18 de maio de 2011

Brasileira de 114 anos é a mais velha do mundo


Uma brasileira de 114 anos, nascida em 1896 numa cidadezinha do interior de Minas Gerais, foi eleita esta quarta-feira a pessoa mais velha do mundo pelo livro dos recordes mundiais, o Guinness Book.

Maria Gomes Valentim, conhecida como Dona Quita, é viúva e mãe de apenas um filho, que lhe deu quatro netos e sete bisnetos.

Embora precise de cadeira de rodas para se deslocar, Dona Quita tem uma saúde boa, graças - segundo ela própria - a um café da manhã regado a pães e frutas.

A mineira, que nasceu e sempre morou em Carangola, cidade com pouco mais que 30 mil habitantes, admite que também bebe uma taça de vinho às vezes e que adora feijoada.

Já a neta, Jane Ribeiro Moraes, que cuida da avó, afirmou a um jornal local que a longevidade da idosa se deve ao facto de que ela sempre ter vivido sua própria vida, "sem se intrometer na dos demais".

O director do Guinness, Craig Glenday, destacou o facto de Maria ser brasileira, já que esta é a primeira vez que se confirma uma informação de longevidade no Brasil.

Para dar ideia do quanto a mineira já viveu, Glendey fez relação com factos históricos ingleses, e aponta que a brasileira, que nasceu em 1896, foi contemporânea do reinado da Rainha Vitória.

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário