20 de novembro de 2012

CDS propôs ao PSD cortes que chumbou ao Bloco

O CDS-PP votou contra uma proposta do Bloco de Esquerda que visava cortar em 50% o financiamento das campanhas. Mas, durante as negociações das alterações ao Orçamento do Estado para 2013 com o PSD, os centristas queixaram-se de não terem conseguido impor um corte para metade na despesa pública com as campanhas, conta esta terça-feira o Diário de Notícias (DN).

o passado dia 8 deste mês, na Comissão de Assuntos Constitucionais, o PSD, CDS e PS votaram contra uma proposta do Bloco que pretendia cortar para metade o financiamento geral dos partidos e das campanhas, o que implicaria uma poupança na ordem dos 45 milhões de euros.
Uma fonte da direcção centrista explicou ao DN que, este voto contra deveu-se ao facto de na mesma ocasião PSD e CDS terem apresentado conjuntamente um projecto de lei.
Ora, qual não é o espanto quando, terminadas as negociações com o PSD para alterações ao Orçamento do Estado para o próximo ano, os centristas se queixam de não terem conseguido impor um corte de 50% no financiamento político.
A mesma fonte esclarece que apresentou esta proposta num contexto de “negociação” em que se estava “a rapar o fundo ao tacho” para mitigar “o enorme aumento de impostos”.
Assim sendo, manteve-se a proposta inicial, apresentada pelos partidos da coligação na Comissão de Assuntos Constitucionais, ou seja, um corte de 10% na subvenção para os partidos políticos e de 20% na das campanhas eleitorais até final de 2013, e os gastos com outdoors não podem exceder 25% dos financiamentos públicos.
Este projecto vai permitir uma poupança de 23 milhões de euros, contra os 45 milhões de euros da proposta do Bloco.

Noticias ao Minuto - CDS propôs ao PSD cortes que chumbou ao Bloco

Nenhum comentário:

Postar um comentário