26 de junho de 2012

Câmara de Lisboa quer pagar 19 mil euros a Mega Ferreira por estudo sobre museus da cidade

A Câmara de Lisboa quer pagar quase 19.000 euros ao ex-presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), António Mega Ferreira, por um estudo sobre os museus da cidade.

Segundo uma proposta a que a Lusa teve acesso – e que não foi disponibilizada ao PÚBLICO, apesar de ter sido ontem pedida – , que será discutida na quarta-feira, a câmara quer adquirir uma prestação de serviços ao escritor Mega Ferreira com o preço base de 15.400 euros, mais IVA, o que totaliza 18.942 euros, para a “elaboração de uma reflexão crítica contemporânea e alargada no sentido do que poderá ser hoje um museu de Lisboa”.

Tendo em conta a “actual conjuntura de mudanças de paradigma nas políticas culturais em geral”, as vereadoras da Cultura e das Finanças, Catarina Vaz Pinto e Maria João Mendes, respectivamente, consideram “necessário e pertinente a elaboração de uma reflexão crítica contemporânea e alargada” dos museus da cidade.

A escolha recaiu sobre Mega Ferreira devido ao seu “extenso currículo, profundo conhecimento e experiência comprovada nas áreas da gestão cultural e da cultura contemporânea”, já que este estudo deve ser “desenvolvido por um especialista devidamente habilitado”, justificam as vereadoras.

A autarquia recorda que existem já estudos históricos e museológicos – feitos no âmbito do Museu da Cidade e do Grupo de Trabalho para a Criação da Rede de Museus Municipais de Lisboa – , mas que a evolução do museu em Lisboa “beneficiará em muito de uma abordagem técnica especializada complementar”.

A aquisição dos serviços carece unicamente de parecer favorável do executivo municipal, confirmou a Lusa com fonte autárquica.

A Lusa tentou obter mais esclarecimentos por parte da vereadora da Cultura, que remeteu declarações para depois da reunião de câmara de quarta-feira, quando esta proposta será discutida.

Câmara de Lisboa quer pagar 19 mil euros a Mega Ferreira por estudo sobre museus da cidade - Cultura - PUBLICO.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário