18 de maio de 2011

Banca recebeu seis mil milhões de ajuda estatal desde 2008

Garantias para obtenção de liquidez e reforço de capital da CGD explicam o montante. Após acordo com a ‘troika’, banca tem à disposição 47 mil milhões.

O empréstimo de 78 mil milhões de euros que o Governo acordou com a ‘troika' inclui um pacote de 12 mil milhões de euros para ajudar os bancos portugueses a reforçarem os seus rácios de solvabilidade. Soma-se ainda o reforço de garantias do Estado à banca, que ascendem agora a 35 mil milhões. Contas feitas, as medidas de estabilidade financeira e disponibilização de liquidez totalizam 47 mil milhões de euros.

Em causa está o reforço do fundo de capitalização pública, criado em 2008 com quatro mil milhões de euros - e que é contemplado na ajuda externa a Portugal, e que só foi utilizada pela Caixa, em 2009, para aumentar o seu capital (em mil milhões). Já a linha de 20 mil milhões de euros de garantias do Estado às emissões de dívida dos bancos, nos últimos três anos, viu operações garantidas num total de 4,95 mil milhões de euros, segundo dados da Direcção-Geral do Tesouro. À ajuda do Estado para recapitalização, os bancos fizeram saber, logo no início de Maio, que não querem apoios públicos e deverão reforçar rácios com retenção de lucros, venda de activos, aumentos de capital e conversão de acções preferenciais.

FONTE: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário