5 de abril de 2011

Estado faz 'batota' com imóveis

Dos 466 prédios vendidos em 2010, só 24 foram adquiridos por entidades privadas. Alienações visam maximizar encaixe financeiro.

O Estado arrecadou cerca de 355 milhões de euros em 2010 com a venda de 466 imóveis. Mas destes, apenas 24 foram vendidos a privados. Os restantes foram comprados pelo próprio Estado, através da empresa pública Estamo e, nos casos dos antigos terrenos da Quimiparque, em Almada, por outra empresa pública, a Baía Tejo. Ou seja, se considerarmos apenas as vendas reais no mercado imobiliário, o Estado vendeu património num valor de sete milhões de euros.

Trata-se de um "expediente contabilístico", como sublinha na entrevista o professor Cantiga Esteves, já que o Governo contabiliza a venda de património como receitas do Estado, contribuindo para a redução do défice.

Por outro lado, os imóveis são adquiridos por uma empresa que, até há bem pouco tempo, podia financiar-se nos mercados para os comprar, sem contribuir com isso para aumentar o endividamento do Estado.

O Correio da Manhã contactou a Estamo de modo a esclarecer de onde vem o dinheiro para a sociedade adquirir prédios no valor de 290 milhões de euros. Até ao fecho desta edição, não foi possível obter resposta.

Leia a notícia completa aqui

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário