13 de abril de 2011

Vaticano aprova contraceptivos por engano

Uma única frase do livro YouCat (Youth Cathechism), uma nova publicação dedicada ao catecismo para jovens, está a gerar polémica por um erro de tradução que coloca a igreja Católica a apoiar o uso de métodos contraceptivos.

Na página 227 do YouCat pode ler-se a pergunta: “Pode um casal cristão recorrer a métodos contraceptivos?”. Na resposta lê-se: “Sim, um casal cristão pode e deve ser responsável na sua faculdade de dar vida.” Esta é a frase polémica, que já gerou rios de tinta em torno da questão, uma vez que pressupõe uma mudança histórica na doutrina moral da igreja católica, que sempre condenou o recurso aos métodos contraceptivos, como o preservativo, pílula ou outros.

O YouCat é uma publicação realizada pela igreja Católica que será distribuído no próximo mês de Agosto entre os participantes da Jornada Mundial da Juventude a ter lugar em Madrid.

Na verdade, o Vaticano não mudou a sua concepção face à moral sexual e já remediou o erro na interpretação do livro em causa. A edição italiana do livro contém uma errata que, numa linguagem sensível e sucinta, explica os princípios da igreja católica.

O YouCat, originalmente escrito em alemão, sob a direcção do arcebispo de Viena, o Cardeal Christoph Schoenborn, comporta agora uma errata sobre a pergunta 420 do livro onde em lugar de se ler “Pode um casal cristão recorrer a métodos contraceptivos?”, passa a ler-se “Pode um casal cristão recorrer a métodos de regulação da fertilidade?”. Um pequeno detalhe que altera em todo o sentido a resposta dada no livro.

Apesar de já haver edições rectificadas do YouCat, há também versões sem errata à venda nas livrarias, segundo avança a versão online do jornal espanhol ‘elmundo’.

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário