1 de agosto de 2011

Bancos lucram 2,6 milhões por dia

Os lucros dos cinco maiores bancos portugueses caíram 417 milhões de euros no primeiro semestre face ao período homólogo de 2010, de acordo com os resultados das instituições recentemente divulgados.

Somados os lucros dos bancos privados BES, BPI, BCP e Santander Totta com os do banco público Caixa Geral de Depósitos (CGD), no primeiro semestre de 2011 o resultado líquido das principais instituições bancárias a operar em Portugal foi de 479,6 milhões de euros. Em termos diários, os cinco principais bancos em Portugal obtiveram lucros de 2,6 milhões de euros ao longo do primeiro semestre de 2011.

Este valor representa uma queda de 417,8 milhões de euros face ao primeiro semestre de 2010, quando os mesmos bancos lucraram 897,4 milhões de euros, ou seja, uma redução de 46 por cento.

Num semestre em que todos os bancos viram o seu lucro diminuir, a maior queda aconteceu no banco Santander Totta, com o resultado líquido a cair 70 por cento em 2011 face ao mesmo período de 2010. A CGD apresentou a menor queda, com os lucros do banco público a cederem 16,6 por cento.

Apesar da tendência negativa face ao ano anterior, a média combinada do resultado líquido dos maiores bancos fixou-se em quase 95 milhões de euros por instituição nos primeiros seis meses do ano, contra os quase 180 milhões de euros do mesmo período de 2010.

O banco mais lucrativo foi o BES, ao apresentar lucros de 156 milhões de euros, apesar da queda de 44,7 por cento face ao primeiro semestre de 2011, ou seja, menos 126 milhões de euros.

O segundo lugar vai para o BCP, com lucros de 88,4 milhões de euros (menos 45,8 por cento do que em período homólogo). Santos Ferreira, o presidente da instituição, surpreendeu o mercado na apresentação de resultados ao adiantar que as operações do banco na Europa (com excepção de Portugal) passam a ser não 'core', o que significa que pode vender pelo menos parte da operação na Polónia, para reforçar a apostar em África, mas também no Brasil e na China.

Já a CGD fechou o primeiro semestre com lucros de 83,5 milhões de euros, no momento em que a presidência executiva passa de Faria de Oliveira para José de Matos, e o BPI com 79,1 milhões de euros. No caso do banco liderado por Fernando Ulrich, este valor significou uma queda de 20,4 por cento face ao primeiro semestre de 2010.

O Santander Totta registou nos primeiros seis meses do ano o menor lucro entre as cinco principais instituições bancárias, de 72,6 milhões de euros, menos 70 por cento do que no mesmo período de 2010.

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário