13 de maio de 2011

Violador põe mãe de vítima a chorar

Mulher não controlou lágrimas ao recordar terror vivido pela filha. Menor vomita e tem pesadelos.

Destroçada por ver a filha de 16 anos sem conseguir comer nem dormir normalmente desde que foi violada por Henrique Sotero, a mãe de uma das vítimas do violador de Telheiras não conseguiu ontem controlar as lágrimas perante os juízes ao recordar o dia em que a filha lhe contou o terror que viveu durante hora e meia.

Forçada a despir-se, a fazer sexo oral e ainda a limpar as impressões digitais do chão com a própria roupa, desde então a jovem não sai de casa sem a companhia do pai. Vomita muitas vezes e é atormentada quase todas as noites por pesadelos.

Na terceira sessão de julgamento, ontem, no Campus de Justiça, em Lisboa, a mãe da rapariga chorou convulsivamente e teve de interromper o depoimento várias vezes. Disse que, desde há dois anos, a filha é acompanhada por um psiquiatra para tentar superar o trauma. Aliás, tal como outras seis vítimas que não deixaram de ter ajuda médica desde que foram atacadas pelo predador.

Ontem, quatro vítimas do violador foram chamadas a tribunal, tal como o namorado de uma delas, obrigado a assistir ao ataque sexual à própria namorada, que teve de prestar declarações. Antes de entrar na sala, os jovens, entre os 16 e os 21 anos, viveram momentos de grande ansiedade. Cada um deles esteve a responder às perguntas do procurador do Ministério Público durante sensivelmente vinte minutos. Com grande nervosismo, as vítimas confirmaram que foram violadas por Henrique Sotero e que tiveram uma faca apontada ao pescoço.

Recorde-se que o violador de Telheiras disse que nem sempre tinha utilizado armas.

NAMORADA ENTRE AS 47 VÍTIMAS

O processo do violador de Telheiras tem 16 volumes e é composto por 47 testemunhas, entre 12 vítimas, peritos e investigadores da Polícia Judiciária. Também os pais de Henrique Sotero e a namorada, que serão ouvidos nas últimas sessões, antes das alegações finais, são testemunhas. Recorde-se que os progenitores e a companheira têm sido o grande apoio do violador, sendo visita frequente no Estabelecimento Prisional de Lisboa. Ana Filipa tenciona casar-se com o violador. Aliás, três meses antes de este ser preso, a mulher soube que Henrique Sotero era procurado pela PJ pelos ataques a raparigas. Perdoou--o e ainda o aconselhou e acompanhou a consultas com psicólogo e psiquiatras particulares. Actualmente está a ajudá-lo a escrever um livro, para um concurso literário.

CARTA PROVOCA MAIS TRAUMAS PSICOLÓGICOS


No Estabelecimento Prisional de Lisboa, onde está detido preventivamente desde Março do ano passado, o violador de Telheiras escreveu várias cartas a pedir desculpa pelos crimes que cometeu, às quais juntou vales com valores entre os 20 e os 200 euros. Depois pediu à namorada que as enviasse a cada uma das vítimas, por altura do Natal. Desde então que várias jovens que haviam dispensado as consultas psiquiátricas voltaram a precisar de acompanhamento por temerem que o violador seja solto e regresse para as atacar.

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário