21 de abril de 2011

Exército atrasa pagamento de salários

Militares não receberam os salários de Abril. E Cavaco Silva chamou o ministro da Defesa.

A grave crise financeira ficou ontem marcada por um sinal preocupante para os funcionários do Estado: pela primeira vez, na história da Democracia, o Exército falhou o pagamento dos salários aos seus militares. A situação é tão grave que o próprio Presidente da República, comandante supremo das Forças Armadas, chamou ontem a Belém o ministro da Defesa. Mais: no final de Março, o Ministério da Defesa foi o único Ministério onde os gastos com ordenados aumentaram face a igual período de 2010.

O dia 20 de Abril era, segundo o Exército confirmou ao CM, a data agendada para o pagamento dos salários deste mês aos militares. Só que isso não aconteceu. E ontem o secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos, e o próprio Ministério da Defesa garantiram que "os salários do Exército são pagos no dia 21 de Abril [hoje]".

Com a degradação financeira das Forças Armadas, como revela a falta de quase 223 milhões de euros nas despesas com pessoal até final de 2011, Cavaco Silva reuniu-se ontem, ao final da tarde, com Augusto Santos Silva, em Belém. E tudo indica que esta reunião esteja relacionada com o não pagamento dos salários no Exército.

Certo é que o não pagamento dos ordenados está a gerar apreensão no Exército, até porque são necessários quase 25 milhões de euros para pagar os salários. Para já, segundo a execução orçamental de Março, o Ministério da Defesa continua a gastar mais dinheiro com salários do que em 2010: mesmo com o corte nos salários acima de 1500 euros e a redução de três mil efectivos, os encargos com salários atingiram 186,5 milhões de euros, um acréscimo de 0,3% face a igual período de 2010.

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário