14 de maio de 2012

Queima de Braga bate recorde no "bota-abaixo" de cerveja

Noite quente e cerveja gelada, com os Xutos e Pontapés, animaram os 20 mil que acorreram ao gatódromo para a folia do Enterro da Gata, na madrugada de domingo. E bateu-se o recorde de cervejeiros em fila.
Estudantes da UMinho bateram o recorde - ainda por oficializar -, do Guinness do maior "bota-abaixo" de cerveja. A prova, organizada pela Azeituna e que aguarda homologação do Guinness, decorreu na madrugada no gatódromo, em Braga. 

Foram 1422 a beber um fino cada, entre a 1 e as 7 da manhã, afogando a marca anterior de 1328 finos, registada na Bélgica, em 2008. "O registo segue para o Guinness", diz João Raminhos, da Azeituna. Daqui a oito semanas, há de chegar o "carimbo" do Livro dos Recordes.
Durante seis horas, os estudantes organizaram-se numa fila, na barraca da Azeituna, e, um atrás de outro, lá foram "botando abaixo" a cevada fermentada. Com recinto cheio, mais de 20 mil pessoas assistiram ao concerto dos Xuto & Pontapés, mas havia outras preocupações a gerir.
A segurança apertada - cerca de uma centena de elementos da PSP de Braga e da segurança privada GIRPE -, e os constantes turnos da "Gata na Saúde", a cargo de estudantes da UMinho, e da "+ Saúde - Riscos", da Cruz Vermelha, cuidavam dos exageros. "Há sempre pequenos acidentes a tratar e os excessos do álcool. Os casos mais graves seguem para o Hospital de Braga, pelos bombeiros", refere Ana Sousa, aluna de Enfermagem responsável pelo projeto "Gata na Saúde" e que, em duas noites, registou 350 pessoas na tenda "INEM".
Ao lado, a Cruz Vermelha dá apoio a situações de "crise de stresse elevado, ansiedade e ataques de pânico", diz Tânia Crista, psicóloga, acrescentando que tais casos podem resultar de "policonsumos de substâncias psicoativas, violência física e emocional, ou de stresse". Em 2011, houve 42 situações; neste ano, 5.

Ler + no JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário