28 de fevereiro de 2011

Cada dador de esperma vai custar 400 euros ao Estado

Já há homens interessados em dar esperma mas o primeiro banco público de gâmetas ainda não começou a fazer colheitas.

Ainda não entrou em funcionamento mas os interessados já começaram a aparecer. O banco público de gâmetas, que vai funcionar na Maternidade Júlio Dinis, no Porto, recebeu contactos de homens que querem ser dadores de esperma. Um bom presságio, muito embora a responsável pelo projecto não tenha grandes expectativas quanto à possibilidade de generalização desse desejo.

"Esperamos ter alguma adesão. Não sei se vai ser grande", revelou ao i Isabel Sousa Pereira. Cada dador vai custar ao Estado cerca de 400 euros, um valor que sobe para os 500 euros para as mulheres que querem dar óvulos, acrescido do preço do procedimento cirúrgico de recolha.

Em notícias que circulavam anteriormente e que não foram confirmadas pela responsável, a diferença de compensação financeira entre homens e mulheres era maior, entre 40 euros para os homens e cerca de 600 para as mulheres. Isabel Sousa Pereira não sabe de onde vieram esses valores, mas confirma que a discrepância tem necessariamente de existir. "Ao contrário dos homens que fazem uma colheita de esperma normal, que pode não ser muito agradável, mas não é invasiva, as mulheres têm de se submeter a um procedimento invasivo. Têm de fazer todo um tratamento de estimulação ovárica, que implica medicação injectável durante um certo período, implica vindas cá para monitorização do crescimento folicular, implica ecografias, análises, e depois a colheita dos folículos onde estão os ovócitos, que obriga a sedação."

Desengane-se quem pensar que pode ser bom negócio. Cada dadora não pode dar origem a mais de três gravidezes, um número que sobe para oito nos homens. "Estes limites são para evitar problemas de consanguinidade", explica a médica.

Os dadores têm de ter mais de 18 anos, mas os homens podem ser dadores até aos 40 e as mulheres só até aos 35. "Devem ser saudáveis e não ter, eles próprios ou a família, história de patologias importantes que possam vir a ser transmitidas a uma futura criança."

FONTE: http://www.ionline.pt/conteudo/107390-cada-dador-esperma-vai-custar-400-euros-ao-estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário