É uma tendência crescente nas sociedades ocidentais e Portugal não é excepção: há cada vez mais animais domésticos obesos, imitando a má alimentação dos donos e os hábitos sedentários.
O alerta é da Associação para a Prevenção da Obesidade nos Animais que estima que 40% dos cães e 30% dos gatos portugueses sejam gordos. Dados da mesma associação concluíram que, entre 2007 e 2009 o número de cães obesos aumentou 2% e o de gatos 5%.
A incidência da obesidade aumenta com a idade, principalmente entre os cinco e os 12 anos, e é mais frequente em animais esterilizados.
Além da conclusão de que os donos que não fazem exercício e comem demasiado inculcam esses comportamentos nos seus animais, a Associação para a Prevenção da Obesidade nos Animais refere que o problema está no tipo de comida que lhes é dado: “A alimentação industrializada é preparada para responder às necessidades nutricionais de forma a contribuir para a sua saúde e longevidade. Por isso, é um erro quando exageram nos petiscos e lhes dão da nossa comida.”
Para existir um compromisso conjunto do dono e do animal de estimação, há recomendações: ter especial atenção à quantidade e qualidade de alimentos que se ingere e aumentar a mobilidade, aumentando o tempo dedicado à actividade física.
FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/animais-imitam-donos-e-estao-cada-vez-mais-obesos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário