29 de maio de 2012

Adolescente presa por faltar às aulas

Diane Tran tem 17 anos e é uma das melhores alunas da sua escola, no Texas (EUA). Mas além de estudar, a jovem tem ainda que manter dois empregos para sustentar os irmãos. O esforço obrigou-a a faltar a algumas aulas. E foi presa por isso. 

A jovem frequenta o 11.º ano e pertence ao quadro de honra da Escola Secundária de Willis, no Texas. No entanto, a ausência nas aulas levou a que fosse presente ao Tribunal de Menores.
Diane Tran não tem conseguido ser assídua nas aulas de Espanhol, Inglês, Álgebra e História, consequência do cansaço proveniente dos dois empregos que mantém para ajudar a sustentar os irmãos.

Depois de os seus pais se terem divorciado e mudado para outra cidade, a jovem teve que começar a trabalhar. Sozinha, Diane ficou a viver em casa da família que lhe deu emprego aos fins de semana, segundo avançou o jornal "The Huffington Post".
"A Diane vai do trabalho para a escola e da escola para o trabalho", contou Devin Hill, colega de turma. "Sei que ela fica acordada até as sete da manhã para conseguir fazer os trabalhos de casa", acrescentou.
Contudo, se um aluno ultrapassar as dez faltas injustificadas num período de seis meses terá que ser encaminhado para o Tribunal de Menores, lei que foi aplicada ao caso de Diane Tran.
"Nestes casos, a resolução do problema fica nas mãos do tribunal", leu-se no comunicado da instituição escolar.
A jovem passou a noite de quarta-feira passada na prisão e foi obrigada a pagar uma coima de cerca de 80 euros.

Fenómeno de ajuda nasce na Internet
O caso de Diane Tran transformou-se num fenómeno online com dezenas de blogues e sites a quererem solucionar a situação em que se encontra a aluna.

"HelpDianeTran.com", criado pela Associação pela Educação de Crianças do Lousiana em conjunto com a "Anedot and Gatorworks" já angariou mais de mil euros para ajudar a regularizar a situação financeira de Diane.
Por sua vez, o blogue "Change.org" reuniu cerca de oito mil assinaturas numa petição contra a coima e sentença aplicadas sobre a adolescente. "Esta jovem maravilhosa merece uma medalha e não a prisão", escreveu Letitia Gutierrez num comentário ao blogue.

Veja o vídeo no JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário