1 de agosto de 2012

Médias negativas em quase todas as disciplinas na segunda fase dos exames nacionais

Os resultados da segunda fase dos exames nacionais do ensino secundário, que decorreu entre 13 e 18 de Julho, são afixados nas escolas nesta quarta-feira mas as notícias para os alunos não são boas: as notas desceram em quase todas as disciplinas.  

Este ano os alunos do ensino secundário tinham de realizar todos os exames na primeira fase. Só nesta condição tinham acesso garantido à segunda fase no caso de terem chumbado nas primeiras provas ou de quererem melhorar as notas obtidas. Mesmo assim não conseguiram melhorar os resultados, registando-se apenas uma pequena subida na média total de Português que passou de 9,5 para 9,9 valores, numa escala de zero a 20. Matemática B (a prova com menos alunos) passou de seis para sete valores e Desenho A de 12 para 12,3, segundo dados avançados pela Lusa.

As médias totais têm em conta os resultados dos alunos internos - aqueles que frequentam as aulas até ao final do ano lectivo e vão a exame com uma classificação interna igual ou superior a 10 – e as dos externos, que anularam a matrícula e se autopropuseram a exame. Entre os externos figuram também os alunos dos cursos profissionais, que representavam 2% do total dos mais de 160 mil alunos inscritos para os exames do 11.º e 12.º ano.

No geral, as médias dos alunos internos são mais elevadas do que as totais. Apesar de também aqui praticamente todas as notas terem descido, Português conseguiu subir de 10,4 para 10,6 e Filosofia de 8,9 para 9. Matemática B também passou de 8,8 para 9 e Desenho A de 12,3 para 12,6. De 2011 para este ano a média desceu 1,8 valores entre os alunos internos - que frequentam a disciplina o ano inteiro - mas a taxa de reprovações também diminuiu de 32 para 30% na segunda fase.

Médias negativas nas principais disciplinas

Na primeira fase de resultados, nas quatro provas mais concorridas – Português, Biologia e Geologia, Física e Química A e Matemática A – as médias totais ficaram abaixo de 10. Uma situação que volta agora a repetir-se apesar de Português, nas médias totais, ter passado de 9,5 para 9,9. Na primeira fase a disciplina registou o segundo pior resultado de sempre desde o início dos exames nacionais em 1997.

Nas disciplinas que servem de prova de ingresso aos cursos mais disputados da área da saúde, Biologia e Geologia e Física e Química A, regressou-se às médias negativas na primeira fase, depois de uma recuperação em 2011. As médias nos exames deste ano foram, respectivamente, de 9,3 e 7,5. E nesta segunda fase mantiveram-se negativas, com 7,5 e 7,3 valores. Matemática A piorou de 8,7 para 8,3.

Médias negativas em quase todas as disciplinas na segunda fase dos exames nacionais - Educação - PUBLICO.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário