Erros em cálculos de duas consultoras britânicas lançaram o rumor de que Portugal não teria dinheiro para o pagamento da divida que vence amanhã.
O insólito caso é narrado pela edição online do Diário Económico. Portugal terá amanha de devolver 6,4 mil milhões de euros aos credores, referentes à amortização de uma linha de Obrigações do Tesouro que atinge a maturidade, e ao pagamento de taxas de cupão de vários títulos.
Tal valor assustou os espcialistas das consultoras britânicas Charles Stanley e High Frequency Economics: os economistas destas duas entidades emitiram relatórios a alertar que Portugal poderia entrar em incumprimento amanhã, devido a não dispor de fundos suficientes para fazer face a tais responsabilidades.
Um economista da Charles Stanley emitiu mesmo um relatório, intitulado: 'Portugal à espera da fada dos dentes', onde afirmava não se saber se Portugal tem o dinheiro necessário. O analista dizia mesmo que "o FMI aparentemente também não sabe se Portugal tem o dinheiro e tem estado silencioso sobre o assunto remetendo os investidores para o memorando de entendimento".
No entanto, e após todas estas alegações, ambas as consultoras admitiram terem-se enganado nas contas. A Charles Stanley enviou mesmo um relatório a corrigir o anterior intitulado: 'A fada dos dentes de Portugal já chegou', conta o Económico.
Isto porque, como esclareceu a High Frequency Economics numa nota posterior, as contas dos economistas não tiveram em conta a tranche de 6,1 mil milhões de euros que Portugal recebeu do Fundo Monetário Internacional.
FONTE: Diário de Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário