31 de janeiro de 2012

TDT em discussão no Parlamento

No colóquio que decorreu esta tarde na Assembleia da República sobre a Televisão Digital Terrestre (TDT), o realizador António-Pedro Vasconcelos e o investigador da Universidade do Minho Sérgio Denicoli não pouparam críticas ao processo de implementação do sinal digital, sobretudo à ausência de fiscalização por parte da Anacom, no que diz respeito à publicidade enganosa por parte de “operadores como o Meo”.

Ambos os intervenientes consideraram ainda que as populações mais carenciadas são as mais prejudicadas, sobretudo nas chamadas ‘zonas fantasma’. Ou seja, a TDT não vai chegar a toda a gente e não é, de todo, um processo gratuito, afirmam.
Outra questão criticada por deputados do BE e do PCP, bem como por alguns presidentes de juntas – o debate foi aberto à sociedade civil -  é o facto de Portugal ser o País que tem menos canais com a TDT. Nesta matéria, o administrador da Anacom, Eduardo Cardadeiro, referiu que não compete ao regulador “definir conteúdos”.
O realizador pede um debate nacional sobre a TDT e o futuro da RTP, enquanto o catedrático solicitou mesmo a criação de uma comissão de inquérito para investigar o papel do regulador no processo de implementação da TDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário