4 de junho de 2012

Portugueses têm de trabalhar 155 dias para pagar os impostos

Ainda assim, há quem tenha de trabalhar mais: é o caso dos belgas que só a 5 de Agosto se libertam dos impostos. 

Hoje é o primeiro dia livre de impostos em Portugal. Significa que é o primeiro dia do ano em que o montante ganho pelos contribuintes vai exclusivamente para as suas despesas ou investimentos.
A data consta de um estudo da organização New Direction, Fundação para a Reforma Europeia que calcula o número de dias que os contribuintes europeus têm de trabalhar para pagar os seus impostos ao Estado. No total dos 27 países da União Europeia, Portugal não é dos países que mais tempo leva para pagar impostos, ficando em 9º lugar. São 155 dias para que os contribuintes trabalham para saldar as suas obrigações fiscais, mais cinco dias do que em 2011. No topo da tabela está Malta, cujos contribuintes ficaram livres de impostos a 11 de Abril. Os gregos ‘libertaram-se' das suas obrigações fiscais a 31 de Maio. Já no último lugar estão os belgas que têm de trabalhar mais de meio ano - até 5 de Agosto - para pagar os seus impostos.
A carga fiscal tem vindo a aumentar em Portugal em vários impostos, desde o IRS, ao IVA ou ao imposto sobre o tabaco, por exemplo. E no próximo ano, a tendência acentua-se, pelo que os contribuintes deverão ter de trabalhar mais dias para se verem livres de impostos. No IRS e no IMI, por exemplo, os aumentos serão mais visíveis, com os limites às deduções fiscais e com a avaliação geral do património que as Finanças estão a levar a cabo.
Portugueses têm de trabalhar 155 dias para pagar os impostos | Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário