31 de janeiro de 2012

Associações de dadores de sangue suspendem colheitas

Várias associações de dadores de sangue de todo o País vão suspender a partir de quarta-feira as colheitas previstas, em protesto contra o fim da isenção de pagamento de taxas moderadoras.

Em declarações à Lusa, José Passos, presidente da Associação de dadores de sangue de Viana do Castelo, afirmou que naquele distrito algumas das colheitas, nomeadamente as previstas para os próximos 15 dias, estão suspensas.
No entanto, ao Correio da Manhã, António Mesquita, da associação de dadores de Meadela, explicou que "o distrito não está suspenso e vai continuar as recolhas", dizendo que outros como os de Paredes de Coura ou Ponte de Lima também seguem com as acções previstas.
Apesar disso, à Lusa, José Passos, porta-voz do Movimento das Associações de Dadores de Sangue, tem a informação de que "muitas outras associações no País vão aderir ao protesto".
"Não vamos obviamente dizer às pessoas para não darem sangue, mas a associação não vai fazer qualquer sensibilização e nos dias das colheitas vai dizer ao centro regional da zona para não fazer a colheita, porque as pessoas não vão estar sensibilizadas para a iniciativa", afirmou.
"Esta medida [fim da isenção de pagamento de taxas moderadoras] foi uma machadada nos poucos incentivos que há. Trabalhamos junto da população para que cada vez haja mais gente a dar sangue. Nada lhes oferecem e até as taxas moderadoras lhes tiraram", lamentou, sublinhando que há "pessoas que até pagavam o seu próprio transporte para ir dar sangue".
O responsável acredita que com este protesto vai haver uma grande quebra nas dádivas e lembra que assim que saiu o decreto, "as pessoas começaram logo a não dar sangue", sem ser necessária qualquer iniciativa por parte das associações.

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário