25 de março de 2011

Dinheiro acaba em Abril

Europa prepara “cheque” de 75 mil milhões de euros. Agência Fitch baixa rating de Portugal.

O Estado português só tem dinheiro para honrar os seus compromissos até Abril. No próximo dia 15 vence-se um empréstimo de 4,4 mil milhões de euros de Obrigações do Tesouro a 10 anos (capital + juros). Para pagar este empréstimo ainda faltam aos cofres nacionais cerca de dois mil milhões. Mas o cenário agrava--se dois meses depois. A 15 de Junho são mais 4,9 mil milhões que é preciso pagar, a que acrescem, segundo a Bloomberg, mais 254 milhões em juros. E para este empréstimo não existe dinheiro nenhum. A estes compromissos financeiros de curto prazo é preciso ainda somar os ordenados dos funcionários públicos e o seu subsídio de férias, que exigem dos cofres do Estado mais dois mil milhões de euros.

Mas ainda este ano, é preciso saldar um empréstimo de 300 milhões de euros da Refer, a empresa pública que gere as infra-estruturas ferroviárias, e um empréstimo de 75 milhões contraído pela CP.

Com os juros das Obrigações a cinco anos nos 8,3% e a 10 anos nos 7,8, é cada vez mais inevitável o pedido de ajuda à União Europeia (UE). Ontem mesmo, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Junker, afirmou, em entrevista, que "não se pode excluir um resgate de Portugal" e que "75 mil milhões de euros" será um valor adequado para ajudar o nosso país.

De acordo com especialistas do Banco Carregosa, os juros que Portugal teria de pagar por este resgate seriam fixados nos 5,6%, muito mais favoráveis do que as actuais taxas que o mercado exige para a dívida nacional.

Com a demissão de José Sócrates agravaram-se, ainda mais, as condições de financiamento nacionais. A agência de rating Fitch cortou em dois níveis a classificação de risco da dívida portuguesa, ao passar de A+ para A-, um patamar acima da classificação dos países com risco de incumprimento. Para aquela agência financeira o pedido de ajuda externa deve acontecer "nos próximos dois meses", coincidindo precisamente com a falta de dinheiro nos cofres nacionais.

FONTE: Correio da Manhã

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir