19 de janeiro de 2012

Tenta matar a filha bebé no hospital

Três dias depois de ter sido mãe, uma jovem de 17 anos tentou matar a filha recém nascida, segunda-feira ao início da tarde, em pleno Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Diana N. apertou tanto a menina que acabou por lhe partir uma das pernas. Isto depois de as enfermeiras a terem aconselhado a amamentar a filha. A jovem está agora internada sob detenção na unidade de Psiquiatria daquele hospital. A bebé está a recuperar.

Ao que o CM apurou, Diana não estava a alimentar-se convenientemente desde sexta-feira, altura do parto, e recusou, a partir daí, amamentar a bebé, apesar dos conselhos e esforços da equipa médica. Na segunda-feira, a jovem atacou a bebé.
As enfermeiras chamaram um segurança, que ainda foi agredido com uma dentada. A recém--nascida está a ser acompanhada no serviço de Pediatria e não se sabe quando terá alta médica – a mãe da bebé não referiu qualquer morada quando deu entrada no hospital, já em trabalho de parto. Este caso chegou ao conhecimento da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
Agentes da PSP estiveram no hospital para falar com Diana, que ainda não recuperou emocionalmente e recusa-se a prestar declarações.
O psicólogo José Carlos Garrucho disse ao CM que a criança pode ficar perturbada. "Uma situação com esta violência pode perturbar um bebé e, por isso, é importante entregar a menina a uma pessoa que cuide bem dela", explicou.
Sobre a mãe, considera que deve ter um tratamento eficaz. "Pode levar meses. O que ela teve foi um surto psicótico e isto não é inédito. De facto, a maternidade requer amadurecimento e esta mãe é, de facto, muito jovem. Os médicos devem ter acesso ao histórico desta jovem para chegar ao que aconteceu. A reaproximação com a criança deve ser muito prudente", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário