25 de março de 2011

Estradas de Portugal tem um ano para pagar 1.500 milhões

Empresa pública admite estar a renegociar com a banca e com as tutelas uma solução para honrar os compromissos e evitar situação de ruptura financeira.

A Estradas de Portugal (EP) tem uma dívida de curto-prazo, a pagar nos próximos 12 meses, no montante de cerca de 1.500 milhões de euros, apurou o Diário Económico junto de fonte oficial da empresa liderada por Almerindo Marques. Foi com esse montante que a empresa pública fechou 2010, ano em que a dívida líquida ascendeu a 1.979 milhões de euros e a dívida total se fixou em 1.993 milhões de euros.

Além deste valor de dívida que tem de pagar nos próximos 12 meses, a EP tem outro problema entre mãos: precisa de financiamento líquido (o saldo que sobra entre o acerto das receitas e das despesas) na ordem dos 300 milhões de euros.

Grande parte desta quantia será para honrar os compromissos assumidos pelo Estado com as SCUT (concessões de auto-estradas sem portagens para os utilizadores), cujos pagamentos saíram da responsabilidade directa do Orçamento do Estado para a alçada da EP, sem que a empresa tivesse tido alguma autonomia nesta decisão. Recorde-se que foi também por este efeito que a EP aumentou a sua dívida total de 1.508 milhões de euros em 2009 para os referidos 1.993 milhões de euros no final do ano passado.

FONTE: Jornal Económico

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir