9 de agosto de 2012

Ministério prepara “maior despedimento de sempre”

A Fenprof considerou esta quinta-feira que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) está a preparar "o maior despedimento colectivo de sempre" e estima que serão eliminados 25.000 postos de trabalho nas escolas.

As escolas vão ter de comunicar, entre hoje e segunda-feira, ao MEC os horários lectivos disponíveis, permitindo aos directores recuperar professores que foram colocados em "horário-zero".
Segundo números provisórios da Direcção Geral da Administração Escolar (DGAE), mais de 13 mil professores do quadro estão sem horário para o ano lectivo de 2012/2013 e sujeitos a concurso de mobilidade interna.
Numa nota hoje divulgada, a Fenprof refere que se inicia hoje "uma nova fase do problema que o MEC criou ao, deliberadamente, tomar medidas destinadas a eliminar 25.000 postos de trabalho nas escolas".
Para a Federação Nacional dos Professores, estas medidas vão ter consequências "muito graves na organização e funcionamento das escolas, na qualidade do ensino e nas condições de aprendizagem dos alunos".
A Fenprof recorda que as escolas já tiveram a possibilidade de recuperar professores que tinham sido colocados em "horário zero", mas a lista elaborada pela tutela apenas permitiu "retirar cerca de 10 por cento" dos candidatos ao concurso a DACL (Destacamento por Ausência de Componente Lectiva).

Ministério prepara “maior despedimento de sempre” - Última Hora - Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário