9 de novembro de 2010

Segurança da Cimeira da Nato custará até 10 milhões

Presidente do Observatório de Segurança diz que a despesa com a segurança da Cimeira poderá atingir os 10 milhões. Sindicato da polícia corrobora este valor.

A totalidade da operação de segurança da Cimeira da NATO a realizar nos próximos dias 19 e 20 em Lisboa deverá custar até 10 milhões de euros, disse ao Diário Económico o presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, José Manuel Anes.

"Poderá chegar até aos 10 milhões de euros, porque só os blindados esperados para a polícia custam cinco milhões e temos de contar com todo o restante equipamento, despesas e aspectos como o das horas extraordinárias que muitos dos agentes policiais terão que realizar", disse José Manuel Anes. Um número que não fica longe do que é avançado pelo presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, Paulo Rodrigues, para quem a despesa total com a operação de segurança da Cimeira deverá rondar "entre a sete a oito milhões de euros".

José Manuel Anes, por seu lado, contabiliza exigências muito superiores desta Cimeira face às que colocou a visita do Papa Bento XVI a Portugal em Maio passado - "quer pelo grau de ameaça mais elevado, neste caso, quer pela concentração de tantas personalidades num espaço geográfico fixo e tão reduzido". "É natural que os custos sejam elevados a esse nível, uma vez que teremos na Cimeira de Lisboa mais de três mil delegados, mil dos quais serão americanos", justificou José Manuel Anes. O Diário Económico não obteve resposta em tempo útil do Ministério da Administração Interna no que respeita ao custo próximo de 10 milhões de euros com a segurança da Cimeira.

FONTE: http://economico.sapo.pt/noticias/seguranca-da-cimeira-da-nato-custara-ate-10-milhoes_103796.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário