30 de julho de 2012

Declara falência mas ganha 14 milhões

José Oliveira e Costa, ex-patrão do BPN, a caminho da insolvência.

José Oliveira e Costa está à beira da falência. Perante a multa de 950 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal (BdP) ao ex-líder do BPN, no âmbito do inquérito ao banco, o ex-banqueiro informou o BdP de que está a caminho da insolvência. De Novembro de 2003 a Agosto de 2005, Oliveira e Costa ganhou com a venda de acções da SLN SGPS, segundo dados dos autos do ‘caso BPN', mais de 14,1 milhões de euros.
O BdP aplicou, no âmbito do inquérito realizado ao BPN, coimas a 17 ex-gestores do ex-Grupo BPN/SLN. Oliveira e Costa foi condenado à multa mais elevada, no valor de 950 mil euros.
Em defesa da sua alegada fragilidade financeira, o ex-líder do BPN afirmou junto do BdP, segundo apurou o CM, que tem os bens penhorados no âmbito de um processo de indemnização cível interposto pelo BPN. Já no final de 2009, na contestação à acção cível interposta pelo BPN, Oliveira e Costa disse estar "numa situação de absoluta carência económica".
No início deste ano, o tribunal decretou o arresto ao ex-banqueiro de mais de 115 mil euros em aplicações financeiras geridas pelo BPN - Gestão de Activos. Quando era líder do Grupo BPN/SLN, entre 1998 e Fevereiro de 2008, Oliveira e Costa registou avultados ganhos com a venda de acções da SLN SGPS.
Os autos do ‘caso BPN', que o CM consultou, revelam que, entre 2003 e 2005, o ex-banqueiro comprou acções da SLN SGPS a um euro e vendeu-as a preços entre dois e 2,8 euros. Com estas operações, Oliveira e Costa obteve mais-valias superiores a 14,1 milhões de euros.
CAVACO OBTEVE LUCROS
Cavaco Silva e a filha, Patrícia, ganharam 356 mil euros na venda de acções da SLN em 2003. Em 2011, foi revelado em tribunal que Oliveira e Costa vendera as acções a Cavaco e à filha por um euro cada, mas comprara-as a 2,10 euros cada uma.

Declara falência mas ganha 14 milhões - Exclusivo CM - Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário