6 de agosto de 2012

Mais 4 mil horários zero do que em 2011

Mais 4 mil horários zero do que em 2011

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) revelou novos dados sobre a situação dos professores efectivos sem turmas atribuídas (os chamados horários-zero) que foram obrigados a concorrer. Os números agora avançados pela tutela apontam para um aumento de cerca de 4 mil docentes com horário-zero em relação a 2011.

Depois de, na quarta-feira, o MEC ter indicado que nesta altura existem 13 306 professores com horário-zero, na quinta--feira o secretário de Estado João Casanova de Almeida prestou declarações que suscitaram interpretações diversas.
Questionado pelo CM, o MEC veio agora esclarecer, através do gabinete de imprensa, o sentido dessas declarações.
Assim, segundo a tutela, ao número de 13 306 é preciso retirar "cerca de três mil" professores que concorreram "a mobilidade interna por doença ou para desempenho de funções em organismo do MEC, outros ministérios e instituições".
"Verdadeiros horários-zero são cerca de 10 mil", sublinha o MEC, frisando que "nesta altura do processo, no ano anterior, estavam identificados 6155 professores".
Estes dados apon- tam assim para que haja este ano mais cerca de 4 mil docentes com horário-zero em relação a 2011. Entre 9 e 13 de Agosto, as escolas podem reduzir esse número, atribuindo aos professores um mínimo de seis horas semanais de componente lectiva. Contudo, as associações de directores já avisaram que será difícil recuperar muitos docentes dos 10 mil "verdadeiros horários-zero" de que fala o MEC. Em 2011, segundo contas do blogue ‘Pé-ante-Pé’, havia em Setembro apenas 1415 docentes com horários-zero.

Mais 4 mil horários zero do que em 2011 - Ensino - Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário