"A deterioração da actividade económica poderá conduzir ao registo de novas imparidades [quando o valor dos activos é actualizado para um valor menor ao último registado] no final do exercício de 2012", adianta o relatório que integra a proposta de Orçamento do Estado para 2013.
O documento afirma que o activo da Parvalorem "é essencialmente composto por valores a receber resultantes de operações de crédito do BPN num total de 2.365,6 milhões de euros líquido de imparidades".
Quanto à Parups, acrescenta, os seus principais activos são constituídos por unidades de participação em fundos de investimento imobiliário (1.034,3 milhões de euros) já com 267,5 milhões de euros de imparidades reconhecidas.
De acordo com o documento, as duas empresas-veículo reclassificadas possuíam no final do ano passado um capital próprio negativo total de 2.354,1 milhões de euros, com destaque para a Parvalorem com 1.907,5 milhões de euros.
As sociedades veículo (Parparticipadas, Parups e Parvalorem) assumiram os activos tóxicos do BPN e terão em sua posse activos com um valor realizável de apenas 44 milhões de euros, de acordo com a Comissão Europeia.
BPN ainda pode aumentar mais o défice deste ano - Última Hora - Correio da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário