O número de veículos afectados pelas restrições ao trânsito na cidade de Lisboa ainda não foi apurado, mas o vereador Fernando Nunes da Silva, responsável por esta proposta, admite ao Diário Económico que, se forem poucos os carros anteriores a 2000 a circular, a medida poderá ser alargada.
“Se forem poucos os carros afectados pelas restrições de circulação, a procura de soluções para diminuir a concentração de poluentes para níveis legais terá de ser feita pela redução global de tráfego e não apenas nos veículos mais poluentes”, refere o vereador.
As zonas de emissões reduzidas na capital já estão definidas, mas só em Abril do próximo ano é que esta proposta estará fechada.
Em cima da mesa está também a possibilidade de alargar a excepção de circulação nestas zonas a todos os lisboetas, e não apenas aos moradores, bem como a de permitir a circulação de carros cujos modelos, apesar de antigos, respeitam as normas europeias quanto à emissão de poluentes.
“A data [do veículo] é uma referência, o que interessa é a norma euro que respeitam”, confirma o vereador Fernando Nunes da Silva, sublinhando que os objectivos da proposta estão desde sempre bem definidos: baixar a poluição e reduzir o tráfego no centro de Lisboa.
Noticias ao Minuto - Câmara pondera proibir todos os carros de circular no centro de Lisboa
“Se forem poucos os carros afectados pelas restrições de circulação, a procura de soluções para diminuir a concentração de poluentes para níveis legais terá de ser feita pela redução global de tráfego e não apenas nos veículos mais poluentes”, refere o vereador.
As zonas de emissões reduzidas na capital já estão definidas, mas só em Abril do próximo ano é que esta proposta estará fechada.
Em cima da mesa está também a possibilidade de alargar a excepção de circulação nestas zonas a todos os lisboetas, e não apenas aos moradores, bem como a de permitir a circulação de carros cujos modelos, apesar de antigos, respeitam as normas europeias quanto à emissão de poluentes.
“A data [do veículo] é uma referência, o que interessa é a norma euro que respeitam”, confirma o vereador Fernando Nunes da Silva, sublinhando que os objectivos da proposta estão desde sempre bem definidos: baixar a poluição e reduzir o tráfego no centro de Lisboa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário