todo o tipo de sexo.

O que mais espanta a polícia à medida que avança na investigação é que, neste caso, não havia a figura de um adulto a aliciar os menores e a abusar deles, como é frequente ocorrer.

Todos os participantes têm idades semelhantes e, como confirmou a miúda de 12 anos cuja mãe descobriu o esquema, todos participavam nas orgias porque queriam e gostavam.

FONTE: Correio da Manhã

25 de agosto de 2011

Desporto. Facturas "escondidas" de 2011 superam um milhão de euros

Antigo responsável pelo IDP nega tudo. Uma empresa de limpeza do Porto está em dificuldades.

As 625 facturas que foram encontradas no Instituto do Desporto por serviços prestados nos primeiros meses deste ano ultrapassam um milhão de euros. Ao todo, por serviços de limpeza, higiene e obras, referentes aos últimos meses do anterior governo, ficaram por pagar - e por inserir na contabilidade do instituto - 1,051 milhões de euros, 15,5% da dívida total.

O ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, denunciou na terça-feira que os serviços do Instituto do Desporto de Portugal (IDP) tinham encontrado "numa sala fechada" 687 facturas que não constavam da contabilidade pública, num total de 6,78 milhões de euros. Uma denúncia que o anterior presidente do IDP desmente. Luís Sardinha garantiu ontem que as contas estavam em ordem: "Não há facturas nem dívidas escondidas no IDP. Toda a facturação e movimento financeiro passa pelos serviços financeiros e pelos diferentes funcionários, que mantêm numa listagem permanente e actualizada de toda a facturação pendente no IDP", disse à Lusa.

O anterior responsável, que se mostrou disponível para prestar esclarecimentos à nova direcção do IDP, explicou ainda que algumas facturas já foram liquidadas "sendo que o montante elevado tem cobertura financeira do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)", garante.

Em causa estão por exemplo obras no Complexo desportivo do Jamor, como as obras no centro de alto rendimento.

Os atrasos nos pagamentos aos 176 fornecedores já criaram, no entanto, alguns casos de dificuldade e de pré-falência. Uma empresa de limpeza do Porto, a SHL Oxygen, tem um montante para receber de cerca de 18 mil euros. Mas os constantes atrasos nos pagamentos levaram o responsável a temer pelos salários do próximo mês e pela continuidade da empresa. Ao i, o responsável, que não se quis identificar, confirmou a situação de dificuldade e mostrou apenas confiança na resolução do problema: "Estou convencido que a curto prazo possa ter a situação resolvida".

Mas o que é certo é que o actual governo não se compromete a pagar, pelo menos para já, as contas. Anteonte, Miguel Relvas disse que o valor das facturas não constava na transição de pastas entre os dois governos e por isso os compromissos não foram assumidos. Primeiro o governo vai enviar as facturas e os resultados da auditoria para o Ministério Público e para o Tribunal de Contas para só depois regularizar os pagamentos.

FONTE: Jornal i

24 de agosto de 2011

Raptado boneco de dez metros

Big John, um boneco com quase dez metros de altura que é desde 1966 o ex-líbris da cidade norte-americana de Cape Coral, acaba de ser... raptado. Tabor, o proprietário, recebeu um pedido de resgate e, enquanto a polícia investiga, já ofereceu uma recompensa. "Nunca senti isto pela perda de um familiar. Ele é um ícone. Sem medicamentos, eu nem conseguia dormir", confessou o dono, inconsolável.

FONTE: Correio da Manhã

Vende virgindade por bilhete para ver Justin Bieber

Uma adolescente mexicana publicou uma mensagem na sua conta da rede social Facebook a oferecer a sua virgindade por um bilhete para o concerto da estrela pop canadiana Justin Bieber, avança o jornal mexicano ‘El Norte’.

"A minha virgindade por um bilhete para ver o Justin Bieber! Eu quero!", escreveu a rapariga no Facebook.

A jovem em questão, cuja identidade não foi revelada, é uma das muitas fãs norte-americanas de Bieber.

No desespero, esta adolescente ofereceu ‘a sua primeira vez' por um ingresso para ver o cantor em Monterrey (México).

Muitas raparigas choraram compulsivamente para as televisões mexicanas por não terem conseguido arranjar bilhetes para ouvir e ver o autor do hit ‘Baby' a 30 de Setembro.

FONTE: Correio da Manhã

Autarca belga apanhada a fazer sexo em castelo

Ilse Uyttersprot, presidente da câmara da cidade de Aalst, foi apanhada a praticar sexo com o seu namorado nas ameias de um castelo na Turquia.

Em plena luz do dia, e para azar de ambos, foram apanhados acidentalmente pelas objectivas de um grupo de turistas que visitavam o castelo.

As cenas, filmadas por um grupo de jovens, está a causar polémica porque foram parar agora às redes sociais.

Confrontada pela imprensa belga, Ilse Uyttersprot defendeu-se, dizendo que se trata de um episódio da sua intimidade, que terá ocorrido há quatro anos. E acrescentou que não imaginava que estivesse a ser filmada.

A presidente acredita que o seu trabalho em nada será prejudicado devido à publicação do vídeo.

Veja o vídeo aqui: Vídeos Sapo

FONTE: Correio da Manhã

Inalar álcool de tubos de ensaio é nova moda em Maiorca

Inalar álcool através de um tubo, a um custo de 4 euros, é a última e perigosa moda em alguns bares da ilha de Maiorca (Espanha) que 'importou' a prática dos ‘oxy shots’ (shots de oxigénio), já criticada pelas autoridades.

Várias páginas na internet e nas redes sociais estão já a promover a prática, que as autoridades de saúde da ilha não recomendam, pelos efeitos que pode causar no corpo humano.

Trata-se de um sistema que usa um aparelho que converte o álcool em gás, com a ajuda de oxigénio, contido numa espécie de tubos de ensaio em formas de 'cocktails' de diversas cores e sabores.

Vídeos disponíveis na internet mostram o consumo deste tipo de ‘shots’, com um sistema que usa pequenas garrafas de ar comprimido ou uma garrafa maior que mistura o líquido que depois é "aspirado" pelo cliente.

Apesar de o seu consumo ser já bastante comum em vários bares de uma das zonas da ilha, Magaluf - destino tradicional de jovens britânicos -, nenhum dos distribuidores faz qualquer aviso dos possíveis danos à saúde.

Inspecções realizadas a alguns bares comprovaram haver total falta de higiene com os filtros usados para a inalação, com as promoções a prometerem "bebedeiras duas vezes mais rápidas" mas sem qualquer aviso de contra-indicações.

Os promotores explicam que o álcool assim inalado - num processo que deveria ser de uso exclusivo médico - entra, em forma de gás, nos pulmões e depois na corrente sanguínea.

FONTE: Correio da Manhã

Rapaz atravessa linha de comboio e quase morre

Foi um susto (quase) de morte: o incidente aconteceu no mês de Abril, mas o departamento de transporte de Mawson Lakes, na Austrália, divulgou as imagens apenas na segunda-feira.

O jovem que aparece no vídeo quase que é atropelado ao atravessar-se na linha de comboio, no momento em que este chega à estação.

O rapaz, condenado por tentar fazer parar o meio de transporte propositadamente e atrasar a circulação por duas horas, foi obrigado a escrever um pedido de desculpas ao condutor do comboio e a prestar serviços comunitários, segundo o canal Adelaide.Now.

Veja o vídeo aqui: Vídeos Sapo

FONTE: Correio da Manhã

23 de agosto de 2011

Rendimentos. Passos ganhou 123 mil euros em 2010. Mas não tem conta bancária

Passos declarou apenas um Opel Corsa, no Tribunal Constitucional, e nem uma conta bancária.

Passos Coelho esperou até ao fim do prazo legal para entregar no Tribunal Constitucional a declaração de rendimentos. O documento, que só deu entrada ontem, dá conta de que Passos recebeu quase 123 mil euros brutos por rendimentos de trabalho no ano passado.

A grande fatia do que recebeu em 2010 diz respeito a trabalho dependente, quase 120 mil euros. Recorde-se que nesse ano Passos Coelho renunciou ao cargo de administrador no grupo Fomentinvest para assumir a presidência do PSD em Março. O restante declarado refere-se a rendimentos prediais, no valor de 3 mil euros, um valor superior ao de 2009, quando Passos Coelho, que ainda não era líder dos sociais--democratas, recebeu por trabalho dependente 96 391 euros.

Quando comparados com os dos restantes membros do governo, os rendimentos de 2010 do primeiro-ministro são dos mais baixos. Atrás de Passos Coelho ficam apenas Paulo Portas, Miguel Macedo, Assunção Cristas e Pedro Mota Soares, como os governantes que menos receberam o ano passado. Quatro nomes que têm em comum o facto de terem ocupado funções de deputados o ano passado.

A declaração de rendimentos do primeiro-ministro foi entregue ontem, na data limite, no Tribunal Constitucional. Todos os governantes a entregaram a tempo, mas com um grau de pormenor diferente. Na declaração de Passos, por exemplo, não aparecem mencionadas contas à ordem ou a prazo, nem investimentos em acções. O primeiro-ministro e presidente do PSD declarou apenas ser proprietário de um Opel Corsa e de dois apartamentos (um T2 e um T4) em Massamá, apartamentos que está a pagar através de dois empréstimos ao banco: um no Millennium BCP, com mais de 225 mil euros em dívida, e outro, com cerca de 42 mil euros de remanescente, na Caixa Geral de Depósitos.

A ministra da Agricultura foi a última a entregar a declaração de rendimentos. Assunção Cristas declarou mais de 61 mil euros em rendimentos dependentes, mas a ministra, que o ano passado foi deputada do CDS, recebeu mais de 32 mil euros por trabalho independente.

No documento, Assunção Cristas refere ainda ser co-proprietária de dois prédios em Lisboa e de um apartamento em Albufeira. No seu parque de estacionamento conta com um Ford Galaxy e um Volvo v70. Ao contrário de Passos, a centrista declarou contas bancárias: ao todo quatro contas que dão um valor total que ronda os 85 800 euros. Só é obrigatório declarar contas à ordem no valor superior a 50 salários mínimos, ou seja, acima dos 24 250 euros.

FONTE: Jornal i

Jardim, ou a megalomania da governação desgovernada

Madeira debaixo de fogo. Estrutura governativa da região é mais pesada que a do continente. O próprio PSD reconhece.

Vinte e oito direcções regionais, cinco institutos, 33 empresas, algumas tecnicamente falidas, fazem o leque da estrutura governativa da Região Autónoma da Madeira. Uma máquina que o PSD-Madeira reconhece ser maior que a do continente, mas diz não ser um problema apenas da região.

Só as empresas públicas ou participadas da Região Autónoma da Madeira fecharam o ano passado com 33,6 milhões de prejuízo e resultados transitados negativos de 471,7 milhões de euros. As 33 e três empresas públicas ou participadas pela região devem 5242 milhões de euros, um valor superior a toda a riqueza gerada pela actividade económica. 44,7% da dívida das empresas regionais corresponde a endividamento directo junto da banca.

No comício de rentrée do PSD em Porto Santo, Jardim assumiu a derrapagem financeira detectada pela troika, no montante de 277 milhões de euros. Entre as nódoas apontadas à execução de Jardim está o rombo financeiro dos tais 277 milhões de euros nas contas públicas de 2011, em consequência do empréstimo concedido à SESRAM (Serviços de Saúde da Região Autónoma da Madeira E.P.E.), a empresa regional encarregada da prestação de cuidados de saúde.

A dimensão da máquina regional "corresponde a uma época passada e que tinha lugar igualmente no continente", defende o deputado madeirense do PSD Guilherme Silva. É também de épocas que fala o líder do CDS-Madeira, José Manuel Rodrigues, mas para dizer que o mérito de Alberto João Jardim diz respeito a outros tempos, pois a realidade da governação é "gastar o que não tem". O CDS-Madeira não perdoa e acusa o presidente do governo regional de ser responsável pelo atraso no pagamento aos fornecedores, por "inúmeras falências e consequente aumento do desemprego" na região autónoma. No fundo, são as poucas empresas privadas a financiar o sector público, seja através da banca, seja através das dívidas aos fornecedores. José Manuel Rodrigues considera João Jardim incapaz de resolver a situação de derrapagem financeira e a falta de liquidez que o próprio já admitiu e sublinha que o governo regional está "refém de um lóbi da construção civil no PSD-Madeira que força investimentos insustentáveis".

Já o presidente do governo regional prefere justificar a dívida da Madeira com o "ataque financeiro" do governo socialista através da Lei das Finanças Regionais. Guilherme Silva sustenta a mesma tese e sublinha que a alteração da Lei das Finanças Regionais "favoreceu os Açores com aumentos substanciais, ao mesmo tempo que castigava a Madeira com reduções substanciais". As alterações de Sócrates resultaram em cortes de centenas de milhões de euros para aquela região. Ainda assim, o deputado do PSD reconhece que na Madeira o peso do funcionalismo público supera o que se verifica no continente "entre dois e três pontos percentuais", mas desdramatiza: no continente "a estrutura também era empolada e terá igualmente de ser emagrecida".

Desde 2005, o primeiro ano de executivo de José Sócrates, até ao final de 2010, a dívida contraída pela região mais que duplicou. Com eleições a 9 de Outubro, Jardim assume agora problemas de liquidez e pede apoio ao governo, com quem quer negociar um acordo. Em 2005, a dívida estava nos 478 milhões de euros e em 2010, segundo uma auditoria recentemente apresentada pelo Tribunal de Contas, chegava a 963 milhões, mais 101,5%. Entre 2009 e 2010 a dívida subiu 11,5%, ou seja, 99,4 milhões de euros.

Guilherme Silva acusa o CDS-Madeira de fazer pose de uma oposição mais feroz que a do PS, em clima de campanha eleitoral. José Manuel Rodrigues rebate: o problema é sério, as receitas correntes não dão para as despesas correntes e a dívida do sector público às empresas privadas tem consequências graves. Vários investimentos e obras públicas "revelaram-se falhanços da ordem das centenas de milhões de euros" e aponta casos como o do Museu da Baleia no Caniçal, exemplos de "má gestão dos dinheiros públicos", que começou por ser adjudicado pelo governo regional por 1,5 milhões de euros e "já vai em 11,5 milhões, ou seja, sete vezes mais".

Outro dos exemplos é o matadouro municipal da Ribeira Brava, construído na década de 90 e disponível apenas um ano e meio. Pertence a uma série de dez matadouros que foram construídos num período em que já era evidente a diminuição da produção de carne regional. Rodrigues aponta também para a existência de parques empresariais ao abandono, como o Parque Empresarial das Ginjas, em São Vicente, projecto que, cinco anos depois de ter sido criado, não tem nenhuma empresa ali sedeada. E critica investimentos em campos de futebol, 17 dos quais construídos sem sequer ter as medidas regulamentares para jogos oficiais. "Alberto João Jardim vai ser o coveiro da Autonomia. Conduziu a Madeira ao abismo financeiro", atira o líder do CDS-Madeira.

FONTE: Jornal i

Montante gasto para comemorar 500 anos do Funchal foi 75,5% superior às previsões iniciais

O montante gasto pela empresa municipal Funchal 500 Anos para comemorar o quinto centenário da cidade foi 75,5 por cento superior ao previsto no seu estudo de viabilidade, refere hoje o Tribunal de Contas (TC).

Numa auditoria à empresa municipal no período 2006-2009, realizada pela Secção Regional da Madeira, o TC conclui que “o montante dispendido pela empresa no período em referência”, no valor de 5,9 milhões de euros, “foi 75,5 por cento superior ao previsto” no estudo de viabilidade que fundamentou a criação da Funchal 500 Anos.

Segundo o TC, o financiamento das comemorações “foi assegurado, quase integralmente”, pela câmara através de quatro contratos-programa, no valor de 5,2 milhões de euros, a que acresceu uma “transferência adicional” de quase 700 mil euros, o ano passado, para “liquidar o passivo remanescente da empresa”, extinta a 30 de Junho de 2010.

O tribunal acrescenta que em Junho de 2007 a empresa municipal celebrou com a Edicarte, Lda. “o primeiro de três contratos de prestação de serviços, num valor global de 400.540 euros”, considerando que a adjudicação “deveria ter sido precedida de um concurso público internacional e não de uma consulta a cinco entidades”.

Já em Janeiro de 2009, “foi celebrado um aditamento ao contrato de prestação de serviços celebrado com a Edicarte em 2008, pelo preço de 79.800 euros”, mas, “contrariamente ao objecto estipulado, desembocou na execução de tarefas de apoio administrativo à liquidação da empresa sem que tenha havido correcção ou justificação da manutenção do preço inicialmente acordado”, lê-se no relatório.

Para o TC, nos quatro anos em análise na auditoria as “aquisições de bens e serviços destinados às comemorações não foram, em regra, submetidas à concorrência”.

A auditoria considera, ainda, que a nomeação do sócio-gerente da Edicarte, Lda. para comissário executivo da Funchal 500 Anos - embora o cargo não conste dos estatutos da empresa municipal nem da legislação aplicável -- “não salvaguarda suficientemente o princípio da imparcialidade que impõe que a actuação da Administração seja objectiva, isenta e equidistante dos interesses em presença”

Para o TC, “com a transmissão do controlo operacional da actividade que constitui o objecto social da empresa municipal pela Edicarte, Lda. e, posteriormente, com a nomeação do comissário executivo”, a Funchal 500 Anos passa a ter um “papel residual, de carácter essencialmente administrativo e de representação”.

No relatório da auditoria, o Tribunal de Contas recomenda à câmara do Funchal que os estatutos das suas empresas municipais contemplem “regras mínimas de concorrência e de não discriminação” nos procedimentos de contratação, pedindo, ainda, para que no controlo da actividade destas empresas “assegure o adequado enquadramento legal dos seus objectos sociais”.

FONTE: Jornal Público

Rapaz atingido a tiro e deixado pela família

Jovem de 15 anos baleado na virilha. Mãe e irmão deixaram-no ensanguentado à porta de casa.

Baleado e deixado a sangrar à porta de casa, um rapaz de 15 anos está internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, à espera que lhe retirem a bala, de calibre 9mm, alojada na zona da virilha. Mãe e irmão mais velho, que vivem com a vítima na rua Manuel António Gomes, no Lumiar, em Lisboa, fugiram de casa e não mais foram vistos. A Polícia Judiciária já está a investigar o caso.

Segundo o relato dos vizinhos às autoridades, a agressão violenta deu-se dentro da casa, tendo o estrondo alertado os outros residente do prédio. De acordo com fonte policial, a mãe alertou o INEM pouco tempo após o disparo. A vítima foi estabilizada, mas, devido à gravidade dos ferimentos, teve de ser encaminhada para o Hospital de Santa Maria, onde permanece internado. À hora de fecho da edição o seu estado inspirava cuidados, mas não corria risco de vida.

As autoridades investigam agora onde estão a mãe e o irmão mais velho da vítima, que não mais foram vistos na sua residência. A PSP e a Judiciária mantêm-se em alerta.

ACCIONADOS SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL

Com a mãe e o irmão mais velho em parte incerta, a Segurança Social foi de imediato alertada para o sucedido. Desconhece-se, para já, o que terá levado os familiares do jovem baleado a fugir do local. Certo é que quando receber alta do hospital de Santa Maria, onde se encontra internado, será a Segurança Social a tomar conta da situação. Ao que o CM apurou junto de fonte policial, o pai do jovem já foi informado. Às autoridades, os vizinhos disseram que na noite em que foi disparado o tiro não foi ouvida qualquer discussão em casa, pelo que nada levava a a crer tal desfecho. Uma patrulha da PSP esteve no local, mas a investigação transitou para a Polícia Judiciária, cuja prioridade é, agora, a de tentar localizar o autor do disparo.

EQUIPA DE CIRURGIA NÃO CONSEGUE REMOVER A BALA


Quando o jovem deu entrada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, foi assistido no Serviço de Observações até ser encaminhado para o bloco operatório. Contudo, numa primeira tentativa, a equipa médica não conseguiu retirar o projéctil – localizado na zona de virilha.

O rapaz foi, então, encaminhado para a Unidade de Cirurgia Vascular, onde aguarda nova intervenção cirúrgica para remover a bala.

O CM contactou o hospital para esclarecer a situação clínica do jovem, mas tal foi negado com a justificação de que o caso está ainda a ser investigado.

Ao que o CM apurou junto de fonte policial, o jovem não tem recebido visitas.

FONTE: Correio da Manhã

Abóbora gigante pesa 587 quilos


Nas tradicionais feiras agrícolas realizadas nas zonas rurais dos Estados Unidos, há quase sempre um fenómeno que atrai a atenção. Desta vez, no Iowa, uma abóbora gigante excedeu as expectativas, já que pesa 587,4 quilos. Ganhou o evento, está claro, e o agricultor recebeu 1300 dólares de prémio. Em segundo lugar, ficou outra abóbora igualmente ‘avantajada’, com um peso de 527 quilos...

FONTE: Correio da Manhã

Vaca rebelde entra na 'lista dos mais procurados'

Desaparecida há quase três meses de uma propriedade perto da cidade de Mühldorf, na Alemanha, a vaca 'Yvonne' foi colocada numa "lista dos mais procurados".

Após ter chocado com um dos carros da polícia de Mühldorf, as autoridades concluíram que a vaca 'Yvonne' constituía um perigo para a segurança pública. Depois do embate com um carro da polícia, os caçadores receberam permissão para a matar.

Por ter uma 'habilidade' natural para escapar de tudo e todos, a vaca tornou-se um fenómeno nas televisões alemãs e do facebook.

O jornal alemão 'Bild' está, inclusivamente, a oferecer uma recompensa de 10 mil euros pela sua captura.

FONTE: Correio da Manhã

Amputação de pénis em Tribunal

A história é invulgar, mas aconteceu no Kentucky, Estados Unidos da América, e está em tribunal. Philip Seaton, um camionista norte-americano, quer processar um médico que lhe amputou o pénis, durante uma operação em que lhe foi detectado cancro.

O caso remonta a Outubro de 2007 e, segundo o "The Jewish Chronicle online", o cidadão foi ao hospital para fazer uma circuncisão, mas o médico detectou-lhe um cancro em plena cirurgia. O resultado foi a amputação parcial do órgão genital. Seaton e mulher optaram por processar o médico, porque queriam uma segunda opinião, antes de tal decisão. Mais, o casal alega perda de “amor e afecto”, após a operação.

Segundo o mesmo jornal, o hospital em causa já pagou uma indemnização, mas, ainda assim, o caso prossegue nos tribunais contra o médico, o cirurgião John Patterson.

FONTE: Correio da Manhã

21 de agosto de 2011

Homem de 82 anos morre a serrar botija de gás

Alberto Ramos, de 82 anos, morreu ontem vítima da explosão de uma botija de gás no anexo da casa, na travessa da Breja, em Salreu, Estarreja. A companheira, Maria Ascensão Fonseca, com cerca de 70 anos, ficou gravemente ferida com queimaduras no rosto e corpo.

"Ouvi um estrondo e quando olhei, vi a bilha de gás a voar. Depois, a senhora veio para a rua pedir socorro. Estava toda chamuscada", contou Isabel Nunes, a vizinha do casal que estava no jardim quando se deu a explosão, por volta da 16h00. Outro vizinho tentou entrar em casa para acudir Alberto, mas já só conseguiu afastar Ascensão das chamas. "Ele ainda tentou agarrar o braço do moço mas tiveram de sair", contou Isabel Resende, outra vizinha que ainda viu as duas vítimas. "Ela tinha o cabelo queimado, a cara, os braços e as costas também. Estava em pânico mas não percebeu que o homem tinha morrido. Nunca vi uma coisa assim", descreveu Isabel.

Ascensão foi transportada para o Hospital de Aveiro e transferida para Coimbra. Os bombeiros de Estarreja apagaram as chamas, que consumiram os anexos da casa. GNR e PJ investigam a causa da explosão, que terá sido antecedida por um pequeno fogo. De acordo com os vizinhos, não foi a primeira vez que deflagrou um incêndio no anexo. Segundo o CM apurou, Alberto Ramos tinha por hábito, serrar botijas de gás vazias, para as transformar em fogareiros ou em recipientes.

FONTE: Correio da Manhã

RTP condenada a pagar 550 mil euros a Gabriel Alves

A RTP foi condenada em tribunal por despedimento ilícito do jornalista Gabriel Alves, a quem terá de pagar uma indemnização que ultrapassa o meio milhão de euros.

O repórter, uma das caras mais conhecidas na informação desportiva, e trabalhador da RTP durante 32 anos, foi despedido em 2007 por "justa causa", segundo a RTP, mas o funcionário alega ter-se tratado de um "acto de pura retaliação sem qualquer motivo", lê-se no processo a que o CM teve acesso.

A discórdia entre o jornalista e a estação remonta a 2006, altura em que Gabriel Alves realizou a cobertura do Campeonato do Mundo de Futebol da Alemanha para a Televisão Pública de Angola (TPA), na sequência de um acordo de colaboração entre as duas estações públicas. Findo o período estabelecido, a TPA convidou o jornalista a permanecer por mais um mês, comunicando essa intenção à RTP, que não se pronunciou, favorável nem desfavoravelmente, à cedência do trabalhador.

A RTP alertou Gabriel Alves de que este estaria a faltar injustificadamente. Quando este regressou, não lhe foi permitido "qualquer trabalho para realizar, numa total desocupação e inactividade", alega o repórter, a quem foi comunicada a dispensa em Março de 2007. O jornalista interpôs uma acção no Tribunal de Trabalho, que condenou a RTP a pagar os salários em atraso desde Novembro de 2007 até Julho de 2011, a que se somam vários subsídios e a indemnização por antiguidade. No total, Gabriel Alves deverá receber um valor próximo de 550 mil euros.

Contactada pelo CM, a RTP admite ter sido notificada da sentença e vai "avaliar o processo". A estação não adianta, porém, se vai recorrer da decisão. Gabriel Alves, que também não fala sobre o processo, não pediu a reintegração na empresa.

FONTE: Correio da Manhã

Hortas sobem até 3 mil euros

Adriano Alves, reformado, de 81 anos, cultiva uma horta num terreno municipal há mais de 40 anos na Calçada de Santo Amaro, em Lisboa, tendo pago, no ano passado, 108,30 euros. No entanto, este valor vai subir para 3687,50 euros em 2014, de acordo com uma carta enviada pela Câmara de Lisboa no início do mês.

"Comecei a pagar 10 escudos por ano para manter aqui a horta. Todos os anos, o valor sobe um bocadinho por causa da inflação, mas isto não é inflação", argumenta Adriano Alves. O terreno, de 1475 metros quadrados, está visivelmente bem tratado e tem plantações de nabos, nabiças, pimentos, e de outros vegetais, que servem exclusivamente para consumo próprio. "Se tiver de pagar os 3687 euros, vou deixar de ter a horta, vai ficar tudo cheio de silvas", lamenta.

No terreno ao lado, é José Ferreira, de 72 anos, quem se queixa. "Recebi uma carta da Câmara a dizer que ia deixar de pagar 80,30 euros por ano para passar a pagar 3200 euros", revela, preocupado. Contactada pelo CM, a autarquia remete os aumentos para a Nova Tabela de Preços e Outras Receitas Municipais, que indica o valor de 2,5 euros por metro quadrado para terrenos privados municipais com mais de 500 metros quadrados.

FONTE: Correio da Manhã

20 de agosto de 2011

TGV: Investimento foi de 116,1 milhões de euros

O valor total do investimento do projecto português de alta velocidade ferroviária foi de 116,1 milhões de euros até ao final de 2010, de acordo com o relatório de contas da RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade.

Do valor total investido, 8,7 milhões de euros foram concretizados em 2010, segundo o documento da empresa, que foi integrada na Refer no final do ano passado.

Na linha Lisboa-Madrid foram investidos, no total, cerca de 17,9 milhões de euros, enquanto na ligação Lisboa-Porto o investimento feito até 2010 totalizou cerca de 30 milhões de euros.

A linha Porto-Vigo foi alvo de um investimento de cerca de 3,4 milhões de euros, a ligação Aveiro-Salamaca de 734 mil euros e linha Faro-Huelva de 496 mil euros.

Já a rede geral mobilizou um investimento total de cerca de 63,4 milhões de euros.

O documento refere que o financiamento do projecto português de alta velocidade ferroviária, na fase de estudos e projectos, assenta na contribuição do Orçamento do Estado e no financiamento comunitário.

Em 2010, os subsídios ao investimento transferidos para a RAVE totalizaram cerca de 10,4 milhões de euros, dos quais 7,3 milhões de euros provenientes do Orçamento de Estado e 3,1 milhões de euros da União Europeia.

Entre 2001 e 2010, o projecto recebeu cerca de 115,9 milhões de euros de subsídios ao investimento, dos quais cerca de 36 milhões provenientes da União Europeia.

FONTE: Correio da Manhã

Artista usa pénis para pintar quadros

Um artista australiano usa o pénis e as nádegas para fazer quadros.

Tim Patch, conhecido como Pricasso, utiliza o seu pénis como pincel. As suas nádegas ajudam-no a retocar os quadros que faz.

O artista está numa feira erótica em Macau, sendo uma das maiores atracções.

FONTE: Correio da Manhã

19 de agosto de 2011

Russa telefona para a mãe enquanto é devorada por ursos

Uma russa de 19 anos conseguiu ligar quatro vezes do seu telemóvel enquanto era devorada por ursos, pelo que a mãe ouviu a sua agonia a quilómetros de distância.

Olga Moskalyova, estudante universitária de Psicologia, estava a acampar numa floresta da região de Petropavlovsk-Kamchatsky (leste da Sibéria). com o padrasto, Igor Tsyganenkov.

Este terá morrido de imediato ao levar uma patada da ursa, mas a jovem ainda conseguiu fugir algumas dezenas de metros, sendo derrubada pelo animal.

"O urso está a comer-me! Ajuda-me, mãe!", gritou a jovem para o telemóvel. Tatiana Tsyganenkov ainda pensou que se trataria de uma brincadeira de mau gosto mas não demorou a aperceber-se do horror vivido por Olga.

Durante a luta desesperada com a ursa, a chamada caiu três vezes. No entanto, Olga conseguiu voltar a ligar, informando a mãe que a ursa tinha regressado com três crias.

Uma hora depois do primeiro telefonema, a adolescente despediu-se da mãe. "Já não estou a sentir dor. Perdoa-me por tudo. Amo-te muito", disse, agonizante.

Tatiana Tsyganenkov contactou a polícia de Termalniy, a localidade mais próxima, pedindo-lhes que se dirigissem o mais depressa possível para o rio onde a filha e o marido estavam acampados.

Quando as autoridades chegaram ao local, a ursa ainda estava a devorar os restos de Igor Tsyganenkov e o corpo mutilado de Olga Moskalyova foi encontrado de seguida.

A ursa e as três crias terão sido mortas por caçadores.

FONTE: Correio da Manhã

Milhão e meio não tem médico

Milhão e meio de portugueses não tem médico de família nos centros de saúde. O problema é mais grave no Algarve e em Lisboa e Vale do Tejo, onde um em cada quatro utentes não tem médico. Estes dados não incluem os que optam por não ter médico de família e contrariam os números avançados, em Janeiro, pela ex-ministra da Saúde Ana Jorge, que não admitia haver mais do que meio milhão de portugueses sem médico atribuído.

Os dados constam do relatório da Administração Central dos Sistemas de Saúde, que analisou a actividade dos Agrupamentos dos Centros de Saúde, em 2010.

No Algarve, a carência de médicos é tão acentuada que se realizam menos 20 por cento de consultas que a média nacional.

O número de consultas nos Serviços de Atendimento Permanente (SAP), por exemplo, diminuiu significativamente (23 por cento a nível nacional), diminuição que resulta, sobretudo, do fecho de muitos serviços. Os relatores do documento destacam também a transferência da actividade para os cuidados de saúde primários.

Rui Nogueira, vice-presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral, afirma que a falta de acesso aos cuidados de saúde "vai agravar os indicadores de saúde".

Segundo o relatório da ACSS, o Algarve apresenta menos rastreios ao cancro da mama e ao cancro do cólon e recto, mais casos de amputações do pé diabético e hipertensão arterial.

Rui Lourenço, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, afirmou ao CM que "a escassez de médicos tem agravado nos últimos anos, mas que a "contratação, em 2009 e 2011, de 31 médicos colombianos e cubanos minimizou o problema".

O relatório da ACSS revela ainda que a contratação de médicos e enfermeiros através de empresas aumentou em 2009 e 2010, passando de 3,7 milhões para 20,8 milhões de euros.

FONTE: Correio da Manhã