4 de janeiro de 2012

Parto em casa por falta de dinheiro

Grávida, sem companheiro e com apenas 19 anos, vive do rendimento mínimo. Ontem, a jovem entrou em trabalho de parto dentro de casa, em Rio Tinto, Gondomar, e não foi ao hospital por não ter dinheiro para pagar as taxas moderadoras. A rapariga não sabia que podia requerer a isenção do pagamento.


Pouco passava das 14h00 quando a jovem mãe sentiu as primeiras contracções. Sem qualquer ajuda médica, acabou por dar à luz num apartamento da rua Dom Afonso Henriques, onde vivem dois cidadãos brasileiros. A rapariga, da mesma nacionalidade, não é conhecida naquele prédio, e não se sabe se existe alguma relação de parentesco entre os três.
Pouco depois do parto, a jovem começou a sentir-se mal e o seu estado de saúde complicou--se. O INEM foi chamado ao local e prestou os primeiros socorros à mulher, mas era necessária assistência hospitalar. No entanto, a jovem negou o tratamento médico e recusou ser transportada para qualquer unidade hospitalar, alegando não ter poder económico para arcar com os custos, nomeadamente as taxas moderadoras.
Por não conseguirem transportar a paciente e o recém-nascido, os profissionais do INEM solicitaram ajuda à PSP de Rio Tinto. No local, os agentes conseguiram convencer a jovem a ser levada para o Hospital de Santo António, no Porto, onde ficou internada. Até ao fecho desta edição, não foi possível apurar o estado de saúde da mãe e do bebé.
Contactados pelo CM, os dois moradores do apartamento onde ocorreu o parto negaram qualquer envolvimento no caso e mostraram-se surpreendidos. Já alguns vizinhos afirmaram ter visto a ambulância do INEM e o carro-patrulha da PSP, mas desconheciam o motivo da presença das autoridades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário