1 de abril de 2011

Carris renova frota com carros de luxo

Empresa aluga automóveis topo de gama para quatro administradores.

A Carris, empresa pública de transporte rodoviário em Lisboa, renovou, em 2010, a frota da administração com quatro carros de luxo. Num ano de forte ‘aperto do cinto’ e em que a própria Carris tinha um ‘buraco’ de 775,5 milhões de euros, a equipa de José Manuel Silva Rodrigues decidiu alugar um Mercedes E350, um BMW 320D e dois Audi A6 2.0, no valor total de 176 182 euros. Com estas quatro viaturas novas, a empresa do Estado gastou, no ano passado, 3613 euros em rendas mensais .

A compra dos quatro automóveis consta no relatório e nas contas da Carris do ano passado. E o próprio documento indica a quem foram atribuídas as viaturas: o Mercedes E350 é utilizado pelo presidente da Carris, José Manuel Silva Rodrigues, o BMW 320D é usado pelo vogal Fernando Jorge Moreira da Silva, e os dois Audi 6 2.0 são utilizados pelos vogais Maria Isabel Antunes e Joaquim José Zeferino. A quinta administradora, Maria Adelina Rocha, usa um Mercedes C220, alugado em Abril de 2008 e com o valor de 43 223 euros.

A Carris precisa, em resposta às questões do CM, que os carros foram "alugados em substituição de viaturas entretanto abatidas e em cumprimento escrupuloso do determinado pela Comissão de Fixação de Vencimentos". E frisa que "todas as viaturas estão em regime de ALD e o valor mensal das rendas pagas, para as cinco viaturas, em 2010, foi de 4514 euros (incluindo manutenção e seguro)".

A empresa diz ainda que, "nos termos das disposições em vigor, os administradores não têm direito de preferência na aquisição das viaturas no termo do contrato".

FIRMA TEM CAPITAIS NEGATIVOS

A Carris alugou novos carros de luxo para quatro administradores num ano em que registou capitais próprios negativos de 775,5 milhões de euros. E este é um sinal da sua fragilidade financeira.

Em 2010, a empresa alugou o Mercedes em Janeiro, os dois Audi em Março e o BMW em Agosto, já depois de terem sido aplicados cortes nos salários no Estado.

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário