3 de fevereiro de 2011

Doença rara faz com que mão esquerda lhe bata

Uma “mão possuída” é como Karen Byrne descreve a sua mão esquerda, que age por “vontade própria”. A norte-americana, diagnosticada aos dez anos com epilepsia, luta aos 55 anos pelo contra Síndrome de Mão Alheia, uma doença rara que surgiu após uma operação para dividir os dois hemisférios.

Karen Byrne, de 55 anos, vive com efeitos de uma operação para controlar a epilepsia, onde lhe foi cortado o corpo caloso, parte do cérebro que liga os dois hemisférios e os mantém em contacto. Agora, ao fim de 18 anos, os médicos encontraram medicação que parece ajudar a regular o hemisfério direito do cérebro.

Apesar de controlar a epilepsia da norte-americana, a cirurgia trouxe-lhe outros problemas. Segundo os médicos, muitas pessoas que passam por este procedimento levam uma vida aparentemente normal, mas, no caso de Karen, o seu lado direito recusou-se a ser dominado pelo esquerdo, após a operação.

Prestes a declararem a operação um sucesso, os médicos deram com Karen, na altura com 27 anos, a desabotoar a camisa com a mão esquerda. Rapidamente começou a deparar-se com uma mão fora de controlo: "Tirava coisas da minha mala sem que eu percebesse. Perdi muitas coisas até que eu percebesse o que estava a acontecer", diz.

Noutros casos, Karen era esbofeteada pela mão, fazendo com que o rosto ficasse inchado com o gesto repetido.

No documentário da ‘BBC', a norte-americana relata também o descontrolo que por vezes sentia com a perna esquerda, que a levava andar em círculos nas lojas, por querer ir para a direita e a outra perna decidir ir para a esquerda.

CONTROLO DOS HEMISFÉRIOS

O hemisfério esquerdo, que controla o braço e a perna direitos, tende a ser onde residem as habilidades linguísticas enquanto o hemisfério direito, por sua vez, controla o lado esquerdo do corpo e é responsável pela localização espacial e pelo reconhecimento de padrões.

A descoberta do hemisférios remonta à década de 40, quando os cirurgiões adoptaram o procedimento de tratar casos extremos da epilepsia com o corte do corpo caloso.

Roger Sperry recebeu em 1981 um Prémio Nobel pela descoberta de que "cada hemisfério é um sistema de consciência isolado, percebendo, pensando, lembrando, raciocinando, querendo e emocionando-se".

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/doenca-rara-faz-com-que-mao-esquerda-lhe-bata

Nenhum comentário:

Postar um comentário