18 de maio de 2011

Portugal gasta menos nos cuidados continuados

Portugal é o país que gasta menos em cuidados continuados no conjunto dos 25 países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), segundo um relatório divulgado hoje em Paris.

"Portugal e a Hungria dedicam menos recursos" aos cuidados continuados no espaço da OCDE, conclui um relatório elaborado ao longo de dois anos pela organização.

Portugal é também um dos países com maior percentagem de despesas pagas directamente "da bolsa dos beneficiários", segundo o relatório, sendo apenas superado nesse índice pela Suíça.

A percentagem das despesas de cuidados continuados pagas directamente é de 45 por cento em Portugal, enquanto em países como a Alemanha e a Espanha é da ordem dos 30 por cento, salienta o relatório.

"A maior parte dos países da OCDE dedicam entre 1 a 1,5 por cento do seu PIB aos cuidados continuados", refere o mesmo documento. Portugal surge no fundo da tabela em termos de percentagem de Produto Interno Bruto (PIB) gasta em cuidados continuados, com apenas 0,1 por cento.

FONTE: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário