6 de dezembro de 2012

Portugal devia imitar Alemanha e subir idade da reforma para 67 anos

O antigo chefe de Governo da Alemanha, Gerhard Schröder, exaltou as vantagens do aumento da idade da reforma dos 65 para os 67 anos, no âmbito de uma visita a Portugal. Não obstante, o ex-responsável defendeu o refrear da austeridade que, considera "está a asfixiar a economia" do País.

O ex-chanceler alemão Gerhard Schröder aconselhou o Governo português a aplicar algumas medidas análogas àquelas que foram aplicadas na Alemanha. Esta lógica mimética ganhou especial expressão no que concerne ao aumento da idade da reforma dos 65 para os 67 anos, ainda que de forma gradual.
Numa visita ao País, Schröder fez a apologia de um processo de modernização da economia, defendeu que a bitola governamental se deixe de reger tanto por políticas de austeridade.
Ora, o ex-responsável pelos destinos da Alemanha enumerou as reformas por si lançadas naquele país como exemplo a ser seguido. “É preciso um reajustamento dos sistemas de Segurança Social. Na Alemanha subiu-se a idade legal da reforma para os 67 anos”, sublinhou o antigo chanceler, citado pelo Diário de Notícias.
Por outro lado, no entender de Schröder “a austeridade por si só não é suficiente para resolver a crise. A austeridade asfixia as economias e em Portugal isso já está a acontecer”.
O antigo chefe do Governo alemão advogou ainda o ingresso da Turquia na União Europeia, bem como uma aproximação comercial à Rússia.

Noticias ao Minuto - Portugal devia imitar Alemanha e subir idade da reforma para 67 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário