19 de janeiro de 2012

125 milhões para receber sinal TDT

O processo de implementação da Televisão Digital Terrestre (TDT), que termina a 26 de Abril, já custou aos portugueses cerca de 124,7 milhões de euros, de acordo com contas do CM.

Segundo dados da ANACOM, cerca de 1,3 milhões de pessoas serão afectadas pelo desligamento do sinal analógico, sendo que 70% já estavam preparadas para a migração no início de Janeiro, o que corresponde a cerca de 910 mil. Destas, diz a entidade reguladora, 47% (427 mil) optaram por adquirir um televisor preparado para receber a TDT, enquanto 42% (382 mil) preferiram comprar um descodificador. Os restantes 11% (100 mil) terão feito a transição de forma mista, ou seja, com a aquisição de um televisor e de um descodificador.
Assim sendo, e tendo em conta os últimos preços médios divulgados pela ANACOM, terão sido gastos cerca de 85,4 milhões em televisores (custo médio de 200 euros para um aparelho de 26 polegadas) e 15,3 milhões em descodificadores (custo médio de 40 euros). A estes valores somam-se 24 milhões gastos por quem comprou os dois equipamentos (4 milhões em descodificadores e 20 milhões em televisores).
Os preços médios dos descodificadores para TDT e dos kits satélite são revistos semestralmente, de forma a acompanhar a evolução do mercado. No início de Janeiro, o kit satélite baixou, em média, de 55 para 40 euros e, segundo a ANACOM, é possível que desça mais, caso o valor dos descodificadores TDT standard baixe 10% ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário