15 de novembro de 2011

Polémica sobre o “fim da crise” marca debate do Orçamento

O início do debate do Orçamento na especialidade ficou marcado pela frase de Álvaro Santos Pereira sobre o “fim da crise” em 2012. 

O ministro da Economia e do Emprego afirmou ontem que 2012 "será o princípio do fim da crise", acrescentando que os "indicadores mostram que em 2013/2014 começará a recuperação económica". Estas foram as palavras de Álvaro Santos Pereira aos jornalistas, já no final da audição parlamentar que serviu para discutir na especialidade o Orçamento do Estado, quando questionado sobre os dados do Instituto Nacional de Estatística, que indicam uma quebra homóloga do PIB em 1,7% no terceiro trimestre.
"2012 será um ano determinante para Portugal e para a economia portuguesa" porque "certamente irá marcar o fim da crise e será o ano da retoma para o crescimento de 2013 e 2014", tinha já afirmado Santos Pereira durante o debate parlamentar. Uma perspectiva considerada demasiado optimista pelas bancadas da oposição e que levaram mesmo a deputada bloquista Mariana Aiveca a comparar Santos Pereira ao anterior ministro Manuel Pinho.
Mais tarde, o ministro da Economia corrigiu as previsões: Santos Pereira não pretendia anunciar o fim da crise, até porque os indicadores "mostram que a recessão irá aumentar nos próximos tempos e o desemprego irá aumentar", sublinhou, acrescentando que "as condições ainda vão piorar antes de melhorarem".
Santos Pereira não quis prever em que trimestre é de esperar melhorias, salientando que "vai ser preponderante a evolução da economia internacional nos próximos tempos" e acrescentando que "há imponderáveis" impossíveis de controlar. No entanto, acrescentou que Portugal tem de fazer a sua parte. O governante recordou ainda as previsões de entidades internacionais que apontam "que a economia portuguesa deva estar a crescer acima de 1% em 2013".
FONTE: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário