7 de novembro de 2011

António Costa quer reduzir semana de trabalho para quatro dias

Autarca de Lisboa diz que redução da semana de trabalho só com concordância do trabalhador.


A Câmara Municipal de Lisboa está a planear medidas de austeridade no município que passam pela redução de despesas com pessoal já a partir de Janeiro de 2012. Em causa está o corte nas horas extraordinárias, a possibilidade de reduzir a semana de trabalho para quatro dias, com um corte salarial correspondente a 20% do vencimento base e a eliminação ou limitação da recolha do lixo na cidade ao sábado.
As medidas constam de um despacho do presidente da Câmara, António Costa, tornado público na sexta-feira, através do boletim municipal da autarquia.
No despacho, de 14 de Outubro, o edil manda as direcções municipais apresentarem um estudo, no prazo de 30 dias, sobre o impacto financeiro em 2012 destas medidas que vão afectar os cerca de dois mil trabalhadores do serviço de higiene urbana de Lisboa e milhares de outros funcionários afectos aos serviços não operacionais da Câmara (a grande maioria, afecta a actividades de escritório). Com o estudo já em marcha, aguardam-se conclusões na próxima semana, as quais visam "habilitar o Executivo a poder tomar decisões com impacto no próximo exercício".
Os funcionários da autarquia arriscam, assim, a novos cortes que acrescerão às reduções salariais médios de 5% da função pública e a suspensão nos próximos dois anos dos subsídios de férias e Natal. Mas o presidente da autarquia já veio dizer que a redução da semana de trabalho para quatro dias e o respectivo corte salarial só podem ser feitos com a concordância do trabalhador. António Costa considera, contudo, que poderão existir funcionários interessados nesta proposta: "Há situações em que pode ser do interesse do próprio só trabalhar quatro dias, recebendo menos, naturalmente, mas podendo ganhar disponibilidade para outras actividades", considerou o autarca em declarações à TSF.

 FONTE: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário