14 de abril de 2011

China proíbe filmes e séries sobre viagens no tempo

A medida está a gerar burburinho no meio cinéfilo: a China decidiu proibir os filmes e as séries de televisão que tenham, na acção, viagens no tempo.

A inusitada medida do Governo oriental prende-se com o argumento das narrativas que apostam na distorção temporal serem um “desrespeito para a História”.

“A razão tem a ver com o facto de o que quer que seja impossível no mundo real pertencer à superstição”, diz o crítico de cinema Raymond Zhou Liming ao ‘The Hollywood Reporter’.

Mais: no seu entender, o verdadeiro motivo para esta escolha está ligado ao facto de os filmes com viagens no tempo servirem para criticar assuntos da actualidade.

A medida não é uma proibição efectiva, mas é muito provável que os realizadores do país aceitem a decisão por temerem represálias.

Esta decisão está relacionada com os 90 anos da fundação do Partido Comunista, que governa a China desde 1949.

Um dos visados pela medida é o programa televisivo ‘Mito’ (‘Shen Hua’), que relata uma visita de um homem aos tempos da China Antiga. Este regresso ao passado está a gerar dissabores ao poder político vigente no país mais populoso do Mundo.

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário