15 de fevereiro de 2011

Reino Unido: Adolescente planeia funeral


A história de uma adolescente está a comover o Reino Unido. Com apenas 17 anos, Donna Shaw sabe que um cancro nos ossos lhe vai retirar a vida dentro em breve, mas não baixa os braços: já sabe o que vai fazer nos últimos momentos e ainda como vai decorrer o seu funeral.

O drama de Donna começou em Fevereiro de 2010 quando lhe foi diagnosticado Sarcoma Ewing, uma forma rara de tumor maligno que atinge principalmente crianças e adolescentes. Após uma cirurgia que retirou 80 por cento do tumor principal do seu braço, a jovem submeteu-se a um tratamento de quimioterapia. Mas em Janeiro deste ano recebeu a terrível notícia de que os medicamentos não estavam a funcionar e que o cancro se tinha espalhado.

Com o destino traçado, Donna revela uma grande força interior e já sabe o que quer fazer enquanto for viva e ainda como vai decorrer o seu próprio funeral. A mãe, que abandonou o trabalho num restaurante para acompanhar a filha, afirma que Donna é uma “inspiração” para todos os que a rodeiam. “Ela escolheu tudo: as músicas, as cores das flores e tem um vídeo que ela quer que seja exibido no funeral”, explica Nikki Parker.

“Na verdade, isso facilitou as coisas. Parece disparate, mas o facto de que ela está a ser tão forte, ajuda”, considera a progenitora, sublinhando que “esses são os últimos desejos de uma menina de 17 anos e isso é o que vai acontecer quando chegar a hora”.

Até ao dia fatal, Donna pretende assistir ao concerto dos Westlife, em Março, e assistir ao espectáculo dos skaters Torvill e Dean, em Abril.

Ter tudo planeado dá forças a Donna, mas não lhe retira o medo. “Não tenho medo de morrer. Tenho medo de deixar a minha família”, diz. “É duro não saber quando (vou morrer), mas sou uma lutadora. Tenho uma sobrinha que vai nascer em Abril, ainda vou estar por aqui até lá”, conclui.

FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/reino-unido-adolescente-planeia-funeral

Nenhum comentário:

Postar um comentário