2 de março de 2011

Único cirurgião para operações de mudança de sexo de saída

O único cirurgião do Serviço Nacional de Saúde que realizava operações de mudança de sexo abandonou o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, uma decisão que o Ministério da Saúde recusa comentar.

Num texto publicado na sua página pessoal na internet, o cirurgião João Décio Ferreira justifica a decisão de sair com o facto de lhe ter sido proposto um pagamento de seis euros por hora.

"Propuseram-me um horário de 35 horas semanais pagando-me 1/3 da reforma ou 1/3 do ordenado conforme eu quisesse, isto é, no meu caso, 6 euro/hora brutos (antes de descontar o IRS)", escreve o médico.

"Achei ofensiva uma 'oferta' destas. Ainda por cima como o Hospital e o Serviço de Cirurgia Plástica não tem possibilidade de me dispensar 35 horas para tratar só pessoas com Perturbação de Identidade de Género, certamente que este contrato pressupunha eu fazer todas as outras cirurgias, que não estou interessado em fazer, e para a realização das quais não faço qualquer falta", acrescenta.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do Ministério da Saúde disse não haver qualquer comentário a fazer.

No texto em que justifica a sua saída, Décio Ferreira indica que há um interno do Serviço de Cirurgia Plástica no Santa Maria com interesse em prosseguir com este tipo de operação.

"Contudo só estaria em condições de o fazer daqui a dois ou três anos se pudesse trabalhar comigo. De facto ainda lhe faltam cerca de dois anos para terminar o Internato da Especialidade", refere o cirurgião.

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário