Na terça-feira assinala-se o Dia Mundial da Meningite, uma das principais manifestações da Doença Invasiva Pneumocócica (DIP), a par da pneumonia e das otites, e que pode provocar sequelas graves ou mesmo a morte em crianças.
Em Portugal, segundo dados estatísticos da SPP, a DIP afectou 289 crianças portuguesas entre 2008 e 2010, 127 das quais entre os anos de 2009 e 2010.
Em declarações à Agência Lusa, uma responsável da SPP e membro da secção de Infecciologia Pediátrica defendeu que a vacinação é a melhor forma de prevenir a meningite, mas admitiu que há crianças que não têm acesso à vacina, já que esta não faz parte do Plano Nacional de Vacinação (PNV).
"A vacina é cara e por motivos económicos, nem todos os pais podem vacinar as suas crianças. Há crianças que infelizmente não têm porque os pais não têm disponibilidade económica para a comprar", disse Maria João Brito.
A especialista explicou que existem meningites que podem provocar doenças muito graves nas crianças, podem provocar a morte ou, nas crianças que sobrevivem, deixar sequelas graves. "Essas sequelas podem ir desde atrasos mentais, atrasos do desenvolvimento, epilepsias, surdez, uma série de complicações", alertou a médica Maria João Brito.
Há crianças sem vacina contra meningite devido a preço - Última Hora - Correio da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário