20 de junho de 2012

Manuel Godinho chamado por nota de 20 euros

O tribunal de Aveiro mandou esta quarta-feira notificar Manuel Godinho, principal arguido no processo Face Oculta, para comparecer na audiência de julgamento do próximo dia 28, quando será ouvido o vigilante a quem o sucateiro terá entregue 20 euros.

O colectivo de juízes que está a julgar o caso marcou para aquele dia o depoimento de Pedro Correia, vigilante da Prosegur que, à data, era responsável pela segurança das instalações da Central Alto de Mira da REN (Redes Energéticas Nacionais).
Segundo fonte judicial, a presença do arguido no tribunal servirá para que a testemunha o possa identificar como sendo o sujeito que, em 2008, lhe entregou uma nota de 20 euros, tal como refere a acusação.
O Ministério Público entende que o sucateiro pretendia que Pedro Correia se abstivesse dos comportamentos delatores que tinha assumido em 2006 e não reportasse a entrada de camiões com carga.
O trabalhador da firma Prosegur repudiou, no entanto, esta atitude, e deu conhecimento dela ao seu superior hierárquico, redigindo um relatório a narrar o sucedido, que entregou aos responsáveis da REN.
Na sequência deste caso, Manuel Godinho foi impedido de entrar nas instalações da empresa responsável pela Gestão das Redes Energéticas Nacionais sem solicitar antecipadamente autorização ao responsável pela instalação.
Já em 2006, Pedro Correia tinha alertado os responsáveis da REN para alegadas irregularidades, envolvendo a empresa O2 de Manuel Godinho.
Nesse ano, o vigilante começou, por sua iniciativa, a registar as horas de entrada e saída dos camiões e respectivos condutores, constatando que as viaturas saíam com pouca carga e que o espaço temporal entre a hora de saída e a hora dos talões de pesagem nas instalações da O2 se mostrava incompatível com a distância percorrida entre aqueles dois locais.
De acordo com a acusação, Pedro Correia manifestou estes factos e as suas preocupações a Juan Oliveira, co-arguido no processo, que não terá feito nada para evitar a continuação da actividade fraudulenta.
O processo Face Oculta está relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objectivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho nos negócios com empresas do sector empresarial do Estado e privadas.
Entre os arguidos estão Armando Vara, ex-administrador do BCP, e José Penedos, ex-presidente da REN, assim como o seu filho Paulo Penedos.
Manuel Godinho chamado por nota de 20 euros - Última Hora - Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário