Perto de 60 por cento dos alunos do 9.º ano que realizaram a prova registaram notas negativas.
A Matemática é um pesadelo para a maioria dos alunos do Ensino Básico face às notas obtidas nos Exames Nacionais de 2011. As pautas das disciplinas de Matemática e Português são fixadas hoje nas escolas e os resultados não são animadores. Cerca de 58 por cento, ou seja, 52 531 dos 90 mil alunos do 9º anos que realizaram o exame de Matemática obtiveram nota negativa. No final do ano lectivo, 31 por cento dos 86 297 alunos internos chumbaram à disciplina. A média baixou de 57 por cento em 2009 para 50 em 2010, situando-se agora em 43 por cento.
"São resultados muito preocupantes. Este ano tivemos 30 mil alunos com menos de 30 por cento, são mais 10 mil do que em 2010. Menos de 30 por cento, numa prova com a de este ano, é muito fraco", comentou Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, acrescentando: "Estes resultados indicam as dificuldades que estes alunos têm e demonstram que os resultados de há dois anos, quando as notas subiram, mascaravam os conhecimentos reais dos alunos."
A Língua Portuguesa, por sua vez, a classificação média baixou cinco pontos em relação a 2010, passando de 56 para 51 por cento. No final do ano, 9 por cento dos 85 388 alunos internos tiveram negativa à disciplina. Edviges Ferreira, presidente da Associação de Professores de Português, não se mostrou surpreendida. "Apesar de a percentagem de negativas ter aumentado e de existirem mais alunos com nível um, ainda mantemos uma média positiva", referiu Edviges Ferreira, para quem "a prova exigia aos alunos uma concentração que talvez ainda não consigam ter com a idade que têm".
Segundo o Ministério da Educação, as provas foram realizadas em 1295 estabelecimentos de ensino, dos quais 1087 da rede pública e 208 do ensino particular e cooperativo. No processo de classificação das cerca de 180 000 provas de exame estiveram envolvidos 5402 docentes, dos quais 2698 classificaram provas de Língua Portuguesa e 2704 classificaram provas de Matemática.
FONTE: Correio da Manhã
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