13 de maio de 2011

Bruxelas lucra 1,3 mil milhões por ano com empréstimo

Durão Barroso diz que País estava em pré-ruptura financeira.


A Comissão Europeia vai emprestar 52 mil milhões de euros a Portugal, a um juro anual médio entre 5,5 e 6 por cento. O Fundo Monetário Internacional (FMI), que empresta os restantes 26 mil milhões de euros, pede uma taxa mais baixa, entre 3,25 e 4,25 por cento. Dada a taxa a que o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) se financia, Bruxelas vai ter um lucro de 1,3 mil milhões de euros anuais pelo pacote de ajuda. São cerca de 120 euros por cada português todos os anos.

Para Filipe Silva, do Banco Carregosa, os portugueses acabam por pagar dois terços do pacote de ajuda a juros semelhantes aos que o mercado pedia em Abril. "Isto significa que ninguém nos vai pagar a nossa crise e os nossos problemas. Vamos ser nós a pagá-la, ou seja: não há ajudas grátis", conclui.

No total dos 52 mil milhões de euros que os 26 países da UE emprestam, Portugal pagará uma média de juros anual de 2,86 mil milhões de euros, dos quais 1,3 mil milhões são lucro, uma vez que o FEEF se financia a 2,9 por cento e empresta-nos cobrando quase o dobro.

Leia a notícia completa aqui

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário