9 de maio de 2012

Estudantes chineses injectam aminoácidos para aguentar exames nacionais

Se em Portugal os exames nacionais são uma dor de cabeça para alunos e professores, na China, o exame de acesso ao nível académico superior é encarado como um assunto de vida ou morte e para ter uma boa classificação vale tudo. Até injectar soro carregado de aminoácidos para ter energia.

O Gao Kao - nome do exame que anualmente leva alunos do ensino secundário chinês à exaustão - é em Junho, mas a maratona já começou. Enquanto uns fazem planos de estudo e se agarram aos livros, outros fazem tudo isso com uma 'ajuda extra' proporcionada pela própria escola.
Num liceu da cidade de Xiaogangm na provincia de Hubei, China Central, a direcção da escola confirmou já que aos alunos é providenciado um líquido saturado de aminoácidos que funciona como um suplemento de energia. Esta solução é, normalmente, administrada a pessoas doentes em situação hospitalar.
Para além disso, todo o equipamento necessário foi disponibilizado pela escola e colocado nas salas de estudo, o que começou a gerar controvérsia depois de, num blogue de um estudante da escola, terem sido publicadas fotos onde se vê os estudantes a recorrerem a este método insólito.
De acordo com o China Daily, que cita o presidente da Sociedade Chinesa de Nutrição, esta prática não é necessariamente positiva e pode ser prejudicial, causando distúrbios no funcionamento renal e no volume de proteínas do corpo. As imagens, publicadas no blogue de um estudante da escola estão a levantar um coro de protestos
Estudantes chineses injectam aminoácidos para aguentar exames nacionais - Vida - Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário