13 de fevereiro de 2012

Comentadores de ‘Este Tempo’ demitidos ‘fora de prazo’

Três dos colaboradores do programa de opinião ‘Este Tempo’, da Antena 1, confirmaram esta segunda-feira, à saída das respectivas audições na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que só foram avisados do fim do vínculo que os ligava à RTP uma semana antes do fim dos contratos, quando o que estava estabelecido era 15 dias de antecedência.

“O contrato previa que fosse notificado por escrito do fim do programa 15 dias antes do programa acabar. Para todos os efeitos, [fui notificado] por um telefonema no dia 23 de Janeiro sobre um contrato que terminava dia 31 de Janeiro", disse aos jornalistas Gonçalo Cadilhe no final da audição. “Fui avisado do [fim do programa] por telefone pelo Ricardo Alexandre [ex-director adjunto de informação da Antena 1] que me disse na altura que se ia demitir”, acrescentou o escritor.
Também Rita Matos, outra das colaboradoras do programa, confirmou ter sido informada pelo ex-responsável da RDP do fim do programa, acrescentando que "o contrato estabelece que deve ser denunciado até 15 dias antes. Não foi o caso. A única coisa que questionei quando me foi dada a informação do fim da crónica foi realmente ter sido uma semana antes do término do contrato.". A actriz diz não ter, no entanto, obtido resposta.
Já Raquel Freire afirmou ter “um contrato com a Rádio e Televisão de Portugal que diz que, para o término deste, tem de ser comunicado por escrito duas semanas antes”. E questiona: “Se a decisão tinha sido tomada antes porque é que não recebi até hoje nenhuma carta mas recebi antes um telefonema informal horas antes da minha última crónica?”. A cineasta acrescentou que a justificação que lhe foi dada foi que o director-geral da RTP, Luís Marinho, “queria o fim do programa”.
António Granado, editor de multimédia da RTP, outro dos colaboradores do programa, recusou prestar declarações.
De acrescentar que um grupo de quatro pessoas marcou presença junto das instalações da (ERC) para prestar apoio a Raquel Freire. No local estiveram ainda presentes sete agentes da Polícia de Segurança Pública, que se limitaram a observar o grupo que afirmou ao jornalistas: “Não nos calaremos”.
“Não compreendemos esta desproporção”, disse ao CM um dos membros, acrescentando que não se tratava de nenhum manifestação mas apenas de “um grupo de amigos que veio apoiar uma amiga”.
Recorde-se que a polémica sobre o fim de ‘Este Tempo’ surgiu depois de Pedro Rosa Mendes ter acusado a RTP de censura, por ter suspendido o programa na mesma semana em que o ex-correspondente da Lusa em Paris lançou fortes críticas ao especial ‘Prós e Contras’ (RTP 1), emitido no dia 16 de Janeiro em directo de Luanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário