3 de julho de 2012

Ataque a criança escandaliza o mundo

A ONG B'Tselem publicou, ontem, a gravação de um polícia de fronteira a agredir uma criança em Hebron, em Israel. A gravação foi feita na semana passada e tem escandalizado as organizações para os direitos humanos.  

A criança, Abd um-Rahman Burgan, 9 anos, encontrava-se num beco na velha cidade ocupada por cinco centenas de colonos israelitas e onde o exército faz constantes patrulhas. Quando passou por dois polícias, um perguntou: "O que estás a fazer a causar problemas aqui?". O polícia puxou o rapaz pelo braço e atirou-o para o chão. O segundo polícia apareceu e pontapeou a criança que continuava no chão.
As imagens foram captadas por um residente de Hebron que está envolvido num projeto da organização B'Tselem que se dedica precisamente a documentar abusos à população palestina. "Eu moro na área. Ouvi uma criança a gritar e vi um soldado pontapear o rapaz no estomago. Quando o polícia saiu, eu aproximei-me da criança. Estava tão assustado que tinha feito xixi", disse Raed Abu Rimle ao diário israelita Yedioth Ahronoth.
A B'Tselem e outras organizações para os direitos humanos relatam quase diariamente abusos locais por parte do exército ou colonos nos territórios palestinos ocupados. A particularidade deste caso é ter sido gravado.
A polícia de fronteira considerou o incidente "excepcional" mas também "grave". As autoridades condenaram a agressão por parte do polícia: "o comportamento destes polícias contradiz os valores da organização". E acusou a B'Tselem de orquestrar o incidente, segundo comentários divulgados pelos meios de comunicação israelitas citados pelo El País.

Ataque a criança escandaliza o mundo - Globo - DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário