25 de junho de 2012

10 detidos por fraude ao Sistema Nacional de Saúde

Pelo menos 10 pessoas foram hoje detidas pela PJ na sequência da investigação a um esquema de fraude com medicamentos ao Serviço Nacional de Saúde. O valor da fraude apurada até ao momento ronda os 10 milhões de euros, mas as autoridades admitem que possa chegar aos 50 milhões. 

Dois médicos, cinco delegados de informação médica, dois armazenistas e uma pessoa que fazia a ligação entre os elementos do grupo foram detidos hoje numa investigação sobre fraudes no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com o que o DN apurou os dois médicos residem na zona de Vila do Conde. De acordo com fonte ligada ao processo, o esquema passava pela prescrição de medicamentos com elevada comparticipação do Estado a doentes que deles não precisavam e que nem sabiam que existia uma receita em seu nome.
Os medicamentos eram levantados e mais tarde reintroduzidos no mercado nacional, onde eram vendidos novamente, ou seguiam para outros países. O prejuízo para o Estado apurado até agora ronda os 10 milhões de euros, mas as autoridades estimam que possa chegar aos 50 milhões de euros.
A investigação, a cargo da Polícia Judiciária (PJ) e do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), incidiu na região norte, designadamente no Porto, Maia e Pombal, tendo sido realizadas diversas buscas domiciliárias e não domiciliárias.
A investigação recebeu o nome de "Operação Remédio Santo", envolveu a Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ e visou averiguar a eventual prática de crimes de falsificação de documentos, burla qualificada e corrupção.
Foi ainda, de acordo com o comunicado da PJ, apreendido "diverso material relacionado com a prática da atividade criminosa em investigação e outro obtido com recurso aos proventos daí resultantes, como sejam viaturas de gama alta".
Os detidos serão terça-feira presentes às autoridades judiciárias competentes, "tendo em vista o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação".
 
10 detidos por fraude ao Sistema Nacional de Saúde - Portugal - DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário