20 de junho de 2012

Escolas novas já estão degradadas



O Tribunal de Contas arrasa as obras de beneficiação e modernização das escolas Passos Manuel e D. João de Castro, em Lisboa. Em duas auditorias divulgadas esta quarta-feira, realizadas às obras nestas escolas (incluídas no programa de modernização do Parque Escolar), o TC indica que no caso da Passos Manuel, as obras derraparam quase 7,5 milhões de euros, atingindo 23,6 milhões de euros.

Nesta escola, poucos meses após a conclusão dos trabalhos, a degradação já era visível: portas de madeira com fissuras e empenadas, caixilharias empenadas e com fechaduras estragadas. E só na construção das instalações para a associação ALPA (Antigos Alunos Passos Manuel), foram gastos 297 mil euros, correspondentes a uma área bruta de 87,89 metros quadrados (3381 euros por metro quadrado).
Já quanto à empreitada da escola D. João de Castro, a derrapagam nos custos das obras foi inferior: 13,2 por cento a mais, a que correspondem 1,8 milhões de euros. No total, a reabilitação da escola custou 15585818 euros, sendo que o Tribunal de Contas descortinou despesas ilegais de quase dois milhões de euros. Nesta escola, foram verificadas várias desconformidades entre o contratado e o executado e as “optimizações de soluções” decididas pela Parque Escolar, resultaram num prejuízo de 58987 euros.

Escolas novas já estão degradadas - Última Hora - Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário