Nos primeiros três meses do ano foram vendidos 1,24 milhões de telemóveis, um aumento de 21%
No primeiro trimestre de 2010 venderam-se quase 14 mil telemóveis por dia, o que totaliza 1,24 milhões de equipamentos vendidos neste período. Segundo um estudo da consultora IDC, ontem divulgado, trata-se de um crescimento de 21% face ao mesmo período do ano anterior. No entanto, as vendas registam uma quebra de 28% em relação ao quarto trimestre de 2009.
O segmento dos smartphones foi o que apresentou maior dinamismo, refere o estudo, ao crescer 58% face ao primeiro trimestre de 2009, com 180 mil unidades vendidas. Também o segmento dos telefones tradicionais apresentou sinais de recuperação, ao crescer 17%, com um total de 1,06 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre.
Neste segmento - que representa 15% do total de vendas de telemóveis - destaca-se o crescimento dos telefones Blackberry, que conquistaram uma quota de mercado de 17%, face aos 2% que detinham no início de 2009.
"O mercado português de telemóveis teve no primeiro trimestre do ano uma recuperação significativa face às quebras de vendas verificadas em 2009. Contudo, temos de ser algo cautelosos nas conclusões a retirar destes dados. Apesar de uma evidente recuperação da procura, não podemos esquecer que o primeiro trimestre de 2009 foi dos piores trimestres de sempre no sector das telecomunicações", afirmou Francisco Jerónimo, responsável europeu de research da área de telefones móveis da IDC.
No ranking de fabricantes, a Nokia continua a perder quota de mercado, correndo o risco de perder a liderança para a Samsung no mercado português, refere a IDC. Apesar do crescimento de 4% nas vendas, a quota de mercado da Nokia caiu para 36% e no segmento dos smartphones reduziu para 52%. O portfólio da Nokia continua a ter dificuldades em espelhar o que os consumidores procuram e valorizam num terminal, salienta a consultora.
Já a Samsung encontra-se neste momento a três pontos percentuais da Nokia e é o segundo maior fabricante. As suas vendas cresceram 13% e a quota de mercado caiu para 33%. A empresa coreana continuou a não ter qualquer representatividade no segmento dos smartphones durante o trimestre, salienta o estudo.
A quota de mercado da LG subiu para 9%, contra os 7% obtidos no primeiro trimestre de 2009, com as vendas a crescerem 62%, nomeadamente na Vodafone e na Optimus.
Em quarto lugar, os terminais marca Vodafone (fabricados pela Huawei, ZTE e Alcatel) continuam a conquistar o mercado nacional com ofertas onde o baixo preço é o principal factor diferenciador, refere a IDC.
Finalmente, a Sony Ericsson viu as suas vendas aumentar 70% face a igual período de 2009, tendo a quota de mercado atingido os 5%. As campanhas associadas aos terminais W205 e Satio contribuíram para impulsionar as vendas deste fabricante durante o trimestre, conclui a consultora.
FONTE: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1602234&seccao=Tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário