Segundo dados da ANACOM, cerca de 1,3 milhões de pessoas serão afectadas pelo desligamento do sinal analógico, sendo que 70% já estavam preparadas para a migração no início de Janeiro, o que corresponde a cerca de 910 mil. Destas, diz a entidade reguladora, 47% (427 mil) optaram por adquirir um televisor preparado para receber a TDT, enquanto 42% (382 mil) preferiram comprar um descodificador. Os restantes 11% (100 mil) terão feito a transição de forma mista, ou seja, com a aquisição de um televisor e de um descodificador.
Assim sendo, e tendo em conta os últimos preços médios divulgados pela ANACOM, terão sido gastos cerca de 85,4 milhões em televisores (custo médio de 200 euros para um aparelho de 26 polegadas) e 15,3 milhões em descodificadores (custo médio de 40 euros). A estes valores somam-se 24 milhões gastos por quem comprou os dois equipamentos (4 milhões em descodificadores e 20 milhões em televisores).
Os preços médios dos descodificadores para TDT e dos kits satélite são revistos semestralmente, de forma a acompanhar a evolução do mercado. No início de Janeiro, o kit satélite baixou, em média, de 55 para 40 euros e, segundo a ANACOM, é possível que desça mais, caso o valor dos descodificadores TDT standard baixe 10% ou mais.
FONTE: Correio da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário